2012/07/31

Sado 550 - 30 anos - Concentração e Desfile - Caramulo Motor Festival


Um evento um pouco diferente, concentração e desfile de automóveis Sado 550, numa iniciativa que pretende relembrar os 30 anos do modelo.
O vento está integrado no Caramulo Motor Festival, e terá lugar no dia 8 de Setembro de 2012.
Para mais informações:
- Consultar o site oficial do Caramulo Motor Festival

Continue lendo...

2012/07/30

Casal K 163 - Etiqueta de peças de origem Casal


Mais uma curiosidade, uma etiqueta de peças legítimas das motorizadas Casal.
Neste caso eram para uma Casal K 163.
Obrigado a Diogo Bastos pelo envio da fotografia!

Continue lendo...

2012/07/29

Passeio Turístico de Motorizadas - Macinhata


Está marcado para o dia 4 de Agosto de 2012 o Passeio Turístico de Motorizadas, da A. A. Macinhatense, em Macinhata.
O programa começa pelas 9 horas e vai até às 4 horas da manhã, sendo que pelas 15 horas começa a animação musical.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2012/07/28

Cometna - Cinzeiro em metal - 1984


Este cinzeiro em ferro é da Cometna, ou não fosse esta uma empresa que se dedicava à fundição de metal...
Aparentemente será um cinzeiro que pretende assinalar a criação da Cometna em Famões - Odivelas, no ano de 1984.

Relembramos que esta empresa também fabricou peças para material circulante da CP.
Este cinzeiro está disponível para troca ou venda, mais informações via e-mail.

Continue lendo...

2012/07/27

Revista Topos e Clássicos n.º 136


E já está disponível o número de Agosto da revista Topos e Clássicos - o número 136.
Nesta revista o grande destaque em termos de rodas nacionais vai para os dois artigos relacionados com os jipes UMM, um sobre o 2.º AcampamentUMM, no Entroncamento e outro sobre os 35 anos da UMM - União Metalo-Mecânica. Neste último é feita uma resenha histórica desde a criação da marca, até ao dias de hoje, fazendo referência às diferentes utilizações, tanto para o mercado civil, como estatal, tudo ilustrado com imagens de catálogos e de folhetos.
Mas não é tudo...
Há ainda referência aos UMM que estiveram na VI Concentração Nacional de Veículos Militares Antigos e um pequeno artigo sobre as miniaturas de UMM Cournil da ModENa.
Temos ainda um grande número de artigos / reportagens sobre encontros onde as motorizadas de fabrico nacional marcam presença.
Numa notícia sobre "Transportes públicos em movimento" podemos saber um pouco mais sobre o novo autocarro Atomic, pertencente à empresa Espírito Santo e sobre as iniciativas do portal Transportes XXI..

Já nas bancas.

Continue lendo...

2012/07/26

Passeio de Motas e Motorizadas Clássicas - Todos pelo Lar


O Passeio de Motas e Motorizadas Clássicas "Todos pelo Lar" pretende junta o útil ao agradável. A ideia é ir a um passeio e com os lucros ajudar a construir o lar de idosos da localidade.
Terá lugar em Lamarosa, Coruche, no dia 8 de Setembro de 2012. O evento está inserido nas tradicionais festas de São José da Lamarosa.
Para mais informações, usar os contactos existente no e-mail.

Continue lendo...

2012/07/25

Vídeo com jipes UMM militares


E faltam poucos dias para a comemoração dos 35 anos da criação da UMM, com um Encontro dos UMMs na antiga fábrica da Movauto e visita às instalações.
Aproveitamos a ocasião para divulgar dois documentos históricos onde se pode ver a apresentação de várias versões que a UMM produziu de jipes para utilização militar.

Uma das versões é equipada com canhão sem recuo.
Os vídeos foram publicados no página de Norberto Liberato no youtube.

Continue lendo...

2012/07/24

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 26


E já está disponível mais um número da revista Motos Clássicas e Vintage, o n.º 26 relativo ao mês de Agosto de 2012.
Neste número o destaque em termos de rodas nacionais vai para "nacional" do mês: a Casal Boss, num ensaio a uma Masac Tuxa (?).
Temos ainda um comparativo que não sendo de veículos de duas rodas, está directamente relacionado com estes... É um comparativo entre capacetes "Jet Vintage", onde as marcas nacionais CMS Helmet e Nexx Helmets ficam muito bem posicionadas perante a concorrência estrangeira.

