..

2012/02/29

Selo com Vilar Cucciolo de 1955


Mais outro selo com uma máquina de duas rodas nacional.
É um dos ciclomotores mais emblemático da Vilar, com motor Cucciolo, vulgarmente conhecido como pescoço de cavalo - devido à forma do quadro que também servia de depósito.
Tinha suspensão tanto na parte da frente, como na de trás, sendo esta melhorada com a suspensão do selim (da Pagusa?...).
O selo tinha a franquia de 0,61 euros.

Continue lendo...

2012/02/28

Portaro 240 n.º 335 na Baja Guadiana Sagres 500 em 1988


Mais outro jipe Portaro usado em competição, este é um Portaro 240 que foi aligeirado e um pouco transformado para andar nas lides do todo-o-terreno. O resultado é um visual com um toque especial.
Era pilotado por Luís Moutinho e J. Teixeira.

A fotografia foi retirada do livro Aventura 88/89 (uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre. A fotografia é, segundo o livro, de Xtrod).

Continue lendo...

2012/02/27

Desfile de bicicletas antigas da Redinha (Pombal) - 18 de Março


Mais um evento que se aproxima, o desfile de bicicletas antigas da Redinha (Pombal), às 10 horas do dia 18 de Março de 2012.
Haverá ainda uma feira de doçaria e licores regionais, bem como um mercado de antiguidades (com velharias, postais, moedas, livros usados e coleccionismo) e homenagem aos mortos em combate na Batalha da Redinha.
(via: Amigos das Pasteleiras)

Continue lendo...

2012/02/26

Casal K 270 vermelha e amarela - Oficina João e Nelson Ferreira

Hoje mostramos a versão da Casal K 270, de 125 cc, pintada de vermelho com pormenores a amarelo.
Este modelo tem painel de instrumentos com conta-rotações à esquerda e velocímetro com odómetro à direita.
Como se pode ver na imagem seguinte, esta moto da Casal estava equipada com uma bola para reboque. Foi uma adaptação de um antigo proprietário, à semelhança do que aconteceu em muitas 50 cc que não se limitavam ao transporte de pessoas.
Os piscas traseiros estavam fixados no guarda-lamas, opção feliz e que estava em harmonia cromática com o amarelo dos filetes pintados.
As manetes eram da Lusito e o comandos dos interruptores da Miranda e Irmão, Lda.
Um aspecto da parte da frente, onde se vêem em destaque o farol com o aro cromado e os piscas-piscas.
As tampas laterais tinham três ranhuras para entrada de ar para o filtro do ar (?), estavam pintadas de amarelo, acabando por se destacar.

Para qualquer assunto relacionado com esta moto, ou para a adquirir, contactar a oficina de João e Nelson Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2012/02/25

Bicicleta Órbita M 20 Maxi vermelha (2/2)


Aqui fica a 2.ª parte do artigo sobre a Órbita M 20 Maxi.
O cubo da roda de trás era da Sturmey Archer e pelos números gravados é possível saber a data próxima de fabrico da bicicleta.
O farolim era da marca francesa Soubitez.

Os pneus eram da Michelin, tamanho 20 x 1. 75, com faixa branca e muito provavelmente serão os originais.

Na zona para transporte de pequena mercadorias tinha uma mola para prender o que fosse necessário.
O pedal era da Ciclo-Fapril.

Continue lendo...

2012/02/24

Pistões EFI Porto - VIII Automobilia Ibérica da Moita


A próxima edição da Automobilia Ibérica da Moita já está perto, por isso aproveitamos para repescar algum material que esteve presente na última edição e que ainda não publicámos.
Nas imagens podemos ver caixas com pistões para motores de motorizada, fabricados pela Eduardo Ferreirinha e Irmão, S.A.R.L., na cidade do Porto.
Um deles é para motor Zundapp de 4 velocidades e o outro é para motor Sachs.
Digamos que são uma boa maneira de ter um coração nacional, dentro de um motor estrangeiro.

