..

2015/01/31

Motorizada Famel Carmelita 63 - Oficina de João e Nelson Ferreira


Divulgar modelos pouco conhecidos de motorizadas de marcas muito conhecidas, é uma forma de alargar os horizontes de muitos entusiastas e, ao mesmo tempo, fazer uma homenagem ao trabalho criativo dos técnicos e funcionários das empresas que nelas trabalhavam.

A motorizada Famel Carmelita está no grupo das pouco conhecidas, já que mais não seja por usar um motor JLO - não que seja raro encontrar motorizadas Famel com está motorização, mas porque é anterior à utilização em massa de motores Zundapp.

O motor tem gravado na chapa o ano de 1965, o que nos ajuda a datar este modelo.
A referência a "63" na chapa existente no depósito será relativa ao ano de 1963?

É um modelo de quadro aberto e está pintada de azul, com pormenores a branco.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, ou para a comprar, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2015/01/30

Salão do Brinquedo de Lisboa - 28 Fevereiro 2015


O Salão do Brinquedo de Lisboa - Brinquedos antigos e de colecção, está marcado para dia 28 Fevereiro de 2015.
Será no Hotel Roma, na Sala Veneza, das 10 horas às 18 horas. Haverá bolsa de avaliações e leilão de beneficência.
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/01/29

Bicicleta pasteleira antiga Vouga com roda 28 (3/3)


E com este grupo de fotografias terminamos a apresentação da bicicleta pasteleira antiga de marca Vouga.

Como já mostrámos no primeiro e no segundo grupo de fotografias sobre esta bicicleta, ela está cheia de componentes contrastados com marcas, tanto da Vouga, como de outras que usavam o seu nome próprio.

O dínamo é da Belsan - Made in Portugal. Está montado na roda da frente.

Na parte metálica dos pedais, há um elemento que faz lembrar uma letra "V", elemento esse que se repete também num decalque existente no quadro. De que marca se trata?...

O vidro do farol é de marca Mariller (?...), o que aparentemente será uma marca que pretendia imitar a Miller (marca do farol).

Um dos pormenores especiais (ou dos mais especiais...) desta bicicleta é o facto de o pneu da roda da frente ser da marca Vouga (da CNP), tal como a marca da bicicleta.

Na imagem anterior podemos ver o farol cromado, com interruptor em plástico cinzento, com aro da marca Miller.

Um pormenor do eixo da roda de trás... e a concluir um outro pormenor com um decalque antigo onde se podia ler que a bicicleta tinha garantia de 5 anos!

Continue lendo...

2015/01/28

Vídeo com automotora ME 5 em Circulação - Arco de Baúlhe


Já sabem que aqui apresentamos uma cuidada selecção de vídeos relacionados com veículos nacionais.
As automotoras ME de fabrico nacional são das mais desconhecidas e ao mesmo tempo, das mais interessantes, motivo mais que suficiente para nos contentarmos com um vídeo em que a automotora ME 5 anda literalmente para a frente e para trás!
Segundo o que consta, há várias décadas que não trabalhava, mas pelo que vemos despertou de um sono profundo, como se os anos não tivessem passado. A saída foi num dia de chuva, que não ajuda à conservação dos metais, mas como foi um dia sem igual, a chuva nem terá tido tempo para fazer das suas!
O vídeo foi publicado pelo utilizador Valério Santos no Youtube.

Continue lendo...

2015/01/27

Apresentação Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga


O Épico Passeio de Motorizadas - Campo Maior / Imilchil - Merzouga está agendado para meados de Fevereiro, mas já no próximo dia 31 de Janeiro podem conhecer melhor este projecto que não se limita a fazer muitos quilómetros entre Campo Maior e Marrocos.
Reservem o dia 31 para irem a Cafetaria Jota, em Campo Maior, pelas 22 horas e conhecer os aventureiros ligados ao projecto, as motorizadas a utilizar e colaborar com a recolha de bens de material escolar que será oferecido em Marrocos.
Nessa noite haverá o sorteio de uma máquina de café Delta Q e troca de chá por material escolar. Para ajudar a preparar a aventura, a música ambiente será marroquina!

