2014/04/30

Selim Raio "R-90" em couro para bicicleta


Um dos factores que origina a falta de interesse pelos veículos nacionais é a falta de conhecimento, por parte de quem fala sem ter noção do que diz.

Mas estamos cá para mudar esta situação.
É claro que não são obrigados a gostar de veículos de fabrico nacional, mas pelo menos podem falar e saber o que estão a dizer.
Reparem, por exemplo, neste selim em couro, da marca Raio, de Águeda.

Fica bem numa qualquer bicicleta antiga, especialmente numa pasteleira com travões de alavanca.
O couro tem duas ranhuras na parte de cima em vez de simples orifícios, como se pode ver noutros selins do mesmo tipo.

Continue lendo...

2014/04/29

Scooter antiga Famel com motor Victoria


É disto é que gostamos, de acrescentar mais um ponto à história dos veículos feitos em Portugal.
Neste caso não só acrescentamos, como é preciso reescrever a história... Afinal a Casal Carina não foi a primeira scooter de fabrico nacional... Mas sim esta Famel com motor Victoria, do ano de 1956!

Faz parte da colecção de Dinis Costa (a quem agradecemos a cedência das fotografias!), que também tem outros dos primeiros modelos da Famel, como a Famel Pachancho, modelo D ou o modelo Utilitária.

Segundo o que foi possível apurar, a Famel terá feito este modelo com motores da Victoria e da Ilo.
Para além da chapa Famel existente no aventar da scooter, também a borracha dos tapetes tem a marca Famel gravada, o que não deixa muitas dúvidas quanto à marca do fabricante.

Tem um cesto para transporte de mercadorias situado na zona dos joelhos do condutor e o depósito de combustível situa-se por baixo do selim.
Uma vez que as informações sobre este modelo não são muitas, agradecemos a quem puder deixar mais algumas, que o faça nos comentários.

Continue lendo...

2014/04/28

2.º Encontro Ciclomotores Antigos Ameixial


O 2.º Encontro Ciclomotores Antigos Ameixial está marcado para os dias 31 de Maio e 1 de Junho.
No dia 1 é que se realiza o passeio, que começa pelas 9 horas e vai até depois do almoço.
Haverá prémios a atribuir.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/04/27

Bicicleta Sirla no Salão Motor Clássico 2014 na FIL


Também este bicicleta esteve no Salão Motor Clássico 2014 na FIL, era uma bicicleta dobrável para criança, fabricada pela Sirla.

Estava pronta para ser restaurada e fazer alguém relembrar a sua infância!

Continue lendo...

2014/04/26

XV Passeio de Ciclomotores Antigos de Estoi


O XV Passeio de Ciclomotores Antigos de Estoi está agendado para o dia 11 de Maio de 2014.
Este ano o evento dá especial destaque aos ciclomotores com motor Alpino, pelo que poderá ser uma ocasião para se verem montagens da Famel com motor Alpino. Haverá ainda uma homenagem ao sócio Toíca Navio.
O evento começa pelas 9 horas e 30 minutos e vai até depois do almoço.
Mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/04/25

Passos do Concelho n.º 95 - 50 anos Berliet-Tramagal


Já nos chegou às mãos a o último número do boletim informativo da Câmara Municipal de Abrantes "Passos do Concelho", o n.º 95, que é uma edição especial que assinala os 50 anos do camião nacional Berliet-Tramagal.
Somos suspeitos para falar sobre esta publicação, uma vez que colaboramos com algumas imagens que já aqui publicámos, mas ficámos com uma opinião muito positiva sobre o boletim, bem como sobre o seu conteúdo e apresentação.
Num total de 52 páginas é feita a história desta marca, desde os seus primórdios, até aos nossos dias. O índice é exemplificativo da situação: inauguração - o dia B no Tramagal; relações entre empresas - a locomotiva e a borboleta; Fundação Berliet - a presença da Sociedade Marius Berliet em Portugal; infografia - características técnicas da Berliet Tramagal; contexto militar - a muralha de aço; primeira pessoa - a voz dos trabalhadores; história MDF - o jardim das borboletas; Tramagal Turbo - a segunda tentativa; atualidade - e contudo move-se...; museu MDF - da inovação industrial à recuperação da memória; entrevista - Jorge Rosa, CEO da Mitshubishi Fuso Truck Europe; cronologia - história da MDF e da Berliet.
O trabalho de investigação realizado e divulgado está acompanhado de imagens de qualidade, pelo que este boletim é um bom começo para quem queira saber um pouco mais sobre a história da Metalúrgica Duarte Ferreira, bem como dos camiões/produtos por ela produzidos.
Comemorando-se hoje 40 anos do 25 de Abril de 1974, terminamos com a referência, à referência da utilização destes camiões na Revolução dos Cravos, integrando a coluna militar da Escola Prática de Infantaria em Mafra que se dirigiu para o Aeroporto de Lisboa. É ainda referido que em consequência da revolução, um grupo de 120 camiões produzidos pela MDF, 60 camiões-cisterna e 60 camiões-oficina, ficaram sem cliente, originando-se deste modo uma época complicada para a empresa.
Agradeço a Henrique Botequilha pela oportunidade de colaborarmos na edição e pelo envio do boletim que apresentamos na imagem que acompanha este texto!

