2011/09/30

Em busca de novos territórios: R-D-V no Facebook

Já lá estamos...
Alargando os territórios, conquistando outras praças, anunciamos que estamos no Facebook.

Continue lendo...

2011/09/29

autoClássico - IX Salão Internacional de Automóvel e Motociclo Clássico e de Época


É já este fim-de-semana que decorre o IX Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época.
Terá lugar na Exponor.

Mais informações:
- Site Eventosmotor.com

Continue lendo...

2011/09/28

Sessão fotográfica com Motoesa EFS Mini Puch


Os últimos dias têm sido marcados pela preparação das iniciativas relacionadas com a comemoração dos 100 anos da EFS.
Enquanto vão chegando a bom ritmo os pedidos de dísticos relativos ao centenário da marca, o trabalho não para...
Na imagem podemos ver um dos momentos da sessão fotográfica com uma Motoesa EFS Mini Puch. O objectivo era fazer a fotografia para o selo que pretendemos editar brevemente.
Como quem não tem cão, caça com gato, toca de improvisar o estúdio que permitisse a obtenção de uma fotografia em que se reconhecesse o perfil da Motoesa EFS Mini Puch.
Nada melhor do que um miradouro para colocar o modelo de modo a que o fundo fosse neutro e sem ruído, o chão fosse direito e também sem ruído e, muito importante, que as várias partes da motorizada se confundissem, de modo a destacar o contorno.
E o resultado foi este...
Pelo meio tivemos a sorte de não entrar em despesas, pois se a Motoesa EFS Mini Puch caísse para o lado de lá... Acho que nem para peças daria...
Entretanto é esperar que o selo veja a luz do dia!
Quem sabe se no encontro do modelo em questão, previsto para final de Outubro!

Continue lendo...

2011/09/27

UBEL Bicicleta - Chapa de testa


Muitas vezes, quando temos uma chapa de uma determinada marca de bicicleta não conseguimos perceber se é nacional, pois as chapas eram feitas de modo a parecer que pertenciam a uma bicicleta inglesa.
Neste caso não, pois a UBEL assumia que era uma marca portuguesa.

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com
Site: www.motosclassicas.yolasite.com

Continue lendo...

2011/09/26

Revista Auto Mundo com artigo sobre Metalúrgia Casal e Jiptara


O n.º 9 da revista Auto Mundo, do ano de 1975 apresentava um artigo sobre a Metalurgia Casal e outro sobre a Jiptara.
Mais de 30 anos separam a publicação desta revista dos dias de hoje, mas para quem gosta deste tipo de temática, o interesse é maior do que se tivesse sido publicada hoje em dia.

O artigo da Casal tem 6 páginas, com fotos a preto e branco.

É sobre a empresa e a indústria nacional de veículos motorizados.

Como se não chegasse, tem ainda o artigo sobre o Jiptara e a Tara, que já aqui publicámos.

Continue lendo...

2011/09/25

Auto-maca militar UMM Cournil - Foto da época


Mais um documento histórico que publicamos e que ajuda a acrescentar mais algumas informações à história dos jipes UMM.
Na fotografia podemos ver uma auto-maca militar UMM Cournil. A fotografia data de 1996 e segundo Carlos Peças foi tirada na Serra da Amêndoa, em Mação, onde eram realizados exercícios pelos pára-quedistas, desde o tempo da Guerra em África.
Já aqui mostrámos uma ambulância UMM Cournil e também uma auto-maca UMM Cournil do GOAS / BRIPARAS igual à que mostrámos hoje, mas o exemplar na imagem aparece na sua totalidade, pelo que se podem ver melhor algumas das caraterísticas.
A capota de lona é mais comprida do que o chassis da viatura, de modo a permitir acondicionar o tamanho da maca que transporta. A lona tem impresso lateralmente a matrícula do UMM e os faróis estão protegidos com uma grelha com rede. O pára-choques tem dois pequenos apoios salientes de cada lado da matrícula (para que é que serviam?).
Como o espaço no interior do veículo tinha de estar desimpedido, a roda suplente está colocada no capot.
Pelo puxador da porta e pela dobradiça do pára-brisas, podemos aferir que é um UMM dos primeiros anos de produção.
Termino agradecendo a Miguel Silva Machado do site Operacional por nos ter feito chegar esta fotografia, bem como algumas informações que a permitem contextualizar (obrigado!).