Mas não é tudo! Podem ainda encontrar o seguinte conteúdo na revista:
- Editorial e artigo sobre a nova lei das 250 cc;
- Artigo sobre a moto clássica da capa, a Harley-Davidson 42WLA e, ou não estivessemos em plena época estival, um segundo artigo com outra clássica da capa, a Suzuki GSX 1100 S Katana;
- Reportagem sobre a 2.ª Festa da Moto, no estádio do Dragão;
- Reportagem sobre o 1.ª Passeio do Couço;
- Artigo sobre o Salão Figueira Classic;
- Reportagem sobre o 3.º Encontro de Ciclomotores do Areeiro - Loulé;
- Artigo sobre histórias da história das motos - Matchless - 1899 a 1966;
- Reportagem sobre o Troféu Nacional de Clássicas Fuchs Silkolene - Estoril II;
- Artigo sobre o piloto do mês - Steve McLaughlin - A BMW que venceu Daytona.

Há ainda a tradicional secção de Classificados (com inserção grátis até Setembro) e as Fichas das Clássicas, com informações e cotações de diversas motos e motorizadas nacionais, bem como o calendário dos próximos eventos.

Para além do Facebook da revista MCV, agora também podem acompanhar o blogue da revista que está a ser actualizado em força, ver: www.motosclassicasevintage.wordpress.com

Já está nas bancas!

(revista gentilmente oferecida pelo editor)

Continue lendo...

2012/07/23

2.º Passeio de Motos Clássicas - Entroncamento


Mais outro evento relacionado com motos e motorizadas que circula na Internet, é o 2.º Passeio de Motos Clássicas, no Entroncamento e está marcado para dia 7 de Outubro de 2012.
O programa começa pelas 9 horas, seguindo-se o passeio às 10 horas e pelas 13 será o almoço.
Está previsto o sorteio de prémios e a organização é do grupo Locomotivas do Asfalto.
Mais informações via contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2012/07/22

Fotografia antiga com bicicleta de corrida - Azambuja / Manique do Intendente


O conceito de bicicleta de corrida foi evoluindo ao longo da história da bicicleta.
O guiador curvo e enroscado para baixo é um dos elementos que mais facilmente permite a identificação deste tipo de bicicletas.
A fotografia que hoje apresentamos tem um desses modelos, mas com algumas curiosidades...
No guiador há duas garrafas de água (em vidro?...), por baixo do selim aparentemente há uma câmara de ar, para algum furo que possa aparecer. Tem ainda uma chapa camarária, junto do eixo da roda da frente, o que quer dizer que seria para usar na via pública.
Pelo posicionamento da corrente junto da roda pedaleira, seria um modelo com mudanças. Os pedais têm sistema para prender a ponta do pé.

No verso há a informação de que a fotografia era de António Ferreira Salvaterra e foi tirada a 14 de Junho de 1945, sendo uma recordação do dia do seu sorteado (o que é que isto quer dizer?...).
A fotografia foi tirada na Azambuja - Manique do Intendente.
Agora fica a pergunta, seria algum modelo de um fabricante de bicicletas português?
Agradeço a Luís Costa pela oferta do fotografia.

Continue lendo...

2012/07/21

I Rota Caminhos de Basto - Motos, Motorizadas e Tricarros Clássicos


Mais um evento que já circula na Internet, o I Rota Caminhos de Basto, para motos, motorizadas, e tricarros a ter lugar no dia 29 de Julho de 2012, em Ribeira de Pena.
O programa tem início pelas 8 horas e está prevista a passagem por Mondim de Basto, por Celorico de Basto e por Cabeceiras de Basto.
Haverá vários prémios para distribuir pelos participantes.
Para mais informações ver os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2012/07/20

Tansini New Star - Alfinete de lapela


Mais um alfinete de lapela para a colecção.
Este é da marca Tansini New Star.
Uma estrela é o elemento central do pin, com as margens em forma circular.

Continue lendo...

2012/07/19

2.º Passeio Motorizadas Clássicas - Foros de Vale de Figueira


Mais um evento que divulgam0s, é o 2.º Passeio Motorizadas Clássicas, em Foros de Vale Figueira, marcado para o próximo dia 5 de Agosto.
O programa tem início às 9 horas e 30 minutos com uma concentração no Recinto da Festa, seguindo-se um passeio pelas 10 horas e 30 minutos e almoço pelas 13 horas.
Para mais informações e inscrições, contactar o Clube dos Clássicos 50 cc de Foros de Vale Figueira, usando os números de telefone existentes no cartaz.