Continue lendo...

2014/04/24

Pala para motorizada: Portugal - 25 de Abril


Pelos vistos o 25 de Abril é já amanhã e pelos vistos o 25 de Abril trouxe a liberdade de expressão.
A liberdade de expressão tem inerente a retórica, que nem sempre existe quando não há liberdade de expressão, especialmente para aqueles que não têm o poder oficialmente.
Pois esta coisa da retórica serve para levarmos a água ao nosso moinho, que por aqui é o mesmo que dizer "mostrar as nossas rodas".
Pois essa coisa da retórica existe em todo o lado, e no mundo dos veículos - antigos ou modernos - abunda, e muito! A imaginação não tem limite, e tudo serve para defender o que se admira ou se quer vender.
Pois adoro quando se lê num livro que uma determinada marca é tão boa, que os entusiastas dessa marca até são capazes de tatuar no seu corpo a marca ou o emblema da empresa que tanto admiram.
Pois a minha retórica diz que isso não é nada, não passando de uma simples subserviência consumista, para alienados que ainda não entenderam que as imagens do filme Mad Max foram aceleradas para parecer que tudo é mais rápido e emotivo. É claro que essa imagem - associada aos feios, porcos e maus, vai ficando cada vez mais reduzida a um punhado de resistentes, a quem doenças como alzheimer, parkinson ou a parte da frente de um automóvel devagar vão fazendo sair de cena. Mas há sempre alistamentos novos para o grupo que está em permanente mutação. As gangas e os cabedais vão dando lugar às roupas de fibras plásticas, aos arcazes nas laterais das motos e aos tubo de canalização a fazer de protecção às plastiquetas ou carbonetas das motos.
Pois nada disto se compara a valores superiores, como ter na sua motorizada de fabrico nacional uma pala no guarda-lamas que diz "Portugal - 25 de Abril".
Para que ninguém se esqueça, pois começa a ser difícil saber que esse dia existiu ou o que ele aparentemente nos trouxe.
Ter uma pala destas no guarda-lamas da sua motorizada é que é tê-los no sítio!
25 de Abril sempre, fashionistas nunca mais!

Continue lendo...

2014/04/23

II Passeio de Motas Clássicas - Lamarosa


O II Passeio de Motas Clássicas, em Lamarosa - Torres Novas, está agendado para dia 11 de Maio de 2014.
A concentração começa pelas 9 horas e o programa prolonga-se até depois das 13 horas.
Haverá prémios para a mota mais antiga, para o maior grupo e para o condutor mais jovem.

Continue lendo...

2014/04/22

Material de ciclismo profissional (Sicasal e Bianchi)


Mais uma colaboração que recebemos, desta vez com material de competição de ciclismo.
Na primeira fotos podemos ver material da equipa Sicasal - Campocarne (com publicidade à Campagnolo) e da Sicasal Acral (também com publicidade à Campagnolo e à Altis).

Em relação à bicicleta, é uma Bianchi vermelha, que foi construída para comemorar os 100 anos da marca Bianchi. Tem material Campagnolo Record 841 modelo Corsa.
Agradeço a Joaquim Santana pelo envio do material e das informações, Obrigado!

Continue lendo...

2014/04/21

Bicicleta Esmaltina Tininha dobrável com selim curto - Folheto Esmaltina 1978


Continuamos com a apresentação de imagens do folheto da Esmaltina para o ano de 1978.
Desta vez é uma bicicleta Esmaltina Tinhinha com selim curto, modelo com quadro para menina, dobrável a meio, com guarda-lamas e guarda-corrente cromado.
Os pneus têm faixa branca a condizer com a cor dos punhos.