Continue lendo...

2011/09/24

Dístico 100 anos EFS grátis - Pede o teu!


Começou a materialização da comemoração dos 100 anos da EFS. O que até há pouco eram só meras intenções, são agora realidade.
O dístico EFS para colocação em veículos desta marca (ou das suas associadas) sugerido por Mário Domingues, está pronto como se pode ver na imagem.

É uma folha impressa com as informações básicas sobre a marca: fundação, localização e produtos. Tudo sobre um fundo "carmim EFS" e com a forma típica das etiquetas que os fabricantes e agentes colocavam nos seus veículos.

O objectivo é colocar o dístico num punho ou numa das manetes de um veículo EFS, com recurso a um elástico, enquanto este está estacionado. Depois o vento faz o favor de o fazer mexer e deste modo chamar à atenção de quem passa.
Pode ser usado em concentrações, em encontros, em exposições, mas também quando vamos ao café ou noutra situação do dia-a-dia. O que interessa, é passar a mensagem!

Seguindo a nossas políticas e princípios, o dístico é oferta do blogue R-D-V, bem como o seu envio por correio.

Os interessados deverão pedir o seu dístico "100 anos EFS" via e-mail (o contacto está na parte lateral direita), bastando só que indiquem:
- Nome e morada
- Quantidade pretendida

Depois é esperar que ele chegue a casa e usar!

Continue lendo...

2011/09/23

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 16


Já recebemos mais uma edição da Motos Clássicas e Vintage, é o número 16 de Outubro de 2011.
As máquinas nacionais continuam a ser motivo de destaque na capa, desta vez o ensaio é sobre uma SIS Sachs V5 Racing. São 4 páginas onde se fala do modelo, bem como da experiência de condução e é apresentada uma ficha com as características do modelo. O exemplar usado foi recuperado com algumas alterações.
Tem ainda um pequeno destaque à Casal K188 de Carlos Martins, no artigo sobre o 27.º Passeio de Motos Antigas de Sintra.

Fazem ainda parte do conteúdo:
- Série de pequenos artigos sobre o mundo das 2 rodas;
- Artigo sobre a scooter IWL SR Berlin (a clássica da capa) e a história do modelo;
- Artigo sobre o piloto Gary Nixon "O campeão que nunca foi";
- 3ª parte do artigo sobre os 50 Anos da Yamaha na Velocidade Mundial;
- Reportagem sobre a Festa da Moto do MC do Porto na Maia;
- Artigo sobre o 15.º Ibero Vespa em Armamar;
- Artigo sobre os 62 anos do Ape 50, da Vespa, na secção "Histórias da história das motos";
- Reportagem sobre o Troféu Nacional de Clássicas Fuchs Silkolene Portimão - Braga III.
Há ainda a tradicional secção das Fichas das Clássicas, onde constam várias nacionais e a secção de anúncios dos leitores.
Já está nas bancas.

(revista gentilmente oferecida pela editora)

Continue lendo...

2011/09/22

Modelscala - X Concurso e Exposição de Modelismo


É já este fim-de-semana que se realiza o evento Modelscala - X Concurso e Exposição de Modelismo, na cidade do Montijo, durante os dias 24 e 25 de Setembro, no Pavilhão Desportivo n.º 2.
Para mais informações, usem os contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2011/09/21

Miniatura do UMM Cournil curto - ModENa


Mais uma miniatura de jipe UMM que está disponível no mercado, em escala 1/43.
E de um UMM Cournil curto, como o que esteve no salão Motor Clássico 2011.

Para mais informações, visitem o blogue da ModEna.

Continue lendo...

2011/09/20

Motorizada EFS 301 m - Modelo militar


Continuando com a comemoração dos 100 anos da EFS, aproveitamos para mostrar uma versão pouco conhecida da motorizada EFS 301 m.
Trata-se de um modelo militar que actualmente circula civilmente nas nossas estradas.
Como se pode ver, ainda conserva a pintura original com as letras pintadas a stencil da corporação (?...) a que pertenceu. No depósito aparentemente podemos ler: B3 / ST 342.
Seria da GNR?

Esta EFS 301 m tem algumas diferenças quando comparada com a outra EFS 301 m que já aqui mostrámos, especialmente ao nível do guiador, do selim e do suporte de mercadorias.
Mais uma peça para o puzzle da EFS!

