2011/06/30

Sado 550 em revista do ACP


Há quem diga que o Sado 550 é um automóvel raro de se ver...
Pois se esta afirmação for verdadeira, o fotografo que captou este momento era um homem com sorte.
A fotografia foi publicada na revista do ACP, n.º 5 de 1990, num artigo sobre estacionamentos incorrectos. É claro que o Sado 550 está bem estacionado e dentro da lei, o que não é de espantar, pois proprietário de veículo nacional é responsável e cívico!

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2011/06/29

Autocolantes ovais para bicicleta Órbita


Dois autocolantes pequenos com formato oval para bicicletas Órbita.
O tipo de letra usado é o característico da década de 80/90 (?) e está impresso em papel autocolante prateado.

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2011/06/28

Famel Caravela - Oficina João Ferreira


A Famel baptizou vários modelos com nomes de meios de transporte aéreo, um deles é esta Famel Caravela, que apesar de ter nome de barco, neste caso refere-se ao aviões Caravelle que a TAP tinha na sua frota e que eram a jacto.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada (ou para comprar), podem telefonar para os seguintes números:
- 965205686 - João Ferreira
- 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

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2011/06/27

Folheto jipe Cournil vendido pela TAG Vehicles


Mais uma vez saímos um pouco fora do âmbito deste blogue para mostrar um folheto dos jipes Cournil produzidos pela Cournil & Gevarm (fabrico francês), que eram vendidos pela TAG Vehicles Group no Reino Unido.
A apresentação deste panfleto prende-se com comparações que se possam fazer, entre estes veículos e os que a UMM começava a fabricar, até porque a TAG Vehicles vendeu simultaneamente as duas marcas.
No panfleto é referido que a Cournil tinha 15 anos de experiência.
Os jipes Cournil estavam equipados com motores Peugeot e Saviem.

As versões disponíveis dividiam-se em dois grandes grupos, com chassis curto e com chassis longo.

As versões podiam ter diferentes apresentações, como capota de lona (com ou sem janelas laterais em plástico); pick-up simples ou com caixa em lona (com ou sem janelas laterais em plástico); versão descapotável e versão com hard top (com ou sem janelas laterais).

Os exemplares que aprecem nas imagens estavam pintados de cor verde, de azul e de amarelo torrado.

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2011/06/26

1.º Passeio de Bicicletas Antigas "Puxa por elas"


Mais um evento relacionado com 2 rodas antigas.
É o 1.º Passeio de Bicicletas Antigas "Puxa por elas" em Porto de Mós. O evento terá lugar no próximo dia 3 de Julho e como as inscrições são limitadas a 50 vagas, é melhor confirmar se ainda podem participar no passeio.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

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2011/06/25

Bicicleta Sadina - 2.º Passeio das Pasteleiras Pinhal Novo


No 2.º Passeio das Pasteleiras, em Pinhal Novo, esteve presente uma bicicleta de marca Sadina.
Pelo nome adivinha-se que seja de um agente de Setúbal.
Quem souber mais informações sobre esta marca, deixe comentário.

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2011/06/24

Folheto motorizada Forvel Cross


Mais um folheto da Forvel, este é do modelo Cross.
Tinha suspensão telescópica hidráulica na parte da frente e braço oscilante com amortecedores reguláveis hidráulicos e de mola helicoidal.
O depósito tinha capacidade para 7 litros de combustível e podia atingir 95 km por hora. O motor que equipava este modelo era o Casal M 154.

Agradeço a André Martins pela oferta deste folheto e a seu pai, João Martins Francisco, com oficina no Largo Senhora da Piedade, n.º 45, 6000-120 Castelo Branco (Telefone e Fax: 272341660 ou 968983822 / 926824484).

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2011/06/23

Revista Motos Clássicas e Vintage n.º 13


Este é o nº 13 da revista Motos Clássicas e Vintage, relativo ao mês de Julho, onde as duas rodas nacionais também têm lugar.
Logo no editorial, um dos pontos é sobre o panorama dos encontros / concentrações de motos e de motorizadas em Portugal, onde é apresentada uma solução que poderá melhorar o nível deste tipo de eventos, bem como de quem neles participa.
Depois segue-se um artigo de 3 páginas sobre a SIS Sachs V5 Lotus Especial, onde este modelo é apresentado ao pormenor a partir do contacto de condução do veículo, até às suas características técnicas.
E como não pode deixar de ser são várias as motos e motorizadas nacionais que aparecem em fotografias relativas a encontros ou a feiras. Seja a Casal K 260 que esteve à venda na XIX Automobilia de Aveiro, sejam as Casal RZ, K 175, ou as Sachs Fuego e Macal Sport que marcaram presença no 3.ª Passeio de Ciclomotores Antigos de Sintra.