Continue lendo...

2014/04/20

2.º Expo Clássicos do concelho de Mangualde


Divulgamos a informação que circula na Internet sobre o 2º Expo Clássicos do concelho de Mangualde. Está agendado para dia 27 de Abril de 2014.

O Dágás clube de Mangualde através do seu recém criado núcleo vintage vem deste modo recriar uma exposição de viaturas clássicas que protagonizou há 15 anos atrás.
Em tempos de crise pretendemos ser criativos e desta forma proporcionar eventos "low cost" por terras de Azurara, e é com este espírito que vamos efectuar toda a exposição.
Esta 2.ª Expo Clássicos do Concelho será a custo zero para quem queira expor, visitar ou até estacionar o seu clássico junto a nós nesse dia... em parque fechado e vigiado, fazendo assim também parte integrante de todo o evento.
Vamos ter no local uma exposição de miniaturas através dos nossos amigos do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, vamos ter um artista plástico ligado ao mundo dos clássicos que vem apresentar o seu trabalho entre nós de seu nome Ivo Mota Veiga, entre vários outros expositores também de elevado interesse...
No espírito de entreajuda que reina no mundo dos clássicos não pudemos deixar de aceder a um pedido de colaboração que nos foi endereçado por parte do Agrupamento de Escuteiros de Mangualde e neste sentido surgiu a oportunidade de termos um pequeno bar no local do evento que vai estar a cargo destes nossos amigos/colaboradores, onde durante o dia vamos poder restabelecer energias através dos vários petiscos que ali vamos encontrar...

Continue lendo...

2014/04/19

Revista Topos e Clássicos n.º 156


E lá fomos comprar mais uma revista Topos e Clássicos, o número 156, devido ao artigo sobre os 30 anos da UMM no Paris-Dakar.
O destaque dado na capa aos 4 jipes que concluíram a prova em 1983 aguça o apetite pelas histórias e façanhas conseguidas ao longo de 3 anos consecutivos pela marca. Para além de muitas fotos da época e de material promocional relacionado com o ralie em questão, é ainda dado destaque ao UMM Cournil com a matrícula BM-00-94.
Mas há mais conteúdo da revista relacionado com os UMM, nomeadamente artigos sobre as iniciativas: Rota dos GallUMMs, De 4x4 pelo Vale do Rio Sorraia, Por TTerras de Vila Franca de Xira e SP - Team comemora 10.º aniversário.
Há ainda alguns apontamentos sobre os UMM usados por Luís Sena de Vasconcelos, na sua autobiografia.

Continue lendo...

2014/04/18

2.º Passeio de Motos e Motorizadas Antigas Azedia - Alenquer



Divulgamos a informação relativa a mais um passeio que se realiza brevemente, trata-se do 2.º Passeio de Motos e Motorizadas Antigas em Azedia - Alenquer.
Realiza-se no próximo dia 4 de Maio de 2014, começando a concentração pelas 9 horas e prolongando-se o evento até depois da hora de almoço.
É organizado pela ARCA - Associação Recreativa e Cultural de Azedia, devendo os interessados usar os contactos de telemóvel para obter mais informações ou fazer as inscrições.

Continue lendo...

