..

2015/03/31

Site Classic Cycles com bicicletas clássicas, urbanas e muito mais


Classic Cycles é um site na Internet onde podem encontrar bicicletas clássicas, urbanas, dobráveis, bem como peças, acessórios e material para manutenção das mesmas.

A empresa situa-se em Castelo Branco, mas está preparada para fazer envio para onde for solicitado, o que é uma vantagem para quem não quer ter gastos com deslocações, seja em tempo, em gasolina ou em portagens. Basta fazerem o registo, encherem o carrinho virtual de compras e fazerem o pagamento.
Um dos artigos que é possível comprar na Classic Cycles são as tradicionais bicicletas pasteleiras, as Yé-Yé! Tanto com travão de alavanca ou de fio, como com quadro para homem ou para senhora.

Quem gosta de personalizar a sua bicicleta com artigos que respondem às suas necessidades, também o pode fazer aqui. Desde bolsas e alforges, passando por campainhas e por punhos, há muito por onde escolher.

A componente citadina não está esquecida é há uma secção só com bicicletas dobráveis que se podem arrumar em casa ou no emprego sem ocupar muito espaço.

Na parte relativa a peças para bicicleta pasteleira, podem encontrar selins em couro de marca Brooks. Para quem prefere as marcas nacionais, a Classic Cycles também tem selins novos de mola curta e de mola longa de marca Tabor.

As senhoras tem aderido bem ao uso das bicicletas, pelo que não foram esquecidas. Há várias bicicletas, bem como acessórios a pensar nelas.
A Classic Cycles também tem serviço de oficina, pelo que não deixem de visitar o site e encontrar o que procuram.

Continue lendo...

2015/03/30

4.º Encontro de Motas Antigas de Baião


O 4.º Encontro de Motas Antigas de Baião está agendado para dia 13 de Junho de 2015.
O programa tem início pelas 7 horas e 30  minutos e prolonga-se até depois das 15 horas.
As inscrições são até dia 7 de Junho com um preço especial, podendo ser feitas pelos contactos existentes no cartaz (cliquem na imagem que ela fica maior).

Continue lendo...

Folheto UMM 4x4 490 e 494 veículo todo-o-terreno


Mais um folheto ou catálogo que disponibilizamos de forma gratuita.

Este é dos jipes / veículos todo-o-terreno UMM 4x4 490 e 494, equipados com motor Peugeot diesel. Será do início / meados da década de 80.

É um trifólio cheio de informações sobre o UMM, sobre a rede de agentes em Portugal e características técnicas.

Tem ainda muitas fotografias de diferentes modelos e versões do UMM 4x4 Cournil, bem como de pormenores e de equipamentos opcionais... Guincho, jantes especiais, protecção de faróis...

Nas fotografias podemos ver, entre outros, o UMM Cournil versão reboque de automóveis, bem como versão de combate a incêndios.

Este folheto foi distribuído pela Marpal, Lda, do Montijo, como se pode ver pelos carimbos que tem.
Há ainda um número escrito no folheto que aparenta ser de um telefone do agente referido.

Está para venda no fórum dos jipes UMM, ver: [LEILÃO] Folheto a cores UMM 4x4 Cournil anos 80 começa em 0,01 euros!

Continue lendo...

2015/03/29

XII Festa Moto Antiga - Cavalões


Cavalões, perto de Famalicão, é uma terra que está associada a veículos de duas rodas antigos e clássicos.
No próximo dia 25 de Abril haverá uma concentração de motos antigas, no Parque Desportivo de Cavalões, pelas 9 horas. Às 10 horas começa o passeio pela zona, terminando pelas 17 horas e 30 minutos.
Nos dias 25 e 26 de Abril decorrerá uma feira de motos e de peças antigas.
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/03/28

Exposição As Máquinas de Outros Tempos - Madeira Shopping


Há uns tempos mostrámos fotografias de um ciclomotor Raio com motor Cucciolo que esteve em exposição no Madeira Shopping. Hoje mostramos fotografias de outra exposição que esteve no mesmo local entre os dias 15 e 25 de Março de 2015.

A exposição intitulava-se As Máquinas de Outros Tempos e nele estiveram em exposição motorizadas, tricarros e peças para estes veículos. Deste modo faz-se chegar o património até junto daqueles que estão mais alheados destas realidades.

