2014/12/31

Panfleto debulhadora Tramagal tipo ligeiro para arroz


Chegámos ao fim do ano de 2014 e estamos novamente num ponto de partida - o ano de 2015.
Para não se estranhar nada, continuamos a divulgar material de qualidade, desta vez é um panfleto sobre a debulhadora Tramagal tipo ligeiro para arroz.
Segundo o panfleto, esta debulhadora Tramagal era especialmente indicada para arroz, mas podia ser usada com outros cereais de pragana.
O esqueleto da máquina era construído em madeira de eucalipto, choupo e pinho, que assentavam em quatro rodas em ferro fundido.
Como extras, esta debulhadora podia ter mais um crivo com furos e uma nora provida de dois ensacadores e a respectiva correia.

Tinha 830 kg de peso e em condições normais a debulhadora produzia numa hora entre 700 e 1000 kg de arroz ou 300 a 500 litros de trigo.
Este folheto foi distribuído pelo agente e depositário ACSAL - Secção Agrícola em Lourenço Marques, em Moçambique.

Continue lendo...

2014/12/30

Lista do mais visto de 2014 no Rodas de Viriato


Chegámos ao fim do ano e, à boa moda dos meios de comunicação "à séria" aproveitamos para fazer a lista do mais visto de 2014. Ainda assim, não somos como os verdadeiros "mass média", que quando se vêem sem ninguém nos escritórios (que produza artigos para publicar...), vão repescar material para encher chouriços... Nós fazemos esta lista do mais lido de 2014, não porque nos falte material para publicar, mas para perceberem a amplitude do que fazemos (e também porque temos mais respeito pelo leitor!)...
Como a maioria das visitas que temos acede directamente o blogue pelo endereço www.rodasdeviriato.blogspot.pt, fomos contabilizar as entradas directas mais lidas. Essas visitas directas para o artigo em específico são oriundas de motores de pesquisa, de fóruns e de redes sociais como o Facebook. Assim sendo temos:

N.º 1 - Divulgação da XXII Automobilia, em Aveiro (1259 entradas directas)...
Quando se procuram informações sobre eventos, passeios e encontros de veículos antigos, é aqui que se encontra a informação... Mais um motivo para procurarem que o Rodas de Viriato seja o vosso parceiro de divulgação na Internet!
Ver: » Clicar aqui «


N.º 2 - Vídeo sobre a Irmãos Mota - Carroçarias Atomic (762 entradas directas)...
Publicamos textos, fotografias, vídeos... E vale a pena, pois os nossos leitores gostam de ler material diversificado... Tanto de outras épocas, como dos dias de hoje!
Ver: » Clicar aqui «


N.º 3 - Bicicleta clássica Durand modelo Sport - roda 28 (591 entradas directas)...
As bicicletas antigas têm ganho muitos adeptos... São um meio de transporte barato e ecológico... Para além disso não desvalorizam e quando têm a patine do tempo, ainda melhor!
Ver: » Clicar aqui «


N.º 4 - Scooter Famel com motor Victoria de 1956 (504 entradas directas)...
Procuramos divulgar os modelos mais conhecidos, mas também os esquecidos, os ignorados e os desconhecidos... Uma scooter da Famel, produzida muitos anos antes da Famel Faxion deixou muita gente baralhada e surpreendida!
Ver: » Clicar aqui «


N.º 5 - Forvel VIP 2 para restauro na Moto & Restauro (484 entradas directas)...
Há modelos que são especiais e a Forvel Vip 2 é um desses casos... Seja pelo seu tamanho, seja pelas suas linhas, ou por ser mais uma das motorizadas a restaurar pela Moto & Restauro... O que é certo, é que o tamanho não contou!
Ver: » Clicar aqui «

Continue lendo...

2014/12/29

Atenção que 2015 está a chegar...


2015 está a chegar e mais uma vez o blogue Rodas de Viriato ajuda os seus leitores a entrar com o pé direito no ano novo - que para os entusiastas de veículos antigos se traduz em ter os pneus cheios de ar no momento da passagem de ano!
Segundo o que consta, ter os pneus vazios num momento de transição pode significar despesas e avarias complicadas...
Por isso toca a pegar na bomba de ar e encher os pneus!

Continue lendo...

2014/12/28

VI Expo Clássicos - Coimbra 2015


Mais um evento que divulgamos, mas desta vez estamos um pouco confusos...
É que já aqui divulgámos o IV Expo Clássicos, em Coimbra...
Pelos vistos este é o cartaz do VI Expo Clássicos em Coimbra, mas quem o fez não sabe muito bem a numeração romana (ou quem escreveu o texto a publicar...) e a confusão está instalada... É que o "I" devia estar à direita do "V", mas está à esquerda... O correcto seria "5" + "1" = 6... o 6.º evento... Ou então este cartaz é que está certo, e o outro estava errado!
Seja como for o Expo Clássicos Coimbra 2015 está marcado entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março de 2015.
Terá lugar no Dolce Vita Shopping de Coimbra.

Continue lendo...