2014/04/17

Vídeo Steam in Portugal: Sernada do Vouga - 75th Anniversary train 1986


Ser-se atrasado ou tecnologicamente ultrapassado pode ter um lado positivo e até vantajoso. Só temos é de saber tirar partido do que parece ser um problema.
Não podemos dizer que seja o que se passa neste vídeo, mas ele mostra que há quem queira, o que ninguém quer. O que pode ser aproveitado.
Durante a década de 70 e de 80, muitos ingleses vinham em grupo para Portugal para fotografar e filmar as locomotivas a vapor que ainda eram usadas nos nossos caminhos-de-ferro, ficando deliciados com o que viam. Parte dos diapositivos que temos mostrado neste blogue com as automotoras nacionais da série ME devem-se a esta situação.
Mas melhor do que uma imagem parada, são imagens em movimento = filmes!
Filmagens com as automotoras azuis da linha do Vale do Vouga não são frequentes... Já aqui mostrámos imagens a preto e branco que aparecem no filme sobre os 100 anos da linha do Vale do Vouga, mas neste filme relativo aos 75 anos da linha em questão, podemos ver muitas imagens a cores das Automotoras ME.
Por volta do minuto 1:42 podemos ver uma automotora junto das gares de Sernada do Vouga, quando os entusiastas ingleses limpavam uma locomotiva para a filmarem! Se fosse hoje em dia, teriam de fazer um pedido por escrito, aguardar alguns dias e receber muito provavelmente um "Não"! Na altura era tudo mais fácil...
Cerca do minuto 5:40 podemos ver uma automotora ME a atravessar a ponte de Sernada do Vouga, para chegar à estação. Depois seguem-se uma série de pormenores interessantes. Vê-se a automotora a parar junto da plataforma da estação e abrem-se duas portas, que provavelmente pertencem a diferentes classes dentro da automotora. Depois vê-se um jovem a passar pela linha com uma bicicleta tipo Vilar Catita (minuto 6:30). No minuto 7:02 pode-se ver a automotora a entrar na plataforma rotativa existente na estação. Dentro dela vê-se o condutor a rodar um volante.
Depois seguem-se vários minutos onde a locomotiva a vapor que assinalava os 75 anos da linha é a personagem principal. Filmada ao longo do percurso da linha, o que mostra que a filmagem foi planeada e pensada.
Pensada é que não era a maneira de se viajar nesta efeméride. Muitas pessoas penduradas na parte de fora do comboio...

Continue lendo...

2014/04/16

4.º Passeio de Bicicletas Clássicas do Baixo Mondego - Verride


Aqui fica o cartaz do 4.º Passeio de Bicicletas Clássicas do Baixo Mondego - Verride, marcado para dia 21 de Setembro de 2014.
O programa tem início pelas 8 horas e 30 minutos e vai até depois das 16 horas e 30 minutos.
Este ano a homenagem será ao ciclista Venceslau Fernandes, que venceu a Volta a Portugal em Bicicleta em 1984.
Está prevista a realização de uma exposição de bicicletas clássicas.
O valor da inscrição é de 5 selins, com direito a pequeno almoço, almoço, t-shirt e seguro.
O passeio é organizado por Fernando Silva e pela Cruz Vermelha Portuguesa de Verride, entidade a quem se destinam os fundos conseguidos no evento.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/04/15

Alfinete de lapela MC - Metalurgia Casal


No seguimento da publicação do alfinete de lapela da Casal, com a forma hexagonal, recebemos mais uma colaboração de Carlos Caria (obrigado!) com outro alfinete, neste caso da Metalurgia Casal.
Como facilmente se verifica pela forma do emblema, é do tempo em que a Casal tinha o símbolo que era inspirado nos motores que produzia.

Continue lendo...

2014/04/14

Show Freestyle - Almodovar


Quem gosta de freestyle poderá assistir ao Show Freestyle, organizado pelo Moto Clube de Almodôvar e agendado para o dia 10 de maio de 2014.
Será no Campo das Eiras e começa pelas 18 horas com os treinos e demonstração de rádio modelismo. Às 21 horas é o show com animação de DJ´s convidados.
Parte do valor das entradas reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.

Continue lendo...

2014/04/13

Sado 550 no Salão Motor Clássico 2014 na FIL


Se no ano passado a concentração de automóveis Sado 550 foi um dos pontos altos do salão Motor Clássico, na FIL, este ano a presença destes automóveis foi mais modesta, mas não faltaram!

O Sado550 que podíamos ver em exposição estava para venda e tinha sofrido intervenções.

Pelos vidros laterais traseiros seria um Sado da 5.ª série, mas pelo que pudemos observar, aparentemente esta situação resulta de uma alteração feita ao veículo. E segundo o número de chassis, tudo aponta para aquilo que dizemos.

No habitáculo a parte do tablier que tem o rádio tinha sido personalizada com material de cor branca, a condizer com as forras das portas.

Este Sado era de 1983 e estava equipado com pneus Deestone.
Tinha cerca de 50000 km e inspecção até Janeiro de 2015.

Continue lendo...

2014/04/12

Encontro Minardas 2014 - Pinhal Novo


O encontro Minardas, de motorizadas e motos em Lagoa da Palha (Pinhal Novo) está marcado para o dia 10 de Maio de 2014.
O ponto de encontro será no Rancho Folclórico "Os Rurais" da Lagoa da Palha e arredores.
O programa começa pelas 9 horas e prolonga-se pela noite dentro.
Para mais informações, tentem descobrir os contactos dos organizadores.

Continue lendo...

