2011/10/31

II Automobilia & Expoclassico do Cartaxo 11 e 12 Fevereiro 2012


Durante a edição do Classic' Auto tivemos conhecimento da II Automobilia & Expoclássico do Cartaxo, nos dias 11 e 12 de Fevereiro de 2012.
Aqui divulgamos o cartaz e o texto que nos cheoiu via e-mail:

Por altura do seu 3º aniversário, o Forumini ( http://forumini.forumeiros.com/) vai levar a cabo uma feira de automobilia , exposição e venda de veículos clássicos .

Datas: 11 e 12 de Fevereiro de 2012

Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo

Apoios:
Câmara Municipal do Cartaxo
Museu Rural e do Vinho do Cartaxo
Forumini

Horário:
sábado dia 11 - abertura às 9.30 fecho às 21.30
domingo dia 12 - abertura às 9.30 fecho às 20.00

entradas - 2 euros

Continue lendo...

2011/10/30

Caravana Pluma Mini cinzenta


Mais uma caravana das construções Pluma, é o modelo Mini.

Como o nome indica, é uma caravana de dimensões pequenas.

Tem 4 janelas nas partes laterais e uma clarabóia no tecto.

A entrada é feita pelo lado direito.

Tem entradas de ar para ventilação em dois lados e uma entrada para energia eléctrica.

Um modelo bom para um casal poder dar umas voltas sem gastar muito dinheiro e sem andar com uma casa grande às costas.

Continue lendo...

2011/10/29

Exposição "Alguns dos 100 anos da EFS" - Classic' Auto 2011


E voltamos à carga com os 100 anos da EFS... Prometo que quando isto passar fazemos uma dieta, que volta tudo ao lugar!
É só para dizer que a esta hora deverá estar pronta a exposição "Alguns dos 100 anos da EFS", que organizamos para mostrar no evento Classic' Auto 2011. Sábado e domingo é garantido que a podem ver, 2.ª e 3.ª-feira ainda não se sabe...
Como diz na faixa que imprimimos para identificar o espaço, estarão em exposição bicicletas, motorizadas, peças e material promocional da EFS. Será uma exposição relativamente pequena, mas que mostrará parte do que foi esta empresa.
Os veículos terão sinais do tempo e de utilização, sem vergonhas do que foram e do que são!
Quem quiser, pode ainda aproveitar para dois dedos de conversa, sobre este o outro tema.
Até já!

Continue lendo...

2011/10/28

Já temos selo Motoesa EFS Mini Puch


Na paragem do autocarro, ou em paredes por onde vamos passando, podemos ler muitas frases soltas. Nem sempre merecem a nossa atenção, mas há uma delas que diz: Há quem faça acontecer, há quem veja acontecer e há quem pergunte o que aconteceu.
Estamos no primeiro grupo.
Depois de 10 anos a fazer fanzines, em que era conhecido pelo ritmo de produção, vieram alguns anos em que os afazeres foram outros e a produção aparentemente não foi tão visível.
Agora, 5 anos depois de começado o blogue, e por conta das comemorações dos 100 anos da EFS, a produção e o fazer acontecer parecem voltar a fazer parte da existência.

Hoje foi dia de ir aos correios buscar a encomenda relacionada com o selo da Motoesa EFS Mini Puch, mesmo a tempo de os preparar para levar para a exposição (e banca) no Classic' Auto 2011.
É já este fim-de-semana, passem por lá e comprem o vosso selo antes que esgotem!

Continue lendo...

2011/10/27

EFS M 125 com dístico 100 anos EFS!


Depois de aqui termos mostrado a EFS M 301m da GNR com o dístico dos 100 anos da EFS, é hoje dia de mostrar a EFS M 125 com motor Puch de 125 cc de Mário Domingues (obrigado pela sessão de fotografias!).

Digam lá que não fica bem na máquina!
Quem quiser ter dísticos dos 100 anos da EFS, ainda o pode fazer.
E já sabem que não pagam para os ter (dísticos + correio + tempo + envelope + etc = zero euros!).

Continue lendo...

2011/10/26

Autocolante para UCAL Choupal Cross


Mais um autocolante, desta vez é para bicicletas UCAL Choupal Cross, que é uma prima da Esmaltina Fúria e da Vilar Catita GT.
O autocolante era para colocar no varão do quadro.

mais informações sobre a bicicleta UCAL Chopper cross:
- Ucal Choupal Cross - Fórum Amigos das Pasteleiras.

Continue lendo...

