2012/03/31

1.º Encontro Nacional de Motos e Motorizadas Clássicas


Mais um encontro / concentração de motos e motorizadas clássicas marcado para Maio.
É o 1.º Encontro Nacional de Motos e Motorizadas Clássicas organizado pelo Moto Clube de Mafra, que terá lugar no dia 13 de Maio de 2012.
A actividades começam às 9 horas, no pavilhão da Liga dos Amigos de Sobreiro (Mafra).

Continue lendo...

Revista Topos e Clássicos n.º 131


O número 131 da revista Topos e Clássicos dá um destaque especial aos 30 anos do início da presença UMM no ralie Paris-Dakar.
No interior da revista podemos encontrar 2 páginas sobre o almoço convívio que recordou os 30 anos do início das participações da UMM neste ralie. O evento foi marcado por um almoço com presença de muitos (e bons!) pilotos, bem como outros elementos ligados a esta epopeia, que depois da sobremesa nos deixaram algumas histórias das suas vivências entre Paris e Dakar.
Na capa podemos ver o UMM Alter que participou na aventura Portugal Dakar Challange, pelo que no interior há mais fotografias e um texto que explica a aventura na qual participou este UMM.
Como se não chegasse, para quem gosta dos UMM e não tem e$paço para ter um, pode ver o artigo sobre as miniaturas UMM da Modena.
Mas não é tudo sobre veículos de fabrico nacional...
É ainda possível ver o Portaro Campina 4x4 de Miguel Martins num pequeno artigo sobre um encontro de clássicos, bem como saber mais sobre a fábrica Ford da Azambuja (é a 5.ª parte de um artigo que vem sendo publicado na revista), num artigo com 6 páginas.
A terminar, podemos encontrar um Sado 550 à venda na secção dos classificados, por 1000 euros, bem como várias motorizadas.

Continue lendo...

2012/03/30

Grande Concentração Bicicletas Antigas - 10 de Junho - Batalha


O título promete "Grande Concentração Bicicletas Antigas", e como convém nestes casos, é preciso uma imagem a condizer, pelo que foi escolhida uma das fotografias da bicicleta Sprinter que aqui publicámos, (e vão para 4 os eventos publicitados a partir das fotos desta bicicleta... a 5 euros cada, já tinha 20 euros no bolso e já podia ir comprar a Vilar 98 cc que o Isidro "Latas" tem na oficina para mandar para a sucata...).
Voltando à Grande Concentração de Bicicletas Antigas, terá lugar no dia 10 de Junho e será na Batalha, com passeio por alguns lugares das freguesias da Batalha e Golpilheira

Mais informações:
- Site oficial Junta Freguesia da Batalha

Continue lendo...

Caldeira Oliva modelo Superidealis


Lembram-se de aqui termos apresentado o folheto das caldeiras de aquecimento central Oliva, modelo Superidealis S5?
Pois recebemos algumas fotos de uma caldeira desta série, mas mais estreita, gentilmente enviadas por Hélio Polonia (Obrigado!).
Este assunto está um pouco fora de âmbito deste blogue, mas sendo um produto da indústria nacional, da Oliva - e não sendo um assunto sobre o qual há muita informação, aqui estamos nós a desbravar caminho!

Pois pretende-se que esta caldeira seja recuperada e colocada a trabalhar, mas para isso falatam algumas informações.
Quem puder ajudar, deixe contacto nos comentários ou envie-nos um e-mail que o mesmo será reencaminhado.

No seguimento do comentário de Carlos Martins, esclarecemos que a Oliva que fabricou esta caldeira e as máquinas de costura Oliva, não é a mesma Oliva dos armazéns "Miguel Oliveira" de Sangalhos.

Continue lendo...

2012/03/29

UMM Cournil dos Bombeiros Voluntários de Faro - ModEna


Mais uma miniatura de jipe UMM, desta vez um modelo Cournil versão bombeiros.
O exemplar que serviu de base é o UMM Cournil dos Bombeiros Voluntários de Faro.

Mais informações sobre esta miniatura:
- Blogue oficial da ModEna.

Continue lendo...