Continue lendo...

2012/02/23

Famel 76 de leitor do RDV


Recebemos este grupo de fotografias de uma motorizada Famel 76, gentilmente enviadas por João Cristovão.

Este modelo é um dos vários que foram fabricados pela Famel e que usava números como designação do modelo (Famel 77, Famel 111...).

O modelo apresentado tem predominância de cor azul (na do folheto dominava o verde).
Para que quiser ver os detalhes desta motorizada, aqui fica o vídeo.

Continue lendo...

2012/02/22

Revista Só Clássicas n.º 8


Mais uma edição da revista Só Clássicas, é o n.º 8.
Neste número a motorizada nacional escolhida para a Ficha nas páginas centrais é a Macal Astronauta.
Em termos de máquinas nacionais, há ainda referências aos motores Motalli e uma fotografia de uma Motobil restaurada e fotografada em Braga (foto que foi publicada no calendário editado pela revista).
Nos preliminares do Todos a Fátima destaca-se uma Famel Carmelita.
Na secção Visto por aí, aparece uma Casal Carina (que já aqui mostrámos), uma Casal K 182 e uma Macal M70.

Já nas bancas.

Continue lendo...

Instalações da MPG - Manuel Pires Guerreiro - Beja


Lembra-se do reboque de marca MPG, modelo Jeco 4100?
Pois ao chegarmos a Beja, podemos ver do lado esquerdo as instalações da Manuel Pires Guerreiro, que já fabricou reboques para uso agrícola.

Pelo que se pode observar, já não fazem este tipo de maquinaria, mas não deixa de ter interesse divulgar as instalações que provavelmente serviram de maternidade a muito do equipamento construído pela MPG.

Continue lendo...

2012/02/21

IMA - Cartão de Identificação de trabalhador


Apresentamos um cartão de identificação de um funcionário da IMA - Indústria de Montagem de Automóveis, Lda., situada em Pontes, perto de Setúbal.
Para quem não sabe nesta fábrica foram montadas várias marcas e modelos de automóveis, sendo que a carrinha Mini IMA é a mais emblemática pelas adaptações realizadas no modelo original e pela percentagem de incorporação de peças nacionais.

O cartão pertenceu a José Domingos Matos, que era preparador de pintura de primeira.
A imagem do cartão foi-nos gentilmente enviada pelo neto, Pedro Pimenta (muito obrigado!), que curiosamente também tem um blogue, relacionado com coisas antigas, o Desaparecido mas não esquecido.

Continue lendo...

Motorizadas Mopede - Alfinete de lapela


Recebemos estas fotos de um alfinete de lapela das motorizadas Mopede, de Aveiro.
Estas motorizadas eram vendidas pela Casal, Irmãos C.ª L.da.
No centro do emblema está um esquiador que desce uma montanha cheia de neve. Lateralmente o emblema tem umas asas estilizadas.

Obrigado a Carlos Caria pelo envio das fotografias!

Continue lendo...

2012/02/20

Expo Clássico Coimbra 2012 - 3.ª Exposição do Automóvel Moto Clássicos e Acessórios


Mais um evento que se aproxima e que terá lugar nos dias 3 e 4 de Março, a 3.ª Exposição do Automóvel e Moto Clássicos e Acessórios, em Coimbra.
Para mais informações, passar por:
- Club Classic Park.

Continue lendo...

Folheto UMM Cournil 4x4 - Luxemburgo


Mais um documento histórico da UMM que aqui mostramos.
Trata-se do folheto publicitário do UMM Cournil 4x4 para o mercado luxemburguês.
O agente oficial será a Meurisse p.v.b.a., situada em Schaarbeeklei 286, em Vilvoorde.

É uma folha formato A3, dobrada a meio e impressa a offset a uma só cor.

No interior são apresentadas 16 motivos para comprar um UMM Cournil 4x4. Pois 4x4=16...