Como podemos ver pelas fotografias, foram muitos os exemplares em exposição, alguns dos quais estavam restaurados. Na imagem seguinte podemos ver um tricarro com plataforma para transporte de mercadorias, que pelos adereços, seria usado por alguém ligado ao mar.

Agradecemos a Mistura Fumo pela cedência das fotografias para publicação. Obrigado!

Continue lendo...

2015/03/27

II Passeio de Motorizadas Antigas Orvalhos


Este é o cartaz do II Passeio de Motorizadas Antigas, de Orvalhos (Alandroal), organizado pelos Aranhóis do Asfalto.
O monumento que aparece no centro do cartaz é a igreja fortificada conhecida como Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, que é património nacional.
No dia 12 de Abril podem aproveitar para passear pela zona do Alandroal e ver monumentos como este.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/03/26

Folheto EFS modelo Popular 7.500$00 - Folares da Páscoa


Continuamos a mostrar panfletos antigos de motorizadas e como se aproxima a Páscoa, tivemos de partilhar um relacionado com esta época!
No caso deste panfleto é da EFS e faz publicidade ao modelo Popular. Nele podemos ver que a EFS adoptou uma estratégia diferente, pois em vez de mostrar a motorizada, faz publicidade à sua política de preços e qualidade.
A motorizada EFS Popular saia directamente da fábrica para o povo... Pelo que se justificava a razão duma melhoria de preços, que neste caso era de 7.500$00, com a mesma qualidade e igual garantia.
Como diz no panfleto, será brincadeira de Carnaval ou folares da Páscoa?
Termina com a pergunta Porque será que o público prefere as motorizadas EFS?
Foi impresso na Tipografia Águeda, em Fevereiro de 1967 e foram feitos 2500 exemplares.

Continue lendo...

2015/03/25

Colecção de motorizadas antigas em autocolantes Sericértima


Para além dos autocolantes para restauros de motas, motorizadas e bicicletas antigas, a Sericértima tem uma colecção de autocolantes que são indicados para os amantes de motorizadas antigas, sejam eles graúdos ou miúdos.
Na XII Automobilia Ibérica da Moita pudermos ver alguns desses autocolantes cujas fotos aqui publicamos.

A ideia base é engraçada: fazer pequenas colecções com imagens de motorizadas antigas, organizadas por marcas. Não podia ser mais indicado para quem colecciona artigos relacionados com 2 rodas antigas. Como as fábricas de motorizadas tiveram vários modelos, há vários conjuntos de autocolantes para a uma mesma marca.

Podem pedir à família e aos amigos que vos ofereçam conjuntos destes, ou podem oferecê-los a amigos e a crianças, de modo a ir criando o bichinho das motas antigas.

Da colecção fazer parte as seguintes marcas, muitas delas estão nas fotos com os kits que mostramos:
- Famel
- Macal
- SIS Sachs
- Casal
- EFS
- Confersil
- Motoesa
- Fundador

Se o que mostramos já é muito bom, a Sericértima ainda tem mais autocolantes, feitos especialmente para quem gosta de personalizar a sua moto, motorizada ou bicicleta... Mais uns dias e falamos no assunto!

Continue lendo...

2015/03/24

Passeio de Motorizadas Pinheiro - Ourém


O castelo de Ourém pode ser só um motivo de desculpa para irem até ao Passeio de Motorizadas em Pinheiro e aproveitar para conhecer os monumento da zona.
Realiza-se no dia 31 de Maio de 2015, começando pelas 8 horas e 30 minutos.
O percurso tem aproximadamente 50 km.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/03/23

Autocarro antigo em Porto da Calheta


Já aqui demos conta de iniciativas relacionadas com motos antigas nos Açores e hoje mostramos uma curiosa fotografia a preto e branco, com um autocarro que foi camioneta da carreira na Calheta e que terá sido carroçado nos Açores.
Consta que era conhecido como Jacinta, devido ao facto de no final da sua vida andar devagar, como uma figura típica do local, que tinha o mesmo nome.
A caixa onde os passageiros viajavam tem uma forma simples, havendo uma grelha metálica no tejadilho que permitia o transporte de mercadorias.
Quem conseguir identificar o veículo base que foi usado para a adaptação; bem como deixar mais informações sobre este autocarro, por favor deixe comentário.
A imagem foi publicada no blogue Porto da Calheta (mantido por João Manuel Ávila e Helder Silva), que gentilmente nos cederam a mesma para publicação. Mas tal não teria acontecido sem a informação disponibilizada por Fernando Cunha, sobre este autocarro. Aqui fica o nosso agradecimento a todos!