No mapa anterior podem ver o percurso a realizar em Marrocos, bem como a calendarização prevista.
Para obterem mais informações desta apresentação, visitem o evento no Facebook.

Continue lendo...

Rodas de Viriato e 2000 amigos no Facebook


Hoje atingimos os 2000 amigos do Facebook!
Obrigado por seguirem o nosso trabalho de divulgação numa das redes sociais mais conhecidas na Internet.

Se ainda não nos acompanham, podem ver a página oficial Rodas de Viriato no Facebook.

Continue lendo...

2015/01/26

Publicidade à EFS / Motoesa Mini Maxi Puch


A EFS / Motoesa Mini Maxi Puch é provavelmente a mini motorizada mais pequena produzida pela indústria nacional de veículos de duas rodas com motor.
Na imagem vemos uma publicidade à motorizada em questão, semi-desmontável para caber numa mala de um carro. Estava equipada com motor Puch automático de 50 cc (e não 500 cc) como diz na publicidade.
Era fabricada na Veículos e Motores Motoesa, Lda., em Borralha (Águeda).
A imagem foi-nos cedida por Carlos Lourenço a quem agradecemos a disponibilidade em partilhar o muito material que tem em arquivo com o nosso blogue.
Quem pretender adquirir material impresso sobre marcas nacionais e estrangeiras, pode usar o contacto de e-mail de Carlos Lourenço que consta na imagem, para saber mais informações.

Continue lendo...

2015/01/25

Autocolante Pneus Camac para restauro de UMM


Há uma parte menos conhecida deste blogue que é a do trabalho de bastidores, ou seja, o que não é publicado.
Desde e-mails de felicitações a pedidos de ajuda, de tudo um pouco vamos recebendo (se bem que os pedidos de ajuda, são sempre mais do que os de felicitações!).
Pois recentemente um membro da comunidade UMM contactou-nos, pois precisava de reproduzir um autocolante para colocar no pára-choques do seu jipe, de modo a recriar os tempos em que competia.

Por vezes um simples autocolante pode atrasar um restauro, pois as fotos disponíveis nem sempre têm qualidade ou definição que permitam fazer um trabalho rigoroso. Mas neste caso rapidamente se percebeu que o autocolante pretendido da Camac era um dos que temos no nosso arquivo e o assunto ficou resolvido.

Para quem precisar de reproduzir autocolantes, pode usar as imagens que acompanham este texto - têm definição e a presença da régua facilita o trabalho (para mais definição, abram as imagens numa nova página, usando o botão direito do rato).

Quem procura autocolantes para restauros pode ver se a Sericertima os têm disponíveis (ou contactar a empresa para ver se os podem fazer).
Terminamos dizendo que nos esforçamos por responder a todos os pedidos de ajuda, mas nem sempre conseguimos ajudar e nem sempre o tempo não dá para tudo (lembrem-se que só nos fazem "um pedido", mas recebemos muitos "um pedido"... por vezes é como arrancar "uma folha" de uma árvore... Se todos o fizerem, a árvore fica despida!).

Continue lendo...

2015/01/24

Apresentação do livro Sado 550 - Motorclássico 2013


Aproxima-se mais uma edição do Salão Motorclássico e aproveitamos para publicar fotografias da edição de 2013, onde foi feita a apresentação do livro Sado/550 - O Microcarro Português, escrito por Teófilo Santos e editado pelo Museu do Caramulo.

Paralelamente à exposição também houve uma concentração de automóveis Sado/550, da qual já aqui mostrámos fotografias.

Como era a apresentação do livro, para além de uma sessão de autógrafos e da concentração, houve um pequeno beberete onde se destacava um bolo com a forma do Sado/550.

Este bolo tinha a matrícula do Sado/550 do autor do livro - uma forma de homenagear o automóvel responsável pelo desenvolvimento do interesse de Teófilo Santos em relação à marca e a sua história.