O folheto aparenta ser de 1981, pelas imagens publicadas, mas não podemos afirmar tal coisa. Nele aparecem versões com dois farolins de cada lado da parte da frente do jipe.

No verso são publicadas as características técnicas e os desenhos técnicos. Num deles é possível ver a secção de motor, eixos e transmissões do jipe.

Terminamos com uma das imagens do folheto que merece destaque, uma versão do UMM Cournil 4x4 equipada com uma broca para perfuração de solo, para colocação de estacas. Este acessório era um extra vendido pela marca.

Continue lendo...

2012/02/19

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 21


Com a regularidade a que já estamos habituados, recebemos o novo número da revista Motos Clássicas e Vintage, o n.º 21 de Março de 2012.
No que respeita a máquinas de fabrico nacional, neste número o destaque vai para o artigo de ensaio de uma motorizada Famel Victória, com 5 velocidades, do ano de 1959.
Há ainda uma série de imagens de "rodas nacionais" ao longo da revista, seja na reportagem sobre a Expo Clássicos de Oliveira do Bairro (Famel Yuppie, SIS Sachs V5 Top Racing, Macal Vanguard com motor Honda, Famel XF 17), seja na entrevista a Jorge Viegas (do Sintra MX 2012), onde se pode ver uma Macal em competição.

Mas a revista não se fica por aqui, temos ainda:
- Artigos variados na secção Actualidades;
- Artigo sobre a Sunbeam S8, com 500 cc. de 1958 - A inglesa suave;
- Reportagem Expomoto 2012:
- Artigo sobre o Museu Sammy Miller;
- Entrevista a José Artur Campos Costa - Vice-presidente F.M.P./Comissão de Clássicas + F.I.M.;
- Artigo sobre "parafusos e Roscas" na nova secção Técnica;
- Reportagem sobre a Moto Sport de Águeda, na secção Restaurador;
- 2.ª parte do artigo sobre a história da AJS;
- Contacto com a Honda CB 900 Bol d'Or, na secção As Motos do Troféu Nacional de Clássicas;
- Artigo sobre Kent Andersson.

A secção de Fichas de Clássicas continua a evoluir, tendo-se registado a inclusão da EFS Fórmula 1 (relembro que foi eleita pelos leitores deste blogue a EFS com duas rodas e motor mais emblemática da marca).

Já na bancas!

(revista gentilmente oferecida pelo editor)

Continue lendo...

2012/02/18

Exposição "Alguns dos 100 anos da EFS" - Feira de Automobilia de Peniche


Lembram-se de aqui termos falado da Feira de Automobilia, integrada na Semana da Juventude 2011, em Peniche?

Pois aqui ficam as fotos da exposição "Alguns dos 100 anos da EFS" que esteve patente no local, graças à colaboração e disponibilidade de João Correia do fórum Auto-Rainha Meeting (muito obrigado pela ajuda!).

Integrada nas comemorações dos 100 anos da EFS, nesta exposição foi possível ver alguns dos mais emblemáticos modelos na marca, bem como as diferentes motorizações utilizadas.

Na imagem anterior temos uma ML 301 m, com cesta em vime no suporte de bagagens.

E uma Dúnia com motor Kreidler.

À entrada do corredor onde estava patente a exposição, um poster identificava o evento.

As várias motorizadas estavam identificadas com um folha própria e tinham o dístico 100 anos EFS.


Para além da EFS, também estiveram em exposição outros veículos, dos quais aqui deixamos uma amostra.

Um Volvo PV444 de 1950, tendo como vizinho um Citroen "arrastadeira"...

Uma BMW R 80...

Uma série de scooters Vespa...

Uma Suzuki GT 380, propriedade de Carlos Correia e que foi em rodagem para a exposição...

E a terminar, um Renault 5 GT Turbo de João Correia ao lado de um BMW

Continue lendo...