2011/10/25

2.º Passeio de Motos Antigas Classic' Auto 2011


É já este fim-de-semana que começa o Classic´Auto 2011 - 6º Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças, nas Caldas da Rainha.
Faz parte da programação um passeio de motos antigas, pelo que quiser participar, deverá contactar a organização usando os contactos existentes na ficha de inscrição que apresentamos.
Quem quiser, pode pedir-nos o original (o que mostramos é uma imagem, que não dá para preencher...), para o e-mail que consta na parte lateral do blogue. Depois tratam da inscrição com a organização.
Depois do passeio apareçam para ver a exposição de veículos (com e sem motor) fabricados pela EFS, exposição integrada nas comemorações dos 100 anos da empresa.
Quem quiser ceder o seu veículo para expor durante o fim-de-semana, também deverá enviar-nos um e-mail. Atenção: os veículos não têm de estar restaurados, pois não há nada que substitua a patine do tempo...

Continue lendo...

2011/10/24

Protótipo de tractor da Bravia / VM


Dizem que com a velhice as coisas mudam...
Isto porque com a velhice a norma é, entre outras coisas, ignorar os aniversários... É só mais um ano que fazemos!... Por aqui andamos perto disso, e porquê?
Por que no dia 21 deste mês fizemos 5 anos de existência... E com os vários afazeres, não fizemos como em anos anteriores, em que durante uma semana publicávamos material desconhecido e/ou ignorado de qualidade, que merecia ser tão conhecido como a imagem do Camões na folha rasgada num canto...
Mas se burro velho não aprende, também não desaprende... Por isso tomem lá: Uma imagem de um protótipo fabricado pela Bravia e VM - mais pela VM, pois a Bravia ficava com os veículos militares e a VM com os civis, onde parece que este tractor se enquadra.
A imagem foi retirada de uma revista Auto Mundo, o n.º 2 do dia 13 de Março de 1975, onde foi publicado um artigo sobre a indústria de montagem de veículos automóveis, em que se falava do caso concreto da Bravia e VM, que à conta de interesses superiores viam os seus produtos preteridos em relação a outros vindos do estrangeiro.
Pelo artigo percebemos que a VM permitia manter a fábrica com trabalho, quando não havia encomendas (do estado) para veículos militares. Ainda que eles custassem menos 200 contos dos que eram adquiridos lá fora, tendo qualidade semelhante (e mesmo que não tivessem, com algum trabalho conjunto seria possível igualar e até superar a qualidade, mas isto sou eu que digo...).
Mas a Bravia e a VM não desistiam, e tentavam alargar e diversificar o leque de produtos para venda. Se muitos viram a luz do dia, este tractor VM com ar de ter entrado numa série de ficção científica dos anos 70 não passou de um protótipo...
Será que ainda existe?

Continue lendo...

2011/10/23

Juntamento de Motoesa EFS Mini Puch - Palmela 2011 (1/2)


E já se realizou o 1.º ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch... Que são tão pequenas, que é possível juntar 3 mini motorizadas num metro quadrado...
O dia começou bem, com algum sol no céu (estava anunciada chuva, mas só a meio da tarde é que apareceu...), o que fez com que os participantes saíssem de casa e ainda bem que assim foi. O resultado foi muito positivo e ultrapassou as expectativas (mas sou suspeito para dizer isto...).

As mini motorizadas iam chegando e logo se começavam a ver as semelhanças e diferenças existentes nos vários exemplares, em resultado de opções de fabrico ou em resultado de opções dos proprietários (de agora ou de outros tempos).

À hora da partida foi possível juntar 4 exemplares de Motoesa EFS Mini Puch, sendo que um deles (o que foi usado para o cartaz) não poderia acompanhar a caravana por motivos técnicos. Havia ainda uma outra mini motorizada que estava a caminho, pelo que se juntaria ao grupo mais tarde.

E assim o grupo partiu a caminho da Quinta do Anjo para ver os sepulcros neolíticos. Chegados ao local, as máquinas descansaram um pouco e os participantes puderam ficar a saber mais sobre o passado da região. Na imagem seguinte podemos ver o corredor que dá acesso a um dos igloos escavado na rocha.

E voltámos à estrada e como o caminho era a subir, aproveitamos para visitar o centro Fortuna, de artes tradicionais, onde para além da visita aos vários espaços, foi possível comer alguma da doçaria típica da localidade e ver a oficina tradicional de cerâmica, com maquinaria antiga.

Novamente na estrada e desta vez a caminho dos moinhos, onde estava à espera mais um exemplar da marca e modelo em questão. Mais dois dedos de conversa e mais uma análise à máquina que se juntara ao grupo.

Seguiu-se o almoço, onde foi feita a sessão de fotos individuais e em grupo (a apresentar dentro de dias) e a visita ao castelo de Palmela. Mesmo no final do evento a chuva apareceu, pelo que a gincana não se realizou.
O que vale é que as Motoesa EFS Mini Puch são fáceis e rápidas de arrumar, mesmo dentro de um carro de dimensões vulgares, como se pode ver pela imagem seguinte.