Continue lendo...

2012/07/18

Jipe Portaro 240 4x4 com capota - em construção


E o desenvolvimento da nova miniatura do jipe Portaro fabricada pela ModEna continua a evoluir.
Na imagem podemos ver um Portaro 240 com capota rígida, com os seus característicos vidros horizontais.

Continue lendo...

2012/07/17

Autocarro Salvador Caetano em chassis Bedford J2


Esta imagem é de um slide de 35 mm dos anos 70 e nele aparece um autocarro da empresa inglesa Samuelsons.
Segundo a informação que obtivemos, será um Caetano com chassis de uma Bedford J2 com matrícula LAY956E.
Em relação às linhas do autocarro, acho que seria um sucesso se ele voltasse a ser construído nos nossos dias!

Continue lendo...

2012/07/16

Vídeo sobre o Vangest JH12 concebido pela Grandesign


Marinha Grande, Marinha Grande...
Terra que associamos a moldes e ao vidro, que muitos dizem ser coisa do passado.
Mas há sempre quem reme contra a maré e não se conforme com o que parece ser evidente.
Divulgamos um vídeo com o Vangest JH12, que é um novo projecto de veículo 4x4 de fabrico nacional, concebido pela Grandesign.
No vídeo podemos ouvir Carlos Oliveira, administrador da Vangest, determinado a mostrar as capacidades da sua empresa em termos de produção automóvel. E nada melhor do que um protótipo para se ver como é.
Será que vamos ter uma nova marca de jipes nacionais no mercado a curto prazo?
O vídeo foi é do Correio da Manhã.

Continue lendo...

2012/07/15

Encontro dos UMM - 28 de Julho 2012 [35 anos UMM]


Mais uma iniciativa relacionada com os 35 anos da UMM, é o Encontro dos UMM - 28 de Julho 2012, nas instalações da Movauto (ver fotos da antiga fábrica aqui...).
A localização é em Praias do Sado, em Setúbal.

No site do Clube UMM podemos ler:

A ideia é simples, continuando o percurso iniciado em Queluz de Baixo em 2007, desta vez vamos rumar para um local um pouco mais industrializado e que está carregado de simbolismo UMM, que são as instalações da Movauto nas Praias do Sado em Setúbal.

O nosso objectivo é simples, reunir a comunidade em torno de uma ou duas fotos de grupo com a fábrica em pano de fundo, com todos os participantes presentes alusiva ao 35º aniversário.

Posteriormente iremos poder saber em que linha e local eram montados os UMMs, assim como o que se fazia em cada um dos pavilhões.

De seguida iremos partir em caravana em direcção à Mitrena, passando pela Lisnave e pelas Salinas num pequeno trajecto de mais ou menos 15km, o mesmo trajecto que era usado no passado para se efectuar o Teste de Estrada dos UMMs.

Para finalizar e quem quiser participar, depois disso iremos continuar a marcha em direcção ao parque de merendas da quinta de São Marco em Setúbal para continuar o convívio salutar num pequeno picnic.

Fica o desafio lançado a esta comunidade para que continuemos a lutar por manter esta marca activa, por muitos e longos anos.

Contamos com a vossa participação.

Continue lendo...

Veículos Casal - Nota de lançamento de 1979


Mais um"papel" da Casal, é uma nota de lançamento do ano de 1979.
Agradeço a Diogo Bastos pelo envio da fotografia (obrigado!).

Continue lendo...

2012/07/14

A história de um ciclomotor Vilar Lutz


Depois de aqui termos mostrado o vídeo deste ciclomotor Vilar Lutz a trabalhar, hoje mostramos algumas fotos desta máquina antes de ser recuperada, bem como depois de ser recuperada.

Aproveitamos a ocasião para tentar aprofundar um pouco mais sobre os motores auxiliares Lutz e começar aquilo que poderá vir a ser uma resenha histórica da sua utilização em montagens nacionais - pelo que qualquer correcção ou informação é bem-vinda.

Com o final da década de 40 e o início da década de 50, a Vilarinho e Moura, L.da, da Fábrica Nacional de Bicicletas e Motocicletas, começa a desenvolver várias máquinas Vilar de duas rodas equipadas com motores de diferentes marcas e cilindradas.

