2013/10/31

Afixem o cartaz da exposição e divulguem o evento!


Esta imagem surge a partir de uma ideia deixada por André Matos na página do Facebook de divulgação do evento Início da indústria de ciclomotores em Portugal, a ter lugar nos dias 9 e 10 de Novembro, em Caldas da Rainha, na Expoeste.
A ideia é cada um de nós imprimir alguns cartazes da exposição que vai acontecer brevemente, para depois afixar em oficinas, cafés, clubes, quiosques e noutros locais de interesse (depois de terem autorização para tal!).
Deste modo podemos chegar até quem não tem, ou não liga, à Internet. Quem sabe se não temos uma visita de alguém que sabe muito do assunto e pode ajudar a juntar mais algumas peças do quebra cabeças!

Podem descarregar o cartaz com definição clicando aqui:
»»»» Cartaz exposição Início da indústria de ciclomotores em Portugal ««««

Depois só têm de guardar a imagem no computador ou numa "pen" e mandar imprimir o cartaz. O Rodas de Viriato agradece, bem como o nosso património!

Continue lendo...

2013/10/30

Pneu Bufalo 22 x 2 da CNP para motorizada


E continuamos a divulgar marcas e modelos de pneus de fabrico nacional.

Os pneus antigos para ciclomotor que mostramos são o modelo Bufalo, da CNP.

Têm a medida 22 x 2 e são de piso listado, ideais para a roda da frente de um ciclomotor ou motorizada nacional, que seja mantida ou restaurada com rigor.

Estes pneus estão disponíveis para troca ou venda.

Eles, bem como outros de medidas e marcas diferentes estarão presentes na "Feira de Peças e Veículos" da exposição Início da indústria dos ciclomotores em Portugal, no Classic' Auto, em Caldas da Rainha, nos próximos dias 9 e 10 de Novembro.

Continue lendo...

2013/10/29

Bicicleta pasteleira Ferrer quadro Confersil (1/2)


Mais uma bicicleta pasteleira, desta vez da marca Ferrer e com montagem Confersil.

É uma pasteleira com roda 28 e com travões de alavanca.

O selim é em couro e é da marca Cibor - Fabricado em Portugal.

O quadro é com esticadores na roda traseira.

O grupo pedaleiro é da Hermesse, como se pode ver pela gravação no metal, juntamente com o símbolo da roda que tem umas asas.

O guiador é da Confersil, como se pode ver pela gravação no quadro.

O farol é da Miller e os aros eram da The Lancia - Special.

Continue lendo...

2013/10/28

Motorizada Famel D.K.W. - Oficina Motos & Restauro


Como prometido na artigo sobre a oficina Motos & Restauro, aqui fica a apresentação individual de uma das motorizadas que aguardam o seu momento para ser recuperada.

Neste caso é uma motorizada Famel DKW, com motor DKW de três mudanças de punho e rodas 24 x2.

Como facilmente se percebe, neste caso a Famel optou por usar o nome do motor, para o nome do modelo.

A motorizada está muito completa, havendo algumas peças que se percebe que não são originais, como acontece com o suporte de mercadorias.

A motorizada tem muitas das peças feitas com o processo de estampagem, mesmo em peças que normalmente não vemos feitas segundo este processo, como é o caso da parte de fora dos amortecedores.

A pintura não está nas melhores condições, mas é visível o trabalho de pintura original, mesmo ao nível dos filetes.

Um farolim que não será original cobre parte do emblema Famel. D.K.W. - Águeda - Portugal.

O motor tem as tampas em bom estado e com poucos sinais de uso.

A terminar, um dos autocolantes que aparentam ser de origem, relativos ao óleo usado no motor. Era o óleo Shell Rotella 40.

Para mais informações sobre esta motorizada, ou para restauros, podem contactar José Antunes da Motos & Restauro usando o número de telemóvel 962448182 ou o 968423967 (Moche) ou pelo e-mail jadantunes@hotmail.com.

Continue lendo...

2013/10/27

Ala Arriba até à Póvoa de Varzim - Passeio 8.º Aniversário do Clube UMM


Aqui fica a informação que recebemos relativa ao passeio do 8.º Aniversário do Clube UMM - Ala Arriba até à Póvoa de Varzim.