2014/12/27

Motorizada Macal Trail II - 14.º Encontro Motas Antigas Pinhal Novo


Há motorizadas que parecem não ser antigas, mas quando pensamos um pouco e fazemos umas contas, descobrimos que as coisas não são bem como parecem...
No caso desta Macal Trail II que esteve no 14.º Encontro de Motas Antigas de Pinhal Novo passa-se o que dissemos anteriormente.

Foi uma motorizada que surgiu no final da década de 80 / início da década de 90, pelo que já se passaram cerca de 25 anos...

Este exemplar nas fotografias tem o mono-amortecedor de acção directa que era a novidade nas motorizadas deste tipo, na época em que foi produzida.

Este modelo tinha a tradicional decoração em azul com elementos a amarelo e branco.
Na roda da frente tinha travão de disco.

Tinha um pequeno suporte de mercadorias útil para levar algo necessário na utilização fora de estrada, ou para prender o cadeado anti-roubo.

Pela colocação dos autocolantes desta Macal Trail II, parecia que tinha sofrido uma recuperação recentemente.

Terminamos com uma fotografia da tampa do depósito de combustível, onde é possível ler "Macal Águeda".

Continue lendo...

2014/12/26

Motorizada EFS HS 115 - Classic' Auto 2014


Na última edição do Classic' Auto (2014), em Caldas da Rainha foi possível ver esta motorizada EFS HS 115, com motor Casal.
Este modelo da EFS é pouco conhecido, mas não é por isso que não tem interesse.

Até pelo contrário, pois é um modelo de quadro aberto, ideal para senhoras e que tem um guarda-pernas em chapa esmaltada, o que podia ser uma mais-valia quando se equacionasse comprar este modelo, uma Casal Boss ou uma Famel Z3. Mas não é tudo... O guiador era alto, com travessão de reforço, o que permitia uma posição de condução mais cómoda.

No guarda-pernas tinha um autocolantes dos ciclomotores Motobil.
Agradeço a Nelson Ferreira pelo envio das fotografias!

Continue lendo...

2014/12/25

Manual Instruções Serviço Motores EFI - Diesel Tipos E71, E75 e E79 (1/2)


Hoje é dia de Natal, o que para muitos é sinónimo de época de partilha...
Pois no blogue Rodas de Viriato é só mais um dia de partilha, pois o espírito de Natal está presente todos os dias nas nossas publicações.

Mas aproveitamos a época para ter uma boa desculpa para partilhar mais um manual, sem pedir nada em troca!
(outros manuais já divulgados Datsun Sado, Tramagal DDM 143 M, Famel Faxion 50, EFS, Casal...)
Quem quiser pode abrir as imagens numa nova página usando o botão do lado direito do rato e, depois de gravadas no computador, é só imprimir.

Pois este manual é de instruções de serviço para os motores EFI (licença Hatz) - Diesel tipo E 71, EFI - Diesel tipo E 75 e EFI - Diesel tipo E 79.
Estes motores foram produzidos pela Eduardo Ferreirinha & Irmão - Motores e Máquinas EFI., S.A.R.L., na cidade do Porto.

Dividimos a apresentação do manual em duas partes, não só devido ao tamanho/quantidade de fotos, mas também porque o próprio manual está dividido em duas partes como podem ver pelas sequência de imagens que publicamos.

Assim sendo hoje mostramos a parte intitulada de "Complemento Figurado das Instruções dos Motores Tipos E 71, E 75 e E 79".

As imagens são a preto e branco, tendo sido usadas fotografias dos motores onde são explicados os passos descritos na parte do texto, muitas das vezes com indicações esquemáticas sobrepostas às imagens.

Como é frequente neste tipo de publicações, também recorreram aos "diagramas explodidos", onde as peças são desmontadas pelas ordem de montagem.

O manual termina com um esquema eléctrico do motor, onde consta uma bateria K 156.

Na contra capa podemos ver que o manual foi impresso na Tipografia Marca, no Porto - Rua Morgado Mateus 55.

Continue lendo...

2014/12/24

Esmaltina dobrável Tininha com estabilizadores - Folheto Esmaltina 1978


Em 1978 e nos anos que se seguiram, muitas crianças terão recebido pelo Natal uma bicicleta como presente.
Como estamos no Natal, aproveitamos para mostrar mais uma das imagens publicada no folheto com a gama de bicicletas da Esmaltina para o ano de 1978. Aparentemente será uma Esmatina dobrável "Tininha" com selim corrido e rodas com a medida 12 x 1 3/8 ou 14 x 1 3/8, com estabilizador para aprendizagem...

Continue lendo...

2014/12/23

Pneus antigos Jaguar 23 x 2.00 para motorizada


Para quem não quer uns pneus Zandi 23 x 2.00, pode sempre optar por uns pneus antigos Jaguar com a medida 23 x 2.00.

Têm o piso misto e estão em bom estado. São especialmente indicados para quem faz restauros de qualidade e usa os pneus da marca e da época correctos.

Estes ainda estão como foram expedidos, com as cordas em plástico a envolver o papel de protecção dos pneus e com a etiqueta da época...
Mais original e verídico do que isto, é difícil!

Continue lendo...