Uma vez que a marca já produzia bicicletas há alguns anos, um dos passos lógicos seria a construção de bicicletas um pouco mais robustas, onde eram aplicados motores auxiliares.

Uma das escolhas terá recaído nos motores da marca Lutz GmBh, de Braunschweig - Querum (Alemanha), que eram vendidos com os restantes componentes que permitiam a transformação de uma bicicleta numa motocicleta ou ciclomotor. Aparentemente estes motores eram importados pela Casa Tomáz e tinham a particularidade de serem aplicados por cima da zona da roda pedaleira, no centro do quadro, como no exemplar Perfecta Lutz que já aqui mostrámos.

No caso do exemplar de Domingos Silva, a máquina pertenceu a um vizinho, que a comprou nova. Segundo o afilhado do antigo proprietário, ele ia na mesma para todo o lado. Entretanto o proprietário faleceu e nessa altura deitaram a máquina para o lixo, meia desmontada. A pessoa a quem foi comprada é que descobriu o ciclomotor com motor Lutz, no meio de um monte, tendo pegado nela e "plantou-a" no jardim de sua casa, onde foi descoberta uns 3 ou 4 anos depois da dita "plantação".

Depois de adquirida, demorou cerca de 5 anos a reunir documentação, peças, informação pertinente sobre a máquina e restaurar a Vilar Lutz.
Nas imagens ainda falta o suporte traseiro e o guarda-corrente, que entretanto já foi adquirido, tendo ido para a metalização.

Agradeço a Domingos Silva pelas fotografias e informações cedidas.

Continue lendo...

2012/07/13

[Ontem] Automotora ME num slide de 1977 no Ebay


Ainda recentemente aqui falámos de um slide de uma automotora nacional que esteve à venda no Ebay.
Pois hoje acabou um leilão, onde desta vez aparecia uma automotora ME na linha do Vale do Vouga, datado de 1977. O local onde a automotora foi fotografada não é referido, mas pode-se ler no armazém que está junto: Armazéns J. Simões Dias Suc. L.da, mercearias, adubos, sulfato de cobre e enxofre, sub-depósito da Companhia União Fabril. Onde é que se situava este armazém?
Desconhecemos para onde terá ido este pedaço da história relativo aos caminhos de ferro portugueses... Mas pelo menos fica o registo da imagem a cores, para que de algum modo possa ficar o testemunho para quem vier.
Para mais informações sobre a foto, aqui fica o link:
- Slide automotora ME Vale do Vouga no Ebay

Continue lendo...

2012/07/12

Invar bicicletas - Alfinete de lapela


Mais um alfinete de lapela que ainda não consta neste blogue.
É das bicicletas Invar, do Centro Velocipédico de Sangalhos - Coimbra.
Obrigado a Carlos Caria pelo envio da fotografia!

Continue lendo...

2012/07/11

UMM 35 anos Concentração & Desfile Caramulo Motorfestival


E voltamos à carga com os 35 anos da UMM, desta vez para divulgar a Concentração & Desfile no Caramulo Motorfestival.
Será no Domingo, dia 9 de Setembro.
O percurso terá início em Tondela, seguindo-se rumo ao Caramulo, onde os carros ficarão em exposição.

Saber mais:
- Tópico Concentração & Desfile Caramulo Motorfestival - FórUMM:

Continue lendo...

Motorizada Rodine Maxi 104 - Oficina João e Nelson Ferreira


Esta motorizada é um Rodine Maxi 104, de fabrico Confersil, pelo que não é de estranhar encontrarem outra motorizada igual a esta, mas envergando a marca Confersil. Está equipada com motor Casal.

É fácil encontrar a marca Confersil gravada em peças da motorizada, basta olharem para o centro do guiador ou para a chapa que protege a pintura do varão central do quadro, e lá estará ela.

Este modelo tem umas formas características, devido em parte ao depósito de combustível que se situa por trás do selim, na zona que normalmente tem o suporte de mercadorias.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2012/07/10

5.º Passeio de Motorizadas Antigas - Casa Branca


No próximo dia 22 de Julho de 2012 decorrerá o 5.º Passeio de Motorizadas Antigas, em Casa Branca, perto de Gavião.
O programa começa pelas 9 horas e 30 minutos e está previsto um passeio com cerca de 90 km.
As inscrições são até dia 18 deste mês.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

Porta-chaves UMM 4x4 MOCAR [35 anos UMM]

Ainda na saga dos 35 anos do UMM, e após vasculharmos o nosso espólio ainda encontramos um porta-chaves com possivelmente uns 35 anos ou lá perto.