Caro sócio(a), amigo(a) e amante do todo terreno,

O Clube UMM neste aniversário que coincide com a primeira actividade comemorativa desenrolada no Norte do país, decidiu levar a cabo uma campanha de captação de novos sócio bem como de refidelização de antigos sócios que por um ou outro motivo se encontram com a sua situação no Clube por regularizar.
Sabemos os tempos difíceis que vivemos e também sofrendo na carne os mesmo, sabemos também que é nossa responsabilidade procurar caminhos que nos aproximem dos sócios e dos outros detentores de UMM’s que ainda não se associaram.
Assim para os sócios que tenham a sua situação de pagamento da respectiva quota em atraso, a simples inscrição como participante neste aniversário, inclui a regularização da sua situação de sócio referente ao ano de 2013 nos 20 euros da inscrição.
Por outro lado todos os participantes não-sócios, ao pagarem os 30 euros da inscrição, ficam automaticamente sócios do clube UMM com um ano de quota pagas.

O Clube UMM com o objectivo de proporcionar muita emoção e alegria, vem deste modo apresentar este evento, que se realiza a 9 de Novembro de 2013 na Póvoa de Varzim e para o qual contamos com a sua presença.
Como este é o 8.º Aniversário do Clube UMM, estão agendadas algumas surpresas muitos especiais para que se pretende seja de Festa UMM para esta grande comunidade.

Por isso já sabe, reserve já este dia para marcar presença nesta grande festa do Clube UMM.

Não deixe de fazer já a sua inscrição, para isso basta fazer download da ficha e submeter a mesma para clubeumm@gmail.com.

Finalmente e mais uma vez tendo em atenção o actual momento do pais a quota anual do clube passa ser de 10 euros de forma a permitir mas facilmente a manutenção das quotas pagas e actualizadas. Esperemos que este esforço de reforço do movimento associativo em volta do UMM e personalizado no Nosso Clube atinja os seus objectivos de todos agregar e servir melhor.

Estes são os TTrilhos que esperam por ti no próximo aniversário do Clube UMM na Póvoa de Varzim.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=asZk5fq1dyU
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=o0ieUv-52E4

Contamos com o vosso apoio e presença para festejarmos mais um ano de actividades dedicadas a esta Marca que tantos nos orgulha.

cUMMprimenTTos
A Direcção do Clube UMM
www.clubeumm.pt

Continue lendo...

2013/10/26

Ciclomotor Vilar Cucciolo com malas laterais - Oficina João e Nelson Ferreira


Mais um ciclomotor de marca Vilar Cucciolo da oficina de João e Nelson Ferreira, neste caso com suspensão dianteira e com as tradicionais malas laterais em metal, colocadas no suporte de mercadorias.

É um ciclomotor que está convidado para estar presente no espaço "Início da indústria dos ciclomotores em Portugal", em Caldas da Rainha.
Para qualquer assunto relacionado com esta moto, ou para a adquirir, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2013/10/25

Triciclo antigo em madeira e metal para criança (2/2)


Com este grupo de fotografias concluímos a apresentação do triciclo antigo em madeira e metal, para criança.

Sendo um brinquedo de outra época, os materiais resistiram até aos nossos dias e a técnica de fabrico era simples... Os punhos por exemplo, eram em madeira torneada.

Barras de metal eram usadas para fazer a estrutura do triciclo...

Os rais e o eixo eram unidos de forma simples...

Os pneus são em borracha maciça. Ainda apresentam a textura, mas já estão um pouco ressequidos.

O selim e o encosto eram simples tábuas revestidas com material têxtil.

O selim era fixo com pregos que ao mesmo tempo prendiam o material têxtil.

Alguém sabe dizer quem foi o fabricante deste triciclo antigo?

Continue lendo...

2013/10/24

Exposição Início da Indústria de Ciclomotores em Portugal (9 e 10 Novembro 2013)


Já aqui tínhamos dito que as expectativas para o próximo Classic' Auto - Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças, em Caldas da Rainha, eram altas...
Aqui fica a novidade para os dias 9 e 10 de Novembro de 2013: haverá uma exposição que aborda o início da indústria dos ciclomotores em Portugal, mais concretamente o período relativo ao final dos anos 40 do século passado, até meados dos anos 50.
Os visados são os ciclomotores de fabrico nacional, como os Alma, Famel, Pachancho, Vilar, etc...
Sejam eles equipados com motores estrangeiros ou com motores fabricados em Portugal... Tudo interessa... motores Alma, Alpino, Ardito, Cucciolo, Diesela, Ilo, Lutz, Mosquito, Pachancho, Pirotta, Rex, Vap... estão desde já convidados a marcar presença!
Além da exposição de ciclomotores restaurados e por restaurar, pretende-se incluir neste evento folhetos, brochuras, revistas, publicidades, filmes, fotos, etc., que serão apresentados de forma pedagógica, elucidando os visitantes do percurso realizado pelas marcas, no esforço de motorizar o nosso país.
Será ainda apresentado ao público uma secção relacionada com peças de fabricantes nacionais para ciclomotores, com destaque para os pneus da CNP e Prata Rádio.
E como se tudo isto não fosse bom, ainda haverá uma feira de peças e veículos sobre este tema!
Os interessados em ter os seus ciclomotores nacionais em exposição, bem como os interessados em ter material à venda na espaço anexo à exposição, devem enviar um e-mail para:
contacto - e-mail
Apareçam!