2014/04/11

Bicicleta clássica Durand modelo Sport - roda 28 (1/2)


Mais uma bicicleta antiga para venda.
O bom tempo aproxima-se, bem como a vontade de pedalar e de passear um pouco por todo o lado.

Esta é uma bicicleta pasteleira com travões de alavanca da marca Durand - Made in France, modelo Sport.

Neste caso o "made in France", era só para aqueles que tinham falta de confiança nos produtos nacionais poderem pedalar confiantes...

Os componentes não enganam, a campainha era da Ivol e o grupo pedaleiro era da Fapril

Muitas vezes na Internet a origem das bicicletas Durand é envolta em muito nevoeiro, mas como sempre, aqui estamos para ajudar a esclarecer as dúvidas...

Esta pasteleira Durand foi vendida por Jaime da Silva, do Stand Luar, na Baixa da Banheira, como se pode ver pelo autocolante colocado no quadro da bicicleta.

O sistema de travões era da Sangal, como se pode ver pela gravação no metal.
Já o dínamo era da Miller.

Os pneus que equipam esta bicicleta Durand são os Michelin Word Tour 28 x 1 1/2.
O farolim tem plástico colorido em dois dos lados Deste modo não sinalizava a bicicleta só na parte traseira, também o fazia para a dianteira - situação que confere maior segurança (e em caso de avaria da lâmpada do farol, podemos marcar presença na estrada!)

A bicicleta conserva a patine do tempo e da utilização, sendo o seu estado geral muito bem.
Quem pretender mais informações sobre a bicicleta, pode enviar-nos um e-mail.

Continue lendo...

2014/04/10

Motor estacionário de rega Pachancho


Entre nós não há a tradição de se organizarem exposições motobombas ou motores estacionários, ao contrário de outros países, onde feiras agrícolas têm sempre essa componente cultural, na defesa do património.

Ainda assim vemos que há quem preserve este património, que ajudou ao desenvolvimento agrícola, industrial e económico do país.
Este motor Pachancho aparentemente será o modelo Zeta, pelo menos é o que alguém riscou na zona onde diz "modelo", na chapa identificadora que está aplicada no motor.

Aparentemente será dos anos 50 e funciona a petróleo.
Tem uma válvula que é de escape e está equipado com um carburador Bing 19.

Agradeço a Pedro Casanova pelo envio das fotografias e das informações!

Continue lendo...

2014/04/09

III Passeio Bicicletas Antigas - B. V. Alcobaça


A edição deste ano, o III Passeio Bicicletas Antigas - B. V. Alcobaça, está agendada para dia o dia 4 de Maio de 2014.
O programa começa às 9 horas e prolonga-se até depois da hora do almoço.
O passeio de bicicletas antigas tem início no quartel dos bombeiros voluntários de Alcobaça, seguindo-se uma passagem pelo Mosteiro, por Capuchos e termina na Quinta da roda.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/04/08

Escapes Tecno para motorizada


Um escape pode marcar a diferença numa motorizada ou numa moto, não só pela mudança visual, como pelo som que emite ou pelo rendimento.
Especialmente indicados para quem marcar a diferença, aqui fica uma série de escapes da marca Tecno, que aparentemente são de fabrico nacional.

São especialmente indicados para motorizadas da década de 90 do século passado.

Para qualquer assunto relacionado com estes escapes, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2014/04/07

Exposição Succedâneo - 1996 / 2006 - Retrospectiva do fanzine


Antes deste projecto editorial, houve outro projecto editorial.
Também ele com muitos colaboradores, também ele levado muito a sério, também ele feito de forma regular e periódica.
Agora é altura de relembrar o feito e de o revisitar.

Exposição "Succedâneo - 1996 / 2006 - Retrospectiva do fanzine - João Bragança", de 12 de Abril a 18 de Maio de 2014, n'A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes - Fundão.
Curadoria de Pedro Novo e assessoria científica de Pedro Moura.

Continue lendo...

2014/04/06

Bicicleta Esmaltina 2002 dobrável - Folheto Esmaltina 1978


E continua a festa com a apresentação dos modelos das bicicletas Esmaltina vendidos no ano de 1978.
Nesta imagem aparentemente temos uma Esmaltina 2002 dobrável, com rodas 20 x 1,75, com mudanças, grupo eléctrico de 6 v. e selim curto.
Note-se que os guarda-lamas são pintados e o guarda-corrente é cromado. Os pneus têm faixa branca.

Continue lendo...