..

2014/03/31

I Passeio de Motas Clássicas - Porto de Mós


O I Passeio de Motas Clássicas - Porto de Mós está agendado para dia 26 de Abril de 2014.
O percurso do passeio é de cerca de 50 km pela Serra d' Aire e Candeeiros.
O almoço será sopa da pedra, porco no espeto e outras iguarias regionais.
Inscrições até 16 de Abril.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2014/03/30

1.º Passeio de Motorizadas e Motas do Café da Encarnação


O 1.ª Passeio de Motorizadas e Motas do Café Central da Encarnação está agendado para o dia 25 de Maio de 2014.
Aqui fica a informação disponibilizada na página do evento, no Facebook:

Local: Bairro da Encarnação, Olivais Norte, Lisboa - a 2 minutos do aeroporto.
Um passeio com concentração marcada às 8 horas, onde terão que fazer o pagamento para o almoço (não há Multibanco). Assim que pagar será dada uma senha que tem de ser entregue à chegada, para receber o respectivo almoço.

O arranque do Café Central da Encarnação está previsto para as 8 horas e 30 minutos, indo deste modo directos ao Cabo da Roca, sempre junto ao Rio Tejo e ao mar, passando por locais importantes como o Parque das Nações, Casa dos Bicos, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Ponte 25 de Abril, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Praia de Carcavelos, Cascais, Boca do Inferno e por último Guincho... É por estes locais que vamos passar para chegar ao destino: Cabo da Roca, local onde será feita uma pequena tertúlia, onde se trocarão ideias, sugestões, divulgar eventos, divulgar projectos, etc.

O preço do Almoço é de 7 Velocidades (prato, bebida e café).

Este é mais um evento que convida todos aqueles que têm motorizadas por Lisboa, a tirá-las da garagem e espalhar um pouco de fumaça pela capital.
Atenção que não é apenas para Motorizadas.

Qualquer dúvida disponham
Contamos convosco.

Contactos na organização:
XF-17 ALFACINHA:
- http://xf17alfacinha.blogspot.pt/
- https://www.blogger.com/www.facebook.com/xf17alfacinha
- https://www.youtube.com/channel/UCjaNYu54-qVQxVzmXS41-0w
rrfcqueiroz@gmail.com
CAFÉ CENTRAL DA ENCARNAÇÃO:
- https://www.facebook.com/groups/106352872730702/
Praça Norte, Nº9 Bairro da Encarnação, Olivais Norte
218512503
O evento conta com o apoio do blogue Rodas de Viriato.

Continue lendo...

2014/03/29

Cartão da União Velocipédica Portuguesa - 1908


Um cartão com 106 anos da União Velocipédica Portuguesa!
É o bilhete de identidade do sócio n.º 973, pertencente a José Manuel Braamcamp de Mattos Barahona, de Cuba.
Pela informação constante no cartão, a União Velocipédica Portuguesa foi fundada em 14 de Dezembro de 1899, em Lisboa, na Rua da Emenda, 36.

Pelo verso ficamos a saber que a União Velocipédica Portuguesa no ano de 1908 já incluía um espaço para fotografia, aliás "photographia", no seu cartão e que o D. José de Barahona era agricultor e tinha uma motocicleta, aliás, uma "mottocyclete".
Pelo que pesquisamos José Manuel Braamcamp de Mattos Barahona nasceu no dia 12 de Outubro de 1887 e faleceu no dia 18 de Junho de 1963. Foi o 3.º conde da Esperança e a sua família viveu cerca de três séculos na Quinta da Esperança, perto da vila de Cuba.
Este cartão está disponível para venda.

Continue lendo...

2014/03/28

Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos - 2014


Aqui divulgamos a informação disponibilizada pela organização do Salão Motor Clássico, que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Abril:

Mais de 150 expositores de vários países, Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Exposições Temáticas, Concentrações de Clubes, Mercado de Clássicos e Salão Motor Racing
Lisboa, 13 de Fevereiro de 2014 - O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de Abril. É a 10ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel, onde estão à disposição do público em geral e dos aficionados pelos clássicos, várias entidades comerciais, institucionais, actividades, publicações e exposições temáticas. Em 2013, este evento reuniu mais de 180 expositores, oriundos de 6 países, e recebeu mais de 40 mil visitantes.

Exposições Temáticas Este ano, a organização está a preparar um conjunto de novidades para os vários públicos, onde se destacam a exposição temática “Maserati – Centenário do Tridente”, mostrando vários modelos, tanto de estrada como de competição, da emblemática marca italiana que celebra em 2014 os seus 100 anos e uma exposição temática ligada ao tema das Motos Portuguesas, um espaço dedicado às motos fabricadas em Portugal e às marcas nacionais.