2012/03/28

III Passeio de Pasteleiras - Montamora (Fátima)


Mais um passeio de pasteleiras, este é o III Passeio de Pasteleiras Montamora, Montelo, Amoreira, em Fátima e decorrerá no dia 25 de Abril.
Informações e inscrições usando os contactos existentes no cartaz.

No cartaz aparece a fotografia da bicicleta Sprinter que publicámos neste blogue. Este é o 3.º cartaz de um evento relacionado com bicicletas antigas que usa estas imagem (ver: 1 e 2 e há um 4.º cartaz que vamos mostrar brevemente). É caso para dizer que se houver dúvidas sobre o interesse deste blogue, pelo menos posso dizer serviu como banco de imagens para quem quer fazer um cartaz para um passeio de bicicletas antigas.
E sei eu sei que as imagens são usadas sem qualquer referência à origem (como é pedido na "Nota" existente na lateral do blogue), já o proprietário não sabe que tem a bicicleta mais fotogénica no país! Vou ter de lhe dizer e estou certo de que ficará muito orgulhoso!

Continue lendo...

Exposição jipes Portaro na IX Automobilia Ibérica da Moita


Uma das partes que mereceu especial atenção na IX Automobilia Ibérica da Moita foi a exposição de duas versões do jipe Portaro.

O Portaro Campina de Miguel Martins (a quem agradecemos o envio de algumas das fotos que publicamos) já tinha estado em exposição num evento anterior, mas o Portaro de João Faria foi a primeira vez que esteve em exposição no evento da Moita (mas já esteve no Museu do Caramulo!).

Com esta ideia foi possível ver os dois exemplares e procurar semelhanças e diferenças nas duas máquinas. Foi ainda uma boa maneira de juntar pessoas que gostam desta marca, de modo a que no futuro se possa organizar um evento relacionado com esta marca. A coisa já está a rolar...

Quem estiver disponível ou tiver interesse em saber informações sobre futuras iniciativas relacionadas com os jipes Portaro, queira deixar comentário ou enviar e-mail.

Continue lendo...

2012/03/27

Motoesa EFS Mini Puch azul - Nelson Ferreira


As motorizadas são como as cerejas, puxamos uma e vêm logo duas ou três.
Depois do ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch, têm aparecido mais algumas que até á data não se conheciam.
A que aqui mostramos foi adquirida por Nelson Ferreira para juntar às outras que já há lá por casa.

Mas pelos vistos nem teve tempo de ganhar poeira, pois encontrou um dono cheio de vontade de ter uma destas máquinas e que esperamos que se junte a nós no próximo ajuntamento de Motoesa EFS Mini Puch.

Continue lendo...

2012/03/26

1.ª Feria da Motorizada - 14 e 15 Abril - Arraiolos


Este é o cartaz da 1.ª Feria da Motorizada, que terá lugar nos dias 14 e 15 Abril, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos.
Está prevista a exposição de motorizadas clássicas e antigas, bem como a venda de peças e acessórios e ainda um passeio de motorizadas e bicicletas antigas.
A entrada no pavilhão é livre e a inscrição no passeio custa 5 euros.
O horário é das 10 horas às 20 horas.

Continue lendo...

2012/03/25

Triciclo Sá e Portela (1/2)


Mais outro veículo da Sá e Portela, de Santa Maria da Feira, que aqui mostramos.
Neste caso é um triciclo para criança.

Tem rodas em metal, com pneu em borracha branca.

Pelo autocolante colado no quadro, podemos ver que este triciclo foi fabricado pela Sá e Portela de acordo com as normas NP EN 71.

As cores usadas são o azul e o branco.

O eixo que prende a direcção ao quadro tem uma peça em plástico com o número 186.

Enquanto que o pedal, tem na parte de dentro o número 066 ou 990...

Continue lendo...