A terminar quero agradecer a todos os participantes que estiveram presentes e que permitiram que este 1.º evento se realizasse, bem como agradecer aos familiares / acompanhantes da caravana, que permitiram que a mesma pudesse circular sem problemas. Uma referência especial ao site de João e Nelson Ferreira na Internet - www.motosclassicas.yolasite.com - que apoiou o evento e a Paulo Araújo, editor da revista Motos Clássicas e Vintage pela companhia, pela reportagem do evento e pela oferta de revistas aos participantes.

E agora fica a pergunta: Onde vamos realizar a 2.ª edição do evento?

Continue lendo...

2011/10/22

Galucho - Calendário de 1988


Neste calendário de 1988 da Galucho o mote era "A opção rentável" e "O investimento certo".

Na parte de trás temos informações relativas à empresa fundada por José Francisco Justino.

Continue lendo...

2011/10/21

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 17


E já temos mais uma revista Motos Clássicas e Vintage, é o número 17 de Novembro de 2011.
Na capa em grande destaque temos uma moto Casal K 276 125 Trial, pois foi a escolhida para a Clássica da Capa. Como se adivinha, isto quer dizer que podemos ver e ler um artigo com 10 páginas, bem como ter um poster nas páginas centrais sobre a 125 nacional de todo-o-terreno. O artigo aborda vários assuntos, desde a contextualização do aparecimento da Casal K 276, o seu historial, as diferenças entre modelos fabricados, dados técnicos e um teste de condução.
Mas há mais assuntos que respeitam a veículos de fabrico nacional, na reportagem sobre o 1.º Encontro de Motos Antigas de Odivelas podemos ver fotos de 3 máquinas que ganharam prémios de "2.ª", "3.ª Melhor 50 cc" e "Melhor Não Restaurada". Já na reportagem sobre o Encontro Nacional da Tocha aparece uma moto Vilar 125 cc (?) restaurada.

Fazem ainda parte do conteúdo:
- Série de pequenos artigos sobre actualidades do mundo das 2 rodas;
- Artigo sobre os 20 anos da Honda Fireblade;
- Reportagem sobre o 7.º Passeio às Areias da Vagueira;
- Apresentação do restauro de Garelli Mosquito 50 Sport 1963;
- Artigo sobre o encontro de clássicas de competição International Island Classic 2011;
- Artigo sobre Bernardo Ferrão - Pioneiro do MX nacional;
- Reportagem sobre a Concentração Jawa & CZ em Santo Tirso;
- Reportagem sobre o 11.º Encontro do Pinhal Novo;
- Reportagem sobre o 7.º Encontro Solex de Portugal;
- Artigo sobre a marca Ariel - Parte I, na secção "Histórias da história das motos";
- Reportagem sobre o Troféu Nacional de Clássicas Fuchs Silkolene Estoril II;
- Artigo sobre Stevie Baker - O primeiro campeão americano, na secção Pilotos Históricos.
Como vem sendo norma, há ainda a tradicional secção das Fichas das Clássicas, onde constam várias nacionais e a secção de anúncios dos leitores.
Já está nas bancas.

(revista gentilmente oferecida pela editora)

Continue lendo...

2011/10/20

Selo com Motoesa EFS Mini Puch?


Lembram-se da sessão fotográfica relacionada com a comemoração dos 100 anos da EFS?
Pois o trabalho está finalizado, agora só falta fazer figas para que corra tudo bem e para que os selos com a Motoesa EFS Mini Puch vejam a luz do dia brevemente...

Continue lendo...

2011/10/19

Miniatura do UMM Cournil porta larga - ModENa


Já está disponível mais uma das miniaturas dos jipes UMM realizadas pela ModEna, neste caso é de um Cournil com porta larga e capota rígida, pintado no característico azul e branco.

Continue lendo...

2011/10/18

Fotos do Classic´Auto 2010 - 5º Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças


Nos próximos fins-de-semana já há que fazer...
Primeiro são as Motoesa EFS Mini Puch em Palmela, depois é o Classic´Auto 2011 - 6º Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças, nas Caldas da Rainha.

Mas enquanto não chegam os eventos, aproveitamos para relembrar o Classic´Auto 2010 - 5º Salão do Automóvel, Motos Antigas e Peças.

Tal como acontecerá este ano, houve um passeio de motos e motorizadas antigas. Mais uma oportunidade para as máquinas nacionais apanharem um pouco de ar...

Na imagem anterior podemos ver o momento em que o passeio parou em Carvalho Benfeito, para retemperar forças e esticar as pernas.