Além destas duas exposições, a organização vai trazer de volta a “Jeep Attack!”, uma concentração de veículos militares antigos, na qual será apresentada a Autocar M3 Half Track de 1943, um veículo de lagartas norte-americano da Segunda Guerra Mundial que acaba de chegar a Portugal, e que é exemplar único no nosso país, para integrar a colecção do Museu do Caramulo.

Passeios, Concentrações, Leilão de Automobilia e Salão Motor Racing
Para além destas novidades, não vão faltar os habituais “Passeio ACP ao Motorclássico”, o “Passeio de Motos Antigas”, e o “Passeio 50 Anos Mustang” do Mustang Clube Portugal, que assinala meio século de vida de um dos ícones da indústria automóvel americana, apresentado pela Ford em 1964.

No Sábado, dia 5 de Abril, a partir das 17h00, decorre ainda o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos, em Portugal. Aberto a visitantes e investidores, e realizado em parceria com a leiloeira Aqueduto, este leilão oferece a qualquer pessoa a possibilidade de participar no mesmo, seja como vendedor ou comprador. O catálogo do leilão poderá ser consultado em www.leilao-motorclassico.com.

À semelhança do ano passado, vai decorrer em paralelo o Salão Motor Racing, um evento que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores, entre outros.

O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Continue lendo...

2014/03/27

Bicicleta Esmaltina Tininha dobrável - Folheto Esmaltina 1978


A impressão da imagem não permite certezas, mas quase de certeza que esta bicicleta dobrável é uma Esmaltina Tininha.
Tem o selim corrido e rodas com a medida 12 x 1 3/8 ou 14 x 1 3/8.
Terá sido a primeira bicicleta de muitos jovens, onde as primeiras pedalas eram dadas com estilo. Os guarda-lamas e o guarda-corrente eram cromados.
Mais um modelo do folheto de 1978 distribuído pela Esmaltina.

Continue lendo...

2014/03/26

2.º Encontro de Bicicletas Antigas - Viatodos


O II Encontro de Bicicletas Antigas, de Viatodos - Barcelos, está marcado para dia 21 de Abril.
O passeio está integrado nas festas da Feira da Isabelinha.
O programa é o seguinte:
10h - Aperitivo de boas-vindas (Campo da Feira . Viatodos);
11h - Início do desfile pela ruas de Viatodos;
12h - Encerramento.
Haverá brindes garantidos para inscrições feitas até 16 de Abril.
Para mais infromações, usar os contactos:
Tel. 939 321 682 / 962 584 922
Ou o e-mail: isabelinha@cycle.pt

Continue lendo...

2014/03/25

Cavalo para montar de brincar em fotografia antiga


As fotografias antigas são um importante recurso para obter informações, especialmente quando não temos outro modo de as conseguir..
No caso desta fotografia antiga, uma "carte-de-visite" de finais do século XIX, início do século XX, com uma menina (?) fotografada aos 2 anos e meio, podemos ver um cavalo para montar. É um brinquedo com uma plataforma com rodas, para que se pudesse deslocar. Deste modo temos um testemunho dos brinquedos existentes há uns 100 anos... Seria de fabrico nacional?

A perna da frente do cavalo está no ar, o que indica que a estrutura do brinquedo é forte, caso contrário seria um dos pontos onde iria partir. Pelos pormenores do cavalo, nota-se que é um brinquedo refinado, o que quereria dizer caro - o que condiz com o resto da fotografia e com a própria fotografia.
Condiz com o resto da fotografia porque a menina tem ao pescoço um fio com um pendente, que muito provavelmente será num metal precioso, tal como a empunhadura da bengala que segura. Na mesa sobre a qual está o cavalo de brincar, há uma manta bordada, condizente com o restante universo que servia de afirmação social e económica.
E condiz com a própria fotografia, porque esta ainda não era um produto acessível a quem tivesse pouco dinheiro.

A fotografia é do fotógrafo amador J. Vaz (?) Guerreiro, de Cercal do Alentejo, como se pode ver pelo carimbo existente no verso.
Pelas pesquisas realizadas na Internet e no livro História da Imagem Fotográfica em Portugal, não sabemos mais nada deste fotógrafo, pelo que agradecemos qualquer informação útil.

Continue lendo...