2014/12/22

Um Natal sobre rodas é o que desejamos!


Chega a época e continuamos sobre rodas!
Aos nossos leitores, seguidores, amigos e entusiastas de tudo o que seja nacional e tenha rodas...
... um Natal sobre rodas!

Continue lendo...

2014/12/21

Expo Moto Lima - Feira de Peças e Acessórios - 2015


Temos divulgado eventos para o ano de 2015 e aqui fica mais um.
É a Expo Moto Lima - Feira de Peças e Acessórios, que terá lugar nos dias 10, 11 e 12 de Abril de 2015, na Expolima, em Ponte de Lima.
A entrada é livre.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/12/20

Vídeo de moto com motor Sachs 98 cc da década de 50


Se o início da produção de ciclomotores em Portugal tem muitos aspectos por esclarecer, a produção de motos tem muitos mais.
A Vilar é uma das marcas mais conhecida nesta área, com os motores Villiers, mas ao que consta também a OSP produziu motos com motores de 98 cc.
Para reacender a polémica, apresentamos um vídeo de Sotão da Mota Antiga, publicado no Youtube.
Nele aparece uma moto antiga da década de 50.
Dos vários componentes, identificamos o selim da Pagusa e o farol da Aprilia.
Será que é um modelo de fabrico nacional? Quem tiver informações sobre esta moto, queira deixar comentário!

Continue lendo...

2014/12/19

Vilar Cucciolo para recuperar - XI Automobilia Ibérica Moita


É frequente aparecerem montagens da Vilar com motores Cucciolo da Ducati para venda em feiras da especialidade e a Automobilia Ibérica da Moita não é excepção.

Na XI Automobilia Ibérica da Moita foi possível ver este ciclomotor fabricado pela Fábrica Nacional de Bicicletas, segundo os emblemas que tinha nos guarda-lamas (ainda que se notasse que tinham sido colocados há pouco tempo) e no guiador.

No motor Cucciolo faltavam algumas peças, pelo que seria necessário comprar algumas peças e algum trabalho para que pudesse voltar a trabalhar.

O farolim era muito parecido com o que estava aplicado no ciclomotor Java que esteve recentemente em Pinhal Novo.

O guarda-lamas de trás tinha duas hastes em cada lado.
Fica a pergunta, será que este ciclomotor já foi restaurado e voltou a ter o aspecto original?

Continue lendo...

2014/12/18

Triciclo para criança da Sá & Portela 100 à Hora (2/3)


O Natal está a chegar e com ele muito consumo e desperdício de recursos, especialmente sob a forma de brinquedos para crianças e, naturalmente, para adultos...
Há quem contrarie esta situação fazendo os presentes que oferece, recorrendo aos recursos disponíveis e às suas capacidades pessoais.

Deste modo é possível oferecer algo de especial e de único.
Este triciclo da Sá & Portela está a meio caminho de se encaixar nesta situação, pois com uma recuperação ou restauro poderá voltar a brilhar como quando saiu da fábrica.

Assim evita-se a criação de mais desperdício e o gasto de recursos típicos de brinquedos novos e, ao mesmo tempo, fica-se com um objecto valorizado, tornando-se uma mais-valia para o novo proprietário.

Falamos do triciclo da Sá & Portela, modelo 100 à Hora, com a referência 913 no catálogo da marca, oriunda de Santa Maria da Feira.

O trabalho a fazer não é muito, seja sozinho, seja com um descendente, a satisfação não será difícil de atingir... E o Natal ficará gravado na memória para sempre!

Continue lendo...

2014/12/17

SIS Sachs Motocarro de João e Nelson Ferreira


A indústria nacional de ciclomotores sempre procurou responder às necessidades do mercado, fossem elas para pessoas com problemas de locomoção ou para uso comercial - transporte de mercadorias e desenvolvimento de negócios.

Na oficina de João e Nelson Ferreira está a ser recuperado um tricarro da SIS Sachs, o modelo Motocarro, construído para transportar mercadorias.

É um veículo facilmente reconhecível pelo avental que tem a coluna da direcção exposta, e pela suspensão dianteira que faz lembram uma scooter de linhas simples e funcionais.

Outra das singularidades deste motocarro da SIS Sachs, é o facto de o depósito de combustível estar colocado por baixo do banco do condutor, sendo basculante para permitir o acesso ao motor. Tem capacidade para 8 litros.

Este modelo da SIS Sachs parece ter sido pensado como máquina de trabalho, pelo que as hastes do guiador estão unidas com uma simples tampa onde está aplicado um emblema da SIS Sachs.

Esta situação fez com que o velocímetro circular de marca Huret tivesse de se localizar no farol que está preso à coluna da direcção.

Estava equipado com um motor Sachs de turbina, que entretanto foi desmontado para ser recuperado.

Este motocarro da SIS Sachs tem capacidade de carga de 125 kg, tal como acontecia noutros tricarros de fabrico nacional.

Como é visível pelas fotografias, está em processo de restauro, sendo um novo projecto que integrará a colecção pessoal de João e Nelson Ferreira (a quem agradecemos o envio das fotos!).

Continue lendo...