2012/03/24

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 22


Já temos mais um número da revista Motos Clássicas e Vintage, o n.º 22 de Abril de 2012.
Neste número o destaque em termos de indústria nacional de duas rodas vai para o artigo sobre a motorizada Macal M 70 com motor Honda a 4 tempos. Uma vez que o artigo teve a colaboração Ernesto Caetano (descendente de Manuel Caetano Henriques - proprietário da Macal), foi possível realizar a história do modelo, abordando as diferenças nos sucessivos modelos produzidos ao longo dos anos, bem como saber o número de exemplares construídos. O ensaio realizado tem ainda algumas considerações sobre a ciclistica do modelo, bem como alguns conselhos sobre a manutenção / conservação do motor Honda SS50.
Na reportagem sobre a IX Automobilia Ibérica da Moita, é ainda possível ver algumas das motorizadas nacionais presentes no evento.

Mas o conteúdo da revista não fica por aqui, podem ainda ver:
- Artigos variados na secção Actualidades;
- Artigo sobre a Laverda Jota 1000 - Eficiência brutal;
- Reportagem sobre os eventos: II Automobilia & Expoclássico do Cartaxo, 3.ª Expo Clássico de Coimbra e Automobilia Ibérica da Moita;
- Artigo sobre Rex McCandless - O criador da Norton Manx;
- Reportagem sobre o Sintra MX 2012 - Almargem do Bispo;
- Artigo na secção Técnica sobre "Soldagem";
- Secção Coleccionador sobre Vítor Esteves - Fascino Honda:
- Artigo na secção Histórias da História das Motos, sobre Edward Turner - Designer de génio;
- Artigo sobre Nicco Bakker - Construtor de chassis;
- Artigo Campeão Latino sobre Dave Aldana.

E as tradicionais secções de Fichas de Clássicas e dos Classificados.

Já está nas bancas!

(revista gentilmente oferecida pelo editor)

Continue lendo...

2012/03/23

IX Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa - 2012


Aqui fica o cartaz do IX Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, a realizar em Burinhosa no dia 22 de Julho de 2012.
Para além do passeio, está prevista a IV Bicimobilia especialmente para quem vende e compra material relacionado com bicicletas antigas.

Mais informações:
- Sie oficial Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa

Continue lendo...

2012/03/22

Miniatura UMM Alter artesanal na IX Automobilia Ibérica da Moita


Esta miniatura de fabrico artesanal do jipe UMM Alter esteve em exposição na a IX Automobilia Ibérica da Moita, onde nos últimos anos têm aparecido outras miniaturas desta marca feitas em materiais como a madeira e neste caso o chassis é em chapa.

Esta miniatura estava construída de uma maneira despreocupada, mas de modo rigoroso em termos de pormenores, dando-lhe um toque especial.

Continue lendo...

2012/03/21

Órbita TF vermelha - Oficina João e Nelson Ferreira


Já aqui mostrámos uma Órbita TF mas pintada de amarelo.
Hoje mostramos a versão em vermelho e branco que esta BMX nacional teve.

Para qualquer assunto relacionado com esta bicicleta, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2012/03/20

Famel Foguetão na IX Automobilia Ibérica Moita


Mais uma Famel Foguetão que esteve à venda na Automobilia Ibérica da Moita.
É um modelo que tem vários elementos que o tornam especial.

O guiador tem uma forma que faz lembrar os que são usados nas scooters.
O velocímetro estava colocado numa posição recuada, sendo enquadrado por uma chapa da Famel onde se podia escrever o nome e a morada do proprietário.

Esta Famel estava equipada com motor ILO que tinha dois escapes, um de cada lado. Como se isto não bastasse, também tinha dois amortecedores na parte de trás.

Continue lendo...

2012/03/19

Datsun Sado carrinha branca (1/2)


É frequente aparecerem alguns veículos de fabrico nacional à porta do pavilhão municipal de exposições da Moita.
Este ano foi possível ver uma carrinha Datsun Sado, pintada de branco.

Este era um modelo comercial, pois a parte do habitáculo estava separada da zona de carga.
A zona do condutor tinha três lugares sentados.

O acesso à zona de carga podia ser feito pela lateral direita, onde havia uma porta.

Já na retaguarda o acesso podia ser feito por duas portas.

Na zona de carga podíamos ver algumas das soluções técnicas encontradas para construção deste modelo. A chapa com canelado no chão e no tecto conferiam rigidez ao conjunto. O ripado colocado lateralmente evitava que a chapa ficasse marcada por impactos da mercadoria e, do lado esquerdo, podemos ver no chão uma chapa que protege a tubagem do depósito de combustível.