2014/03/24

2.º Passeio de Bicicletas Antigas de Budens


O 2.º Passeio de Bicicletas Antigas de Budens - localidade algarvia perto da Vila do Bispo e de Sagres, está marcado para dia 27 de Abril de 2014.
É uma boa proposta para quem gosta de misturar "andar de bicicleta" com "Algarve mais genuíno"!
As inscrições devem ser feitas até dia 23 de Abril.
O ponto de encontro é no café Rui, em Burgau, pelas 10 horas. É nesta localidade que começa o passeio, passando depois por Boca do Rio e acabando em Budens.
É recomendada a utilização de indumentária à moda antiga e haverá transporte disponível entre Budens e Burgau, tanto para bicicletas, como para participantes.
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Budens, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e do blogue Rodas de Viriato.
Para mais informações podem ligar para o número 919104280 ou enviar um e-mail para jacfonseca07@hotmail.com

Continue lendo...

2014/03/23

Tractor em plástico de brincar - Lena


Este triciclo em forma de tractor aparenta ser uma versão mais antiga do tractor de brincar da marca Lena, que já aqui mostrámos.

Pelos autocolantes colocados na lateral e na parte de cima, há coincidências, mas as diferenças maiores são visíveis na utilização de rodas de grande formato e na utilização de metal na forqueta da roda da frente.

Mas há mais diferenças, mesmo no corpo plástico do tractor e no volante.

Terminamos com uma fotografia do pormenor da roda com os pedais e agradecendo a João Seixas pela colaboração (obrigado!).

Continue lendo...

2014/03/22

Arte&Moto Lisboa 2014


Aqui divulgamos mais um evento para o próximo mês e no qual não faltarão veículos nacionais:

Arte&Moto Lisboa
Exposição de Vídeo, Arte, Encontro de Motos, Surf, Cultura e Lifestyle
Irá realizar-se em Lisboa a segunda edição do evento internacional designado por Art&Moto, uma sequência e evolução natural do sucesso do ano passado.
Este ano, além das motos vintage e custom, café racers ou scramblers, a temática será alargada ao universo do surf, vídeo, música, roupa, cultura e lifestyle, procurando assim proporcionar uma exibição mais integrada e completa das práticas e vivências artísticas contemporâneas.
O evento principal vai ocorrer no dia 26 de Abril, sábado, com abertura ao público entre as 15 horas e as 24. A entrada é grátis! O local da exposição será no edifício XL, situado num dos espaços mais carismáticos da cidade, a LxFactory.

No exterior, haverá um espaço de estacionamento reservado às motas dos visitantes que tenham exemplares dignos de especial destaque, permitindo que, sem compromissos, possam exibir as suas máquinas mais preciosas e que são, muitas vezes, trabalhos de excelência feitos pelos seus proprietários. Sem ser um concurso, os melhores exemplares serão convidados para participar noutras ações.
Para os participantes e convidados estão incluídos três dias de atividades, 25, 26 e 27 de abril, com passeios nos arredores da cidade e refeições em locais rústicos, filmagens vídeo e fotografia.

No programa consta a apresentação no local de modelos de marcas de referência nesta cultura além de alguns dos mais destacados construtores e preparadores nacionais, alguns já com grande reconhecimento internacional, outros ainda menos conhecidos mas igualmente talentosos e merecedores de maior projeção.
Também o universo do surf marcará presença pela primeira vez, reforçando uma ligação natural entre esta modalidade e as motas, não só através da presença de shapers nacionais “old school” que trabalham em fibra e madeira, de roupa e acessórios de marcas de grande prestígio e também na vertente da fotografia e vídeo, celebrando assim o país como referência mundial na modalidade.

A produção é do colectivo Café Racer 351 e da 351Works. Informação mais detalhada e respetiva programação, bem como o conjunto completo de participantes, poderá ser acompanhada em:
- http://www.artemoto.pt.

Continue lendo...

2014/03/21

XXII Automobilia - Aveiro


Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2014 realiza-se a XXII Automobilia, em Aveiro.
Mais uma oportunidade para aqueles que procuram peças para motos, motorizadas, ciclomotores, motos, automóveis... Encontrarem o que procuram.
Paralelamente também é possível encontrar livros, revistas, miniaturas e exposições temáticas.

Para mais informações, contactar a organização:
Clube Aveirense de Automóveis Antigos
Centro Cultural Fernando Távora, 3º – Sala 5.5
Praça da República – Apartado 646
3810-156 Aveiro
E-mail: caaa@caaa.pt
Telefone: +351 234 420 487
Fax: +351 234 420 487

Continue lendo...