Continue lendo...

2013/10/23

Alfinete de lapela da The Marvil - CM Cycles


Divulgar informações sobre marcas nacionais, é como comer cerejas, quando puxamos uma, vêm mais duas ou três agarradas.
Até há pouco tempo era difícil conseguir informações sobre a Marvil, mas devagar a informação vai surgindo.
Hoje mostramos um alfinete de lapela da The Marvil - CM Cycles. O "CM" é relativo a "Castro e Moura", o armazenista que comercializava esta marca.
Mais uma vez agradecemos esta colaboração de Carlos Caria (obrigado!).

Continue lendo...

2013/10/22

Bicicleta Zenith Cycles roda 28 travão de manete (2/2)


Aqui fica a segunda parte das imagens da bicicleta Zenith Cycles com roda 28 e travão de manete - que pelo aspecto serão muito antigos.

Nos pedais, junto do eixo, podia-se ver a gravação da marca Gnutti, made in Italy.

O guiador tinha uma linhas distintas do que era frequente na época.

O reflector era da Lucas - Made in England.

Um pormenor da zona do selim e do suporte da bomba de ar.

O eixo da roda traseira, de marca Union (?).

Continue lendo...

2013/10/21

7.º Aniversário do blogue Rodas de Viriato


E já passou mais um ano, num total de 7 anos de existência do blogue Rodas de Viriato, sempre a publicar artigos exclusivos, em busca da história dos veículos de fabrico nacional.
Chegamos a este dia com 150 seguidores, com 978 "amigos" no Facebook e 2765 mensagens, que totalizam 1 362 400 visualizações de páginas!
As mudanças que trouxemos para a Internet mudaram, e muito, o que se sabia e sabe sobre o tema pelo qual temos tanta estima. É claro que tudo isto só é possível graças à colaboração de todos aqueles que ajudam das mais variadas formas.
Sempre que se faz um aniversário, e sempre que fazemos um aniversário, temos festa.
Este ano, e como a velhice já vai deixando as suas marcas, ainda não sabemos se faremos alguma coisa.
Mas os nossos leitores podem fazer alguma coisa por nós, e deixar um comentário!

Continue lendo...

2013/10/20

Classic' Auto 2013 - 8.º Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças


Aqui está o cartaz da 8.ª edição do Classic' Auto - Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças, em Caldas da Rainha.
Este ano o evento está agendado para os dias 9 e 10 de Novembro e estará aberto das 10 horas até às 23 horas, no Sábado e das 10 horas às 20 horas no Domingo.
Haverá Passeio de Automóveis Clássicos, bem como de Motas, Motorizadas e Scooters.
O Classic' Auto tem sido uma salão que se destaca no panorama nacional pela tipo de programação que realiza. Destacamos a exposição "Alguns dos 100 da EFS" e a exposição de "Veículos antigos de bombeiros". A juntar a isto, há ainda o facto de  nele marcarem presença veículos que nem sempre se vêem.
As expectativas são elevadas para esta edição. Esperamos que traga novidades e que estas acrescentem alguma coisa ao mundo dos veículos antigos em Portugal.

Continue lendo...

2013/10/19

Motorizada Fundador K 168 de 1993


Esta motorizada Fundador K 168, com motor Casal é do ano de 1993 e foi recentemente restaurada por Carlos Silva (a quem agradecemos mais estas fotos)

Está pintada de preto e tem as jantes pintadas de dourado.

Continue lendo...

2013/10/18

Camião dos bombeiros equipado pela Romar


Já aqui mostrámos alguns dos exemplares que estiveram na exposição de veículos antigos dos bombeiros da zona das Caldas da Rainha, que estiveram em exposição no Classic Auto 2012, o que nos permitiu conhecer mais empresas nacionais dedicadas à construção de carroçarias e os pneus nacionais que muitas destas máquinas usavam.

Com este camião da marca Intenational ficámos a conhecer a Romar - Equipamentos Industriais.

O camião pertence aos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e aparenta ter sido recuperado recentemente.
É uma viatura urbana de combate a incêndios, o que pode ser confirmado pelo material que o equipa - as escadas, por exemplo.

Nota-se que é de uma época em que os bombeiros portugueses preferiam veículos norte americanos, provavelmente por influências mais que tardias da 2.ª Guerra Mundial ou porque eram veículos que não corriam o risco de se incendiarem quando chegavam perto dos incêndios, pois já tinham consumido o combustível do depósito pelo caminho...

Continue lendo...