Continue lendo...

2011/09/19

Motorizada Sirla ST - 5 Speeds


Estamos habituados a associar a Sirla a bicicletas, mas a marca também se aventurou nas duas rodas com motor.
Na imagem retirada de uma revista A Moto, podemos ver uma das motorizada Sirla produzida pela fábrica de Vale de Grou, em Águeda.

Continue lendo...

2011/09/18

Autocarro Alfredo Caetano Fenix Gold


Mais outro autocarro da Alfredo Caetano, modelo Fénix, mas desta vez é um Fénix Gold.

O exemplar das imagens é de Abril de 2004.

É usado por uma empresa de transportes de turismo.

Na parte da frente tem os espelhos saídos, o que faz lembrar alguns insectos que têm antenas.

No exterior da parte de trás tem uma câmara de filmar, para que seja mais fácil realizar manobras.

Foi avistado no Alentejo.

Continue lendo...

2011/09/17

Publicidade Mabor General Squeegee


Na imagem da publicidade um automóvel vai a grande velocidade a caminho de uma descida, com curvas perigosas e está a chover... Parece que é de noite...
Melhor contexto para mostrar as capacidades de um pneu é difícil.
Era assim que em 1952 a Mabor General publicitava o seu pneu Squeegee, que mais confiança podia inspirar ao condutor, pelas suas excepcionais condições de aderência, maleabilidade e resistência. Ou seja, todas as características dos melhores tipos de pneus reunidas num único modelo.

Continue lendo...

2011/09/16

Bicicleta Órbita - Modelo recente de senhora


Este modelo de bicicleta Órbita é recente.
É um modelo de senhora com guarda-lamas, mudanças e suporte para mercadorias.
Obrigado a Mário Domingues pelo envio da foto.

Continue lendo...

2011/09/15

Passeio de Motas e Motorizadas Clássicas - Coruche


Mais um evento marcado para breve, é o Passeio de Motas e Motorizadas Clássicas em Coruche, no dia 2 de Outubro.
A concentração está marcada para as 8h30 no Parque do Sorraia.
mais informações pelos contactos existentes no cartaz.

Continue lendo...

2011/09/14

Bicicleta ASV quadro Confersil - 2.º Passeio Pasteleiras Pinhal Novo


Mais uma das bicicletas que esteve presente no 2.º Passeio das Pasteleiras de Pinhal Novo.
É uma ASV com quadro da Confersil.

É um exemplar com travões de fio e com dínamo Miller na roda traseira.
Está ainda equipado com bomba de ar e com caixa plástica no suporte de mercadorias.

Continue lendo...

2011/09/13

SNET - Sociedade Nacional de Embraiagens e Travões - Pub.


Mais uma marca a constar no blogue, neste caso relativa a componentes.
Trata-se da SNET - Sociedade Nacional de Embraiagens e Travões, Lda.
Eram fabricantes de calços para travões, pastilhas e forros para discos de embraiagens para todo o tipo de viaturas.

A SNET situava-se na Rua de Macau, 2 a 8, em Olival Basto - Odivelas.
As publicidades foram retiradas de uma revista Auto Mundo de Abril de 1982.

Continue lendo...

2011/09/12

Motorizada Perfecta VM 72


Dizem que Henry Ford dizia que os seus carros podiam ter qualquer cor, desde que fosse o preto. Curiosamente vivemos numa época em que a liberdade de escolha aparentemente é maior do que alguma vez se conseguiu, vai dai ligamos a televisão por cabo e vemos +/- 7 canais que emitem em directo um congresso de uns fulanos que se reúnem para combinar como tomar o poder e cada um deles tirar o máximo para si... Ou então vemos o santo da economia que agora é que esta a dizer uma coisa mesmo importante, então todos têm de ver e de ouvir... Na autoestrada também se vê muita liberdade no que respeita às cores dos carros, vai do cinza escuro, ao cinza claro, passando pelo cinza azulado ou esverdeado... É claro que há quem escolha o cinza "cinzento", sem mais nenhuma cor do arco-íris. nada como ser sóbrio!

Pelo exposto, pergunto: Será que tanta liberdade resulta em que todos façam o mesmo?
Parece-me que sim...
Por isso aqui apresento uma motorizada Perfecta VM 72 pintada de laranja e de branco. Viva o pensamento divergente! Vivam as cores sem preto à mistura!