2014/03/20

Pneus antigos Zandi 23 x 2.00 para motorizada


Chega a Primavera e com ela a vontade de começar, ou retomar, um restauro de uma motorizada antiga.
A preocupação com a compra de peças originais que valorizem o trabalho continua, seja Verão, Outono, Inverno ou Primavera...
Aqui estão uns pneus Zandi, da Fapobol, para roda 23 x 2.00, com piso tipo taco, para quem deles precisar.

São pneus antigos, mas com a borracha nova, prontos a rolar em situações do dia-a-dia, ou em concentrações, onde são sempre úteis para calar aqueles que se gabam de terem gasto isto e aquilo na sua motorizada, mas que depois compram pneus chineses usados em carroças.

Estão disponíveis para troca ou venda, mais informações via e-mail.

Continue lendo...

2014/03/19

Reportagem Passeio de bicicletas antigas da Redinha - 2014


Esta é a reportagem fotográfica do Passeio de bicicletas antigas da Redinha, que nos foi enviada por José Alexandre Henriques (obrigado pela colaboração!).

O repórter de serviço foi apanhado um pouco desprevenido e de surpresa, mas ainda assim conseguiu captar parte do espectáculo proporcionado por bicicletas e ciclistas vestido à antiga.

Pelo que se vê, e pelo que foi transmitido, várias foram as relíquias que saíram à rua, despertando curiosidade por onde passavam... E deixando vontade de voltar a estar presente no próximo passeio!

Continue lendo...

2014/03/18

8.º Passeio de Bicicletas Antigas de Antões - Pombal


O 8.º Passeio de Bicicletas Antigas de Antões (Pombal) está marcado para o dia 13 de Abril de 2014.
A concentração tem início às 9 horas, junto à escola primária.
O valor da inscrição inclui café d' avó e almoço.
Haverá exposição de motas antigas.
Para mais informações usar os números de telefone: 913 748 763 ou 914 078 955.

Continue lendo...

Vídeo do Passeio ao Cabo Espichel - 9 Março 2014


Nem a chuva impediu um grupo de amigos de realizar o passeio de motorizada entre Olivais (Lisboa) e o Cabo Espichel (Sesimbra).
Normalmente associamos este tipo de iniciativas a zonas mais rurais, mas parece que a capital não está a resistir às motorizadas nacionais.
Uma boa maneira de ocupar o tempo e de conhecer lugares, vejam o vídeo!

Continue lendo...

2014/03/17

Painel publicitário Mabor em foto antiga


Uma fotografia que captou uma rua e uma estátua, aparentemente no Alentejo, também captou um letreiro de publicidade à Mabor, existente no alto de uma casa situada ao fundo da rua.

O verso da fotografia tem um carimbo de um estúdio de Estremoz.
Quem puder confirmar onde fica situada esta estátua e a rua, por favor deixe um comentário com a informação.

Continue lendo...

2014/03/16

Esmaltina de corrida Junior, rodas 24 x 1,1/4 - Folheto Esmaltina 1978


E esta bicicleta de corrida também faz parte da gama de bicicletas comercializada pela Esmaltina em 1978.
O selim em plástico e o guiador torcido não enganam, é uma bicicleta de corrida modelo júnior com 10 velocidades, duplo travão, com rodas 24 x 1,1/4.
Estava equipada com pneus bicolores e as mudanças eram accionadas com recurso aos manípulos existentes perto da caixa de direcção do quadro, no varão diagonal.

Continue lendo...

2014/03/15

XI Automobilia Ibérica da Moita - Balanço


E depois de fazermos a visita à XI Automobilia Ibérica da Moita, cá estamos como vem sendo norma, ano após ano (ver: 2013, 2012, 2011, 20102009, 2008 e 2007), a deixar a nossa impressão sobre o evento.

Uma vez que estivemos na XI Automobilia Ibérica da Moita depois do almoço, a afluência de público era muita, a condizer com a oferta de peças, veículos, jornais, revistas, catálogos, folhetos e clubes.Mais para o início da noite registou-se uma quebra, o que é normal.

Em termos de novidades, não registámos nada de muito diferente... Mas como gostamos de ver subir a fasquia da qualidade, é pena que nesta 11.ª edição não se notassem melhorias significativas.
Sim, havia as faixas cor-de-rosa no gradeamento do 1.º andar; sim, o autocarro antigo do C.A.A.C.A. estava estacionado noutro lado; sim, havia alguns vendedores novos...

Como sabemos que falar é fácil, e como achamos que não estamos no grupo dos que só falam, passamos a explicar (isto é, fazemos assessoria grátis!):
- Este evento é uma automobilia, pelo que cumpre, e muito bem, essa função. Por este motivo não há nada a apontar.
Mas não se podia fazer algo mais?