Devido à sua idade apresenta alguns vestígios de ferrugem na argola, assim como alguns riscos na chapa.

Este porta-chaves é revestido a napa, material muito usado na época e a chapa com a inscrição da UMM 4x4 é idêntica às utilizadas nos símbolos dos UMM, mas em ponto pequeno.

No verso é possível ver a indicação dos contactos da MOCAR Lisboa. 

Este sim, é o ultimo post desta jornada que dedicamos aos 35 anos da mais emblemática marca portuguesa e que venham mais 35 com os UMM a rolar por esse mundo fora!

Continue lendo...

2012/07/09

Jipe Portaro Campina na escala 1/43 - ModEna


Segundo informação recebida via e-mail, a ModEna vai passar a produzir a miniatura do jipe Portaro Campina na escala 1/43.

Nas imagens podemos ver dois exemplares por terminar, um na versão Paris/Dakar e outro numa versão normal.
Mais informações para breve.

Continue lendo...

Encontro de Clássicas & Antigas 2012 - Alpiarça


Mais um encontro que circula na Internet, o Encontro de Clássicas & Antigas 2012, em Alpiarça, no dia 5 de Agosto de 2012.
O programa começa às 9 horas e vai até meio da tarde.
Para mais informações ou inscrições, usar os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2012/07/08

Press release de apresentação do UMM Cournil no UK


E com esta folha de press release de apresentação do UMM Cournil no mercado inglês terminamos em grande a sequência de artigos que assinalam os 35 anos da UMM.
Na apresentação é referido que a TAG Vehicles representava os jipes Cournil, que "agora" eram construídos pela UMM em Lisboa, que também fabricava carros Alfa Romeo e Mercedes, bem como os tractores Massey Ferguson.
É referido que segundo o Sr. Chris Amery, da TAG Vehicles, a produção era controlada por computador, pelo que tinha mais qualidade. Para além deste facto tinham sido introduzidas melhorias ao nível da carroçaria, do motor e da direcção que, devido ao volume de produção, resultaram numa descida dos preços.
A apresentação pública dos UMM Cournil vendidos pela TAG Vehicles no Reino Unido seria numa conferência no dia 19 de Novembro de 1980, pelas 10h30, na empresa em questão, que se situava em Croydon, Surrey. Havia ainda uma demonstração dos Cournil para quem quisesse. Será que a foto que aqui mostrámos com dois UMM Cournil será dessa apresentação?
O documento é datado do dia 31 de Outubro de 1980 e é impresso num papel especial, com marca de água.

Continue lendo...

2012/07/07

Miniatura UMM dos gémeos Almeida [35 anos UMM]


E continuando a celebração dos 35 anos UMM, apresentamos uma sugestão para quem gosta de coleccionar artigos da marca.
A ModENa vai fazer uma série limitada de 10 unidades da miniatura do UMM de competição dos gémeos Almeida. Esta série limitada tem a cartolina autografada pelo piloto e pelo co-piloto (na imagem).

Deste modo podem ter uma recordação de uma época em que a UMM e o todo-o-terreno estavam em força em Portugal.

Para mais informações sobre as miniaturas:
- Blogue oficial da ModEna.

Continue lendo...

2012/07/06

Selo UMM Cournil no Dakar de 1984 [35 anos UMM]


E continuamos com a celebração dos 35 anos da UMM.
Depois do selo comemorativo dos 30 anos do início da aventura UMM no Dakar, aproveitamos a ocasião para assinalar o facto com mais outro selo. Desta vez com um UMM Cournil com a decoração de 1984, descendo uma picada algures em África.

Informações relativas ao selo:
- Edição limitada.
- Selo autocolante.
- Franquia normal para correspondência até 20 g. nacional.

Para ter um selo do UMM no Dakar de 1984:
- Quem quiser comprar um destes selos, pode fazê-lo usando o e-mail. O preço é de 5 euros por selo.
- Caso seja para enviar por correio, será necessário juntar mais 0,45 euros (só pagam o envio de um selo, mesmo que comprem cinco).
- O envio é em correio normal, sendo o pagamento prévio por transferência bancária.

Mais uma vez agradeço ao Clube UMM pelo apoio dado ao lançamento dos selos comemorativo da aventura UMM no Ralie Paris Dakar.

Continue lendo...