Na imagem anterior podemos ver Teófilo Santos segurando o livro que escreveu, junto do seu automóvel em exposição.

Este evento reuniu muitos dos envolvidos no projecto e fabrico deste automóvel, destacando-se o designer Carlos Galamba (na imagem anterior) que desenhou o veículo e Manuel Romão que esteve ligado ao desenvolvimento inicial do projecto.

Continue lendo...

2015/01/23

I Passeio Motas e Motorizadas - Pampilhosa


O ano novo já lá vai e as motorizadas começam a sair para passeios e encontros...
O I Passeio Motas e Motorizadas, dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa está marcado para dia 8 de Março de 2015.
Começa pelas 9 horas com concentração no quartel, iniciando-se o passeio pelas 10 horas. Pelas 11 horas será a visita ao convento de Santa Cruz do Bussaco. Às 13 horas será o almoço, nos moinhos da Portela de Oliveira. O passeio prossegue depois do almoço e termina pela 17 horas.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2015/01/22

Forvel Vip 2 restaurada - Oficina Moto & Restauro


Lembram-se de aqui termos mostrado a motorizada Forvel Vip 2 que esperava por ser restaurada na Moto & Restauro e que foi o n.º 5 do mais lido de 2014 no Rodas de Viriato?

Pois nem parece a mesma, mas aqui está ela de novo, depois de integralmente restaurada na oficina situada na cidade do Fundão.

Com quase 40 anos de idade voltou a ter o tradicional esquema cromático em azul e branco, com pormenores a preto e a cinzento.

As peças cromadas voltaram a brilhar e a espelhar o que está à sua volta.
O motor da Casal também foi restaurado, para que nada falhe.

O trabalho da Moto & Restauro a nível de motor é de tal maneira, que mesmo estando frio, basta um simples movimento no pedal, que pega logo à primeira. Mas atenção, o pedal não precisa da força de uma perna para que tal aconteça, basta a força de um braço!

O selim com a marca Forvel gravada em letras brancas na traseira também foi recuperado e ficou como novo.

E como um trabalho destes tem de ser conhecido, no cimo do depósito de combustível, entre o tampão e a coluna da direcção está colado um autocolante da Moto & Restauro.

Continue lendo...

2015/01/21

Miniatura de ciclista em plástico para brincar


O plástico é e foi um material muito usado no fabrico de brinquedos nacionais. Normalmente conseguimos ver o nome do fabricante na parte inferior do veículo.

Mas por vezes deparamos com brinquedos que não sabemos se foram feitos em Portugal, e este ciclista é um desses casos.

É de pequenas dimensões e mistura plástico colorido com plástico pintado. Rodas e aros de uma cor, bicicleta de outra cor e ciclista de outra cor com partes pintadas.
Fica a questão, será de fabrico nacional?

Continue lendo...

2015/01/20

Casal Trial K 185 no Classic' Auto 2014


Nas últimas edições do Classic' Auto em Caldas da Rainha têm aparecido motos e motorizadas Casal restauradas, e na última edição não foi excepção.

Esta Casal Trial K 185 parece ser uma que em edições anteriores já esteve em exposição no evento.
Seja como for, não deixa de dar nas vistas e fazer sonhar muitos adeptos dos passeios pela natureza, conduzindo uma motorizada nacional.

Agradeço a Nelson Ferreira pelo envio das fotos!

Continue lendo...

2015/01/19

Pneu Mabor General listado 4.50 - 16


Lembram-se da moto Sunbeam com uns pneus de dimensão generosa que esteve presente no 14.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo?

Pois estava equipada nas duas rodas com pneus nacionais da Mabor General.
Pelo que aproveitámos para tirar fotografias para aqui as divulgarmos.

Mas vamos por partes... O pneu da frente tinha piso listado e era um Mabor General com medida 4.50 - 16.

Por baixo das letras da marca tinha uma referência, que neste caso parece ser MD - 665.

Continue lendo...