Achamos que sim!
- Desde logo o autocarro podia ser estacionado no relvado junto à estrada (diagonalmente a esta). O problema do atolamento/destruição do relvado resolvia-se com recurso a placas metálicas. Deste modo dava-se destaque ao autocarro e marcava-se o local de forma ímpar.
- Um evento que chama pessoas de várias partes do país, devia ter uma componente pedagógica ou educativa. Como é que isto se concretiza?... Fazendo exposições temáticas (como aparentemente acontecia no início desta automobilia, ou antes de o ser - aqui falamos sem saber, pois nessa altura andávamos por outras bandas...). Ia-se mudando o tipo de veículos ao longo dos anos, ou apresentavam-se diferentes marcas...
- A aparente falta de espaço que se regista, também se podia resolver com a expansão do evento para a rua. O portão do fundo do pavilhão poderia estar aberto e o espaço da rua podia ser, por exemplo, para feira destinada a particulares ou para exposição de veículos (durante a noite o espaço seria desocupado ou teria de haver vigilância). Estas soluções estariam dependentes das condições climáticas e anunciadas com esta condicionante. 

- Acho ainda que de forma cuidada, devia ser repensada a distribuição de certo tipo de artigos ou de vendedores.
Quem frequenta feiras deste tipo (e de outros tipos), sabe que é normal aparecerem vendedores de artigos que não estão relacionados com o assunto em questão. Do mesmo modo, há vendedores que se preocupam em ter os produtos apresentáveis, limpos, em condições, e que não se limitando a vender o lixo que há lá por casa, enquanto que há outros não estão minimamente preocupados com esta questão. Aos primeiros devia ser dado destaque com a atribuição de espaços nobres na feira. Mas compreendemos que este último ponto é mais delicado e as soluções não são assim tão fáceis de se conseguir.

- Por fim achamos que faz falta um painel em lugar central, com informação relativa aos acontecimentos do programa. Pelos vistos há clubes que se deslocam ao local, pelo que tal informação devia ser pública.
Mas como dizia o outro: isto não é bem assim, mas assim também está bem!
Valeu pelo que se viu, pelo que se conseguiu e pelo que se falou.

Continue lendo...

2014/03/14

Cartão de visita antigo da Tecal - Técnica automóvel.


Este era o cartão de visita de A. M. Andrade, da empresa Tecal - Técnica automóvel.
A Tecal tinha stand de compra e venda de automóveis e acessórios, bem como oficinas de mecânica, bate-chapas, pintura, electricidade e bobinagem.
Eram ainda agentes das motos e motorizadas Casal.
Situavam-se na Rua General de Sousa, 14, em Setúbal.

Continue lendo...

2014/03/13

Automóvel Lince LX 7 por Tiago Alves


O tema dos automóveis de fabrico nacional não se limita ao passado.
Periodicamente mostramos desenvolvimentos sobre o tema, como foi o caso do Vinci GT ou do Futi.

Com este grupo de imagens exclusivas para o blogue Rodas de Viriato, apresentamos mais um projecto feito em Portugal e que esperamos experimentar ao vivo num futuro próximo.

Trata-se do automóvel Lince LX 7, cujo mote ou filosofia se resume a "Para viajar basta existir".

É um projecto da autoria de Tiago Alves (a quem agradeço as fotos e as informações!) que é designer de comunicação e tem desenvolvido alguns automóveis para concursos nacionais e internacionais, dado deste modo visibilidade a alguns projectos, ver:
- Concept vehicles - Tiago Alves

No currículo já constam as propostas do Seat Flamenco, do Peugeot 1001 Nimble, do Seat EVA, do Seat Barcelona e do Seat Spirit.

O Lince é uma marca própria criada com o objectivo de potenciar algumas ideias e conceitos para automóveis.
A marca Lince está numa fase de procura de apoios, que ajudem a traçar um bom caminho para este desportivo.
Para saber mais sobre este automóvel, visitem:
Página Lince Car Design
Lince Auto no Facebook

Continue lendo...

2014/03/12

Motorizada SIS Sachs RE - Oficina de João e Nelson Ferreira


Uma motorizada para uso fora de estrada tem de ter quadro, suspensões, motor e pneus próprios para responder às solicitações que lhe forem colocadas.

Esta motorizada SIS Sachs RE é uma boa proposta para quem gosta de passear pelo campo com uma motorizada nacional.

Na imagem anterior podemos ver um pormenor do cubo da roda traseira, bem como do garfo que tem o mono amortecedor hidráulico.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...