Continue lendo...

2015/03/22

Triciclo antigo em madeira e metal de leitor do Rodas de Viriato


O triciclo que hoje mostramos é de Custódio Silva (obrigado pela colaboração!), leitor do nosso blogue há vários anos e que gosta de tudo que esteja relacionado veículos antigos, sejam motas, automóveis, bicicletas ou triciclos.
Este triciclo é dos anos 60 e foi restaurado.
É o típico triciclo com quadro em madeira e restantes elementos em metal, com pneus em borracha. Neste caso os punhos e os pedais também são em madeira.

Como não foram tiradas fotografias do triciclo no seu estado antes de restauro, ficam as fotos do resultado final.
Custódio Silva tem várias motas antigas, um automóvel antigo e algumas bicicletas, vivendo no Alentejo, lugar onde como se vê o património não se fica só pelas paisagens e pelos monumentos.

Continue lendo...

2015/03/21

9.º Passeio Bicicletas Antigas Antões


Os encontros de bicicletas antigas e clássicas vão ganhando mais adeptos e alguns deles repetem-se há vários anos...
O 9.º Passeio Bicicletas Antigas, em Antões (Pombal) está agendado para dia 19 de Abril de 2015.
A concentração começa pelas 9 horas junto à Escola Primária.
Haverá exposição de motas antigas e os participantes deverão ir vestidos com traje antigo. Haverá café d' Avó e almoço.
As inscrições são até dia 12 de Abril e podem ser feitas seguindo os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/03/20

Folheto da Empal - Tem um atrelado para cada fim


Há uns anos começamos a divulgar os triciclos feitos em Portugal e destinados a serem usados pelas crianças. Com esta divulgação a realidade mudou um pouco, fruto da tomada de consciência em relação a estes brinquedos. Os preços subiram (algumas vezes passaram a ter mais um algarismo no preço) e em feiras da especialidade começaram a aparecer triciclos e peças para eles.
O que agora mostramos também poderá mudar o modo como os atrelados de fabrico nacional são vistos...

Uma das empresas que se dedicou ao fabrico de atrelados, foi a Empal - Empresa Metalúrgica das Almas, Lda, situada em Aguada de Cima - Águeda. Os atrelados Empal eram a "solução para o transporte ideial!".
Mas a Empal não se dedicava só ao fabrico de atrelados, também vendia acessórios para bicicletas e motorizadas; macacos para automóveis e grampos para estruturas metálicas.

No folheto que publicamos é dado destaque aos atrelados com referência 4 e 10.
O primeiro era um atrelado manual com duas pegas, que tinha 95 cm de comprimento; 65 cm de largura e 22,5 cm de altura, usando jante 14. Na imagem este atrelado tem 4 bilhas de gás da Mobil e é manobrado por um jovem.
O segundo é um atrelado de campismo com mesa revestida a fórmica, aparecendo aberto com cadeiras dobráveis ao lado.Tinha suspensão com mola e amortecedor e jante 8, com pneus 4.00 - 8. A tampa tinha uma grade cromada que servia de apoio a esta parte.
O folheto foi produzido pela Artipol, em Aguada de Baixo, numa tiragem de 1000 exemplares.

Continue lendo...

2015/03/19

1.º Turbina - Feira & Exposição de Motos & Motorizadas Antigas


O 1.º Turbina - Feira & Exposição de Motos & Motorizadas Antigas está agendado para dia 18 de Abril de 2015.
Começa pelas 9 horas e 30 minutos, na antiga escola primária de Novais. Às 15 horas e 30 minutos haverá uma gincana.
Aqui fica a informação retirada da página de Facebook do evento:
A Primeira Feira/Exposição de motos e motorizadas antigas “Turbina”, organizada pela Associação Desportiva e Cultural de Novais é um encontro de amantes das clássicas de duas rodas, onde se cria um convívio entre os participantes desta iniciativa.
A feira vai contar para além de uma exposição de motos e motorizadas, a possibilidade de negócio de peças, acessórios e motas em primeira ou segunda mão, não esquecendo a gincana que vai desafiar os mais astutos num percurso capaz de pôr à prova as capacidades do homem e da máquina.