Continue lendo...

2011/09/11

VM e Bravia na 11.ª Feira Nacional de Agricultura


Na revista Mundo Agrícola n.º 3, datada de 3 de Agosto de 1974, foram publicadas imagens que publicitavam o espaço de exposição da VM e da Bravia, na 11.ª Feira Nacional de Agricultura.
Na imagem anterior, podemos ver uma publicidade com um dumper VM, modelo 5/4 TD L, sendo referido que os dumpers VM eram um produto nacional, segundo a Portaria de 13 de Maio e de 10 de Outubro de 1963. Dizia ainda que eram adequados para serviço pesado ou muito intenso; para transportes rápidos das mais variadas cargas; grande capacidade de tracção, facilidade de deslocação em terrenos difíceis e estavam equipados com travões hidraúlicos.

A outra fotografia mostra três dumpers e parte de uma caixa de um reboque ou de um camião, que pela imagem não se percebe se é de um camião Bravia.
Há ainda duas placas, uma da VM que anunciava dumpers, tractores industriais, atrelados e veículos basculantes e outra da Bravia que não se consegue ver muito bem, mas que aparentemente anunciava viaturas especiais - Chaimite e Tigre; camiões Comando (?) - Gazela, Leopardo e Pantera. Na parte de baixo da placa tem alguma coisa escrita, onde parece dizer "Equipamentos de perfurações e (...)".
Pena que não se consiga ver mais da parte direita da foto, podia ser que fosse do camião que mais tarde foi apresentado na 17.ª edição da Feira Internacional de Lisboa.

Continue lendo...

2011/09/10

Motorizada com Motor Casal, montagem...?


Recebemos esta fotografia de uma motorizada com motor Casal, gentilmente enviada por Mário Domingues (obrigado!).
Parece que a montagem é da Macal, quem confirma o facto?
Deixem comentários.

Continue lendo...

2011/09/09

Dardo Cycles - Chapa de testa de bicicleta


Mais uma chapa de testa de quadro de bicicleta, desta vez é das bicicletas Dardo.
No emblema aparece um lançador de dardo, tendo por trás uma roda e lateralmente uma série de folhas de louro.

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/09/08

EFS em competição motocross - Torres de Sousa


A propósito da comemoração dos 100 anos da EFS, aproveitamos para relembrar alguns factos e máquinas que merecem divulgação.
A imagem que mostramos é de uma motorizada EFS de competição para motocross, pilotada por Torres de Sousa.
A imagem foi retirada da revista A Moto n.º 6, datada de Março de 1978.

Continue lendo...

2011/09/07

8º Encontro de Ciclomotores Antigos “Vila de Almodôvar”


Mais um evento, este é já no próximo fim-de-semana, nos dias 10 e 11 de Setembro, trata-se do 8º Encontro de Ciclomotores Antigos “Vila de Almodôvar.
Aqui fica o e-mail que nos chegou:

8º Encontro de Ciclomotores Antigos - Almodôvar 2010

O Moto Clube de Almodôvar vai realizar no próximo dia 11 de Setembro, Domingo, o 8º Encontro de Ciclomotores Antigos “Vila de Almodôvar” que terá lugar nas Piscinas Municipais a partir das 9h da manhã.
Esta grande festa, que este ano apresenta muitas novidades, vai ter início logo na tarde de sábado, dia 10 de Setembro, sendo que o Moto Clube de Almodôvar preparou uma grande Exposição e Feira de Ciclomotores Antigos (gratuita para todos aqueles que quiserem participar), uma Gincana para divertir todos os presentes e à noite uma animado Baile com o acordeonista Nelson Ferro... tudo isto num sítio fantástico com muita sombra e ainda direito a banhos nas Piscinas Municipais!
Com grande expectativa esperamos a participação de mais de três centenas de ciclomotores antigos, neste que já é considerado como um dos maiores eventos desta natureza no nosso país.
Desta forma, pretende o Moto Clube valorizar as duas rodas mais antigas e o convívio salutar entre todos aqueles que as adoram, apresentando algumas raridades e muitos restauros espectacularmente bem conseguidos, que vindos um pouco de todo o sul e centro do País viajam até Almodôvar, neste evento que tem visto aumentar fortemente, de edição para edição, o número de participantes.
Para enaltecer ainda mais esta grande iniciativa, queremos contar com a vossa presença e o apelo que fica é que “se tiverem algum exemplar, mesmo que muito velhinho e pouco apresentável, tragam-no…”, porque afinal de contas… até podem ter uma raridade em casa e não terem conhecimento disso!