Continue lendo...

2012/03/18

Triciclo Sóbrinca - IX Automobilia Ibérica da Moita


Acabou a IX Automobilia Ibérica da Moita e começa a apresentação dos veículos de fabrico nacional que estiveram em exposição e à venda.
Nas imagens podemos ver um triciclo da Sóbrinca.

Era em metal e o selim em madeira forrada com napa, agrafada à madeira. A cor predominante era o vermelho (punhos, pedais e selim).
O metal era cromado e os pneus em borracha.

A esta hora deverá estar a fazer as delícias de uma criança!

Continue lendo...

2012/03/17

IX Automobilia Ibérica da Moita - 2012 - Balanço


Depois de visitarmos a edição de 2012 da Automobilia Ibérica da Moita, aqui estamos nós a divulgar o que vimos no evento, começando com um balanço.
Roçando um pouco o comentador televisivo, com um saco cheio de frases feitas, e onde a nossa voz é a única com razão, aqui ficam algumas linhas, que têm de ser lidas tendo em conta que já estivemos presentes em edições anteriores (ver edições de: 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007)

Os espaços onde decorria a IX Automobilia Ibérica da Moita estavam cheio de pessoas, de vendedores e de material, o que é positivo para todos.
No estacionamento circundante estavam parados muitos veículos clássicos, de duas e de quatro rodas, uns que serviram de transporte, outros que aguardavam comprador. Junto da entrada do edifício do pavilhão municipal de exposições da Moita estava em exposição o autocarro do C.A.A.C.A., como já vem sendo frequente.

A Automobilia Ibérica da Moita caminha a passos largos para aquilo que ela quer ser, uma automobilia. Para quem não acompanhou a evolução do evento, a frase anterior poderá parecer um pouco vazia e sem sentido, mas quem visitou as edições anteriores e estava habituado a ver mais veículos em exposição, que entretanto foram relegados para a tenda lateral, ficamos um pouco com a sensação de que soube a pouco. Ou seja, a cultura está a ser menosprezada, dando-se mais valor ao comércio.
Se a isto juntarmos o facto de muito do material à venda ser refugo do que temos em casa, a coisa poderá caminhar a passos largos para que mais ano menos ano, comece a definhar.

De ciclomotores tipo Vilar Cucciolo, Pachancho, Alma só vimos um depósito de Cucciolo (aliás, a peça estava identificada com algo parecido, tipo Cuciole ou Cucioilo). Tudo o resto eram máquinas mais recentes.
Em relação às motorizadas nacionais, havia algumas peças interessantes, umas recuperadas, outras por recuperar. Em relação às primeiras, a aposta ia para os modelos mais desportivos, como a Famel XF 17, a SIS Sachs V5 e a EFS Fórmula 1.
Nas quatro rodas, o destaque vai para a exposição duas versões dos jipes Portaro (lado a lado, como é bom nestas ocasiões) e na parte de fora esteve presente uma carrinha Datsun Sado.

Se havia material que, como já dissemos, parecia refugo, notou-se uma crescente aposta de alguns vendedores no comércio de material antigo, que ainda está por usar, bem como de material fabricado nos nossos dias. Deste modo as motorizadas nacionais podem continuar a ser restauradas, recuperadas e a circular.

Como é norma nestes eventos, há sempre tempo para falar com amigos e conhecidos (muitos deles virtuais), ainda que o tempo pareça ser sempre pouco e as solicitações muitas.
Mesmo assim deu tempo para alinhavar uma série de ideias, que esperemos que venham a dar frutos.

Entretanto é ir acompanhando o que vamos publicando, de modo a ver mais em pormenor as máquinas nacionais que estiveram presentes.

Continue lendo...

2012/03/16

Autocolante redondo EFS fundo vermelho


Continuando a relembrar os 100 anos da EFS, apresentamos mais um autocolante redondo da EFS. Este tem um tamanho considerável, pois tem 12 cm de diâmetro.
As letras em forma triangular do emblema estão rodeadas da coroa de louro (?) da EFS.
Agradeço a André Milton pela oferta do autocolante!

Continue lendo...