ENTRADA LIVRE PÚBLICO GERAL.

Gincana (com lanche) - 5€
Expositores/Venda - 10€

Contacto para inscrições e outras informações: geral.turbina@gmail.com

Podem também visitar:
www.facebook.com/pages/Turbina-Feira-Exposi%C3%A7%C3%A3o-de-Motos-Motorizadas-Antigas/331051403755438

Continue lendo...

2015/03/18

XII Automobilia Ibérica da Moita - Balanço


No fim-de-semana passado realizou-se a edição de 2015 da Automobilia Ibérica da Moita - XII Feira Ibérica de Peças e Acessórios para Automóveis e Motociclos Clássicos e de Época.

Quem tem acompanhado este blogue ao longo dos tempos, sabe que temos o cuidado de fazer todos os anos o balanço do que vimos, e este ano não vai ser diferente!

Para terem uma noção dos eventos anteriores, podem ver o material que publicámos a este respeito em 2014201320122011201020092008 e 2007.

O balanço geral é positivo. Reparámos que o espaço estava concorrido em termos de visitantes e em termos de vendedores / material - ingredientes necessários para uma boa automobilia...
Um ciclomotor Vilar Pachancho e uma Casal K 500 Crossit encheram-nos a vista!

Este ano registaram-se algumas diferenças em termos de veículos nacionais. O autocarro UTIC Guy não esteve presente no exterior do espaço e os jipes Portaro não estiveram no interior do segundo pavilhão.

Mais uma vez constatámos que os automóveis no interior dos espaços de exposição são cada vez menos - situação que se justifica pelo tipo de evento, mas a afluência de público bem que justificava uma pequena exposição relativa a uma marca em concreto...

Bem que gostava de ver o Heinkel da entrada substituído por um Sado 550, o que de alguma forma até honraria o nome do Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado.

Em termos de material para venda, havia muito para escolher e para gostos bem variados.
As motorizadas nacionais marcaram presença de forma acentuada. Várias Famel XF 17 para venda, muitas Casal (entre elas uma Casal K 175), muitas SIS Sachs e também motorizadas Macal, entre outras.

Em termos de peças para reparações e restauros, o cenário era idêntico.
Nos veículos sem motor, havia rodas para triciclos e quadriciclos; selins em couro e em napa; pneus antigos; chapas para quadro de bicicleta e outros tantos acessórios para bicicletas antigas e clássicas.

Nas bicicletas para restauro, as Vilar faziam sentir a sua presença com vários modelos para criança e jovem, enquanto que para os adultos, havia várias pasteleiras à venda.

No que respeita às duas rodas com motor, continuou a verificar-se o incremento da disponibilidade de peças novas, mas fabricadas nos nossos dias e disponíveis para venda em várias bancas de profissionais da área.

Em termos de peças usadas, a foto que se segue é exemplificativa.
Desde o simples (ou complicado de encontrar!...) emblema para o depósito de combustível, até a motores com refrigeração líquida, havia de tudo um pouco.

O coleccionismo, tanto de brinquedos antigos, como de miniaturas; passando pelos manuais e catálogos, estava representado por vários vendedores, muitos deles já conhecidos de automobilias anteriores.

Havia ainda espaços onde se podiam obter produtos têxteis com muitas das marcas de motorizadas, motos e automóveis; comer (desde pipocas a refeições mais substânciais) e comprar produtos para manutenção de motores e peças.

Uma agradável surpresa foi encontrar vários vendedores com produtos da Sericértima (empresa que se dedica ao fabrico de diferentes tipos de autocolantes para motorizadas, motos e bicicletas) e que tem um leque muito abrangente de autocolantes para restauros (saibam mais informações » Aqui!).

Várias bancas com os autocolantes da Sericértima, mostram bem que são um produto escolhido por quem está no ramo, produto esse que pode ser comprado por quem visitar o site da empresa.
Mas ainda há mais para contarmos sobre estes autocolantes!

A terminar - que a reportagem já vai um pouco longa - foto do carro de passear bebés, na banca de Carlos Martins / Old Moped e uma foto de um expositor na banca da Gasolina Super.

Para além do muito que referimos anteriormente, a feira é um ponto de encontro com conhecidos (e desconhecidos), o que torna tudo mais interessante. Isso, mas alguns artigos num saco (ou num reboque!...), são garantia de uns momentos bem passados.

Continue lendo...