Programa de Sábado:
15h –Abertura da Exposição /Feira de Ciclomotores Antigos e Velharias
16h30m – Gincana de Ciclomotores pela Vila de Almodôvar
22h – Baile com Nelson Ferro

Programa de Domingo:
09H00 - Inicio das Inscrições
09H30 - Abertura do Parque de Exposições/venda de material
11H30 - Passeio de Ciclomotores
13h30 – Almoço convívio
15H30 - Entrega de Prémios e Lembranças
16H30 – Encerramento do Evento

Fica ainda a nota de que, se alguém for de muito longe e quiser vir logo no sábado (o que recomendamos vivamente!) , tal como consta no nosso cartaz, nas Piscinas Municipais haverá um local onde podem montar tenda mesmo ao lado do local onde se realizará o 8º Encontro de Ciclomotores Antigos. Para isso, basta avisarem e serão com certeza bem recebidos!
Para mais informações poderão entrar em contacto com Luís Botelho, Presidente da Direcção do Moto Clube de Almodôvar – 969090037, ou José Guerreiro – 962709850.
Telefone do MCA – 286 665 434

Continue lendo...

2011/09/06

Ford Lusitana - Pin do Grupo Desportivo do Pessoal da Ford Lusitana


Penso que não estarei errado ao dizer que este pin é do Grupo Desportivo do Pessoal da Ford Lusitana.
É antigo e fecha na parte de trás com um alfinete.

Continue lendo...

2011/09/05

Revista Só Clássicas n.º 3


Já saiu mais um número da revista Só Clássicas.
O tema em destaque nesta revista são as motorizadas nacionais de cross, pelo que a motorizada da capa é uma Macal de Cross.
Numa nota na página do editorial, é referido que o artigo poderá ter alguma omissão, o que de facto aconteceu, pois a Anfesa, a Masac e a Stamir não foram referidas.
É claro que é fácil detectar as falhas depois de o trabalho estar feito, e mesmo sendo discutível a referência a estas marcas, acho que pelo menos a Anfesa devia figurar.
Note-se que a Anfesa nasceu da experiência de preparação de veículos de duas rodas para provas de cross, aproveitando um nicho de mercado para vender as suas máquinas. Esta situação fez com que a marca se aventurasse na criação de motos com cilindradas que poucas marcas nacionais ousaram montar. Tudo graças ao panorama do cross nacional nos anos 70/80 e do todo-o-terreno dos anos 90, sem o qual a história da Anfesa não seria a mesma.
No artigo em questão, são apresentados por ordem alfabética os vários modelos comercializados pelas várias marcas nacionais de motorizadas, recorrendo a uma imagem e a uma legenda.
Mas há mais material sobre motorizadas nacionais na revista, começando numa SIS Sachs V5 numa foto de antigamente, seguindo-se a Motoesa EFS Mini Puch de Nelson Ferreira.
Nas reportagens sobre encontros / concentrações também há um variado leque de marcas e modelos.
E não é tudo, a ficha técnica é sobre a SIS Sachs 1x2 Totomoto e a secção de restauro, é sobre uma Casal K 181 (2.º modelo).
Já nas bancas.

Continue lendo...

2011/09/04

Citroen DS de 1970 da Sóbrinca


Lembram-se do brinquedo Citroen DS descapotável, a pedais da Sóbrinca que já mostrámos neste blogue?
Pois recebemos este grupo de fotografias de Marco Lagarde (obrigado!) com a sua nova aquisição - um Citroen DS descapotável da Sóbrinca.

Este exemplar foi adquirido em Portugal, tendo estado na posse do antigo dono desde a infância, graças ao contributo do blogue Rodas de Viriato.
O brinquedo da Sóbrinca está no seu estado de conservação original, faltando um pára-brisa e duas tampas para os eixos das rodas.

Quem tiver as peças procuradas, um Citroen DS da Sóbrinca que queira vender, ou informações relativas a este modelo, use o contacto de e-mail que aparece nas fotografias.

Continue lendo...