Uma fotografia da disposição dos participantes....

Num evento deste tipo não pode faltar a venda de máquinas em 2.ª mão. No primeiro caso várias bicicletas...

E no segundo caso, um dos modelos da Famel XF 17.

No pavilhão há ainda exposição de veículos de diferentes marcas.
Apresentamos alguns carismáticos... Uma carrinha VW pão-de-forma...

Um Citroen arrastadeira e uma carrinha Citroen HY.

A terminar um fabricante de peças, neste caso relacionado com madeiras para automóveis clássicos.

Relembramos que iremos estar presentes no pavilhão onde contamos ter em exposição veículos da EFS. Quem quiser ceder o(s) seu(s) para exposição, por favor envie-nos um e-mail. Obrigado!

Continue lendo...

2011/10/17

Pulverizadores Rocha, Lda. na 11.ª Feira Nacional de Agricultura.


Tal como a VM e a Bravia, também a empresa Pulverizadores Rocha, Lda. esteve presente na 11.ª Feira Nacional de Agricultura.
Nestas imagens publicadas na revista Mundo Agrícola n.º 3, datada de 3 de Agosto de 1974, é possível ver um reboque cisterna fabricado pela marca, que foi fundada em 1946.

Segundo o que é referido na publicidade, a empresa tinha a maior gama da Europa em material para pulverização. A fábrica era em Milheirós, na Maia.
Saber mais:
- Site oficial Pulverizadores Rocha.

Continue lendo...

Bicicleta UCAL - 2.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


Este modelo de senhora de bicicleta UCAL esteve presente no 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo. Tinha todo o ar de ser uma bicicleta que ainda era usada no dia-a-dia, sempre que necessário com a caixa de carga cheia de mercadorias.

Na chamada testa do quadro, o emblema da marca era em autocolante, o que a par dos travões de ferradura, mostra que é de fabrico mais recente.

Continue lendo...

2011/10/16

Expo Clássicos 2011 - Guimarães


Mais um evento que se aproxima. É o Expo Clássicos 2011, 4.º salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães.
Terá lugar nos dias 22 e 23 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

Continue lendo...

2011/10/15

Juntar Motoesa EFS Mini Puch em Palmela - Programa


Para quem ainda não se decidiu a vir participar no ajuntamento de mini motorizadas Motoesa EFS Mini Puch no próximo dia 23 (domingo) e para quer saber mais algumas informações, aqui ficam algumas fotografias e o programa. Relembramos que a inscrição e a participação são grátis!
10h - Encontro em Palmela, no largo do Cine-teatro S. João, junto à casa Mãe da Rota dos Vinhos.

10h30 - Passeio até à Quinta do Anjo, para visitar conjunto de sepulcros pré-históricos com forma de igloo escavado na rocha.

11h- "Apertamento" na Rua Manuel da Silva Miranda - a ideia é passar numa rua estreita, onde não passa um carro, mas passa uma Motoesa EFS Mini Puch!.

11h15 - Visita ao centro Fortuna - Artes e ofícios, com oficina de cerâmica e de pintura de azulejos. Pausa para café.

12h - Regresso a Palmela, indo à Serra do Louro, visitar os moinhos e ver a paisagem - Rio Sado e castelo de Palmela.

12h30 - Almoço no parque de merendas junto ao castelo de Palmela. Refeição da responsabilidade de cada participante. Há mesas e bancos em cimento e espaço para deixar as motorizadas à sombra.
Sessão de fotografias individuais e em grupo.

13h30 - Desafio "Leva o garrafão" - gincana no miradouro junto ao castelo. Objectivo: Realizar um percurso o mais rapidamente possível, transportando um garrafão (de plástico!) sem que esteja preso. Participação livre.

14h - Passeio ao castelo de Palmela. Visita aos vários espaços museológicos (arqueologia e transmissões militares), igreja de Santiago, torre de menagem e apreciar a paisagem.
15h - Despedida - Entrega de certificado de participação.

Outras informações:
- Extensão: 15 km
- Pavimento: Misto (alcatrão 12 km, calçada 2,5 km e terra batida 0,5 km)
- Percurso com várias subidas e descidas
- Haverá carro de apoio para qualquer situação imprevista
- A participação no evento é da inteira e exclusiva responsabilidade dos participantes. Os mesmos são responsáveis por todo e qualquer acidente, bem como pelo cumprimento de todos os requisitos legais relacionados com as suas máquinas e respectiva circulação na via pública. O blogue Rodas de Viriato, bem como o seu editor, declinam qualquer responsabilidade decorrente da participação no evento.
contacto - e-mail

Continue lendo...