Mas a revista não fica por aqui e no conteúdo podem saber mais sobre:
- NSU Konsul;
- Passeio Ciclomotores Vagueira;
- Motantic Poaires;
- British Motorcycle Museum;
- História Os Anúncios da Honda;
- Piloto Histórico Tazio Nuvolari;
- A Lei das Clássicas comentada pelo deputado que a originou;
- Passeio Cavalões;
- Motos para Venda
- Secção "fichas de clássicas", com a cotação de várias motos e motorizadas, entretanto alargada a mais modelos de fabrico nacional.

Já nas bancas!

(revista gentilmente oferecida pela editora)

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2011/06/22

V Concentração de Veículos Militares Antigos - Um Dia no Quartel - 2011


Está agendada para o próximo fim-de-semana a V Concentração de Veículos Militares Antigos "Um Dia no Quartel".

Programa:
Sábado 25 de Junho – A partir das 09h00 recepção dos participantes na Bateria de Artilharia da Lage em Oeiras. Pelas 11h00, início da marcha em coluna militar com destino ao R. de Engenharia n.º1 na Pontinha para visita ao POSTO DE COMANDO DO MFA no 25 de ABRIL. Almoço. Após o Almoço visita às OFICINAS GERAIS DE MATERIAL DE ENGENHARIA na Ajuda. Aqui poderemos perceber como se procede ao mais alto nível de preparação e reparação das viaturas do Exército Português. Regresso em coluna à Bateria da Lage. Demonstração das capacidades de evolução em Todo-o-Terreno dos veículos militares. Lanche/Jantar. Demonstração do funcionamento de um projector de iluminação usado na luta antiaérea da 2ª Guerra Mundial (se funcionar!).
Domingo 26 de Junho – às 10H00 início da marcha com destino à Base Aérea de Sintra para visita ao Museu do Ar. Almoço. Após o almoço retomamos a marcha com destino a Oeiras com visita ao Farol do Cabo da Roca e passagem por Cascais percorrendo o litoral. Pelas 17h00 encerramento das actividades.

Mais informações:
- Blogue do Clube TT de Oeiras.

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Autocolante para bicicleta Sagres - Modelo de Luxo


Mais outro autocolante das bicicletas Sagres.
Este é para colocar no varão do quadro da bicicleta, por esse motivo as letras do nome aparecem com orientações diferentes.
A base do autocolante é prateada, tipo espelho.

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2011/06/21

Ciclomotor OSP Sachs Marechal procura chapa de testa


Recebemos um e-mail com um pedido de ajuda para tentar encontrar uma chapa de testa para o quadro do ciclomotor da OSP - Organização Sachs Portuguesa, que aparece nas imagens.

No livrete do veículo, o ciclomotor está identificado como Sachs Marechal, mas tem muitas semelhanças com os ciclomotores Dover, modelo Felino.

Quem puder ajudar, deixe comentário ou escreva um e-mail para o endereço do blogue, que depois será encaminhado.
Agradeço a Camilo Vaz pelo envio das fotografias.

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2011/06/20

3.º Encontro de Bicicletas Antigas - Alvorge (Ansião)


Outro evento relacionado com bicicletas pasteleiras que circula na Internet, é o 3.º Encontro de Bicicletas Antigas de Alvorge, em Ansião. Terá lugar no próximo Domingo, dia 26 de Junho de 2011.
Para mais informações, usar os contactos existentes no cartaz.

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2011/06/19

Motorizada Sotam na VIII Automobilia Ibérica - Moita

Devagar vamos vendo aparecer à venda modelos menos comuns, como é o caso desta motorizada Guri, que esteve para venda na VIII Automobilia Ibérica da Moita.
Estava incompleta, tinha o motor em falta, mas muitas das peças ainda estavam no lugar, como no caso das rodas.
Este modelo é facilmente identificável por ter o depósito de combustível por baixo do guiador, como se pode ver na imagem anterior.
Um dos aspectos curiosos nesta motorizada, era que na ponta do guarda-lamas dianteiro estava escrito "Inox", o que faz lembrar os talheres que ostentam gravada esta palavra. Certamente para deixar claro que não enferrujava!

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2011/06/18

Chapa para bicicleta Aprol


Mais uma chapa para bicicletas, desta vez é para bicicletas Aprol Cycles, nome que lido de trás para a frente, dá "Lorpa".
Este facto poderá ser um mero acaso, resultado da mente depravada que escreve estas linhas, mas é um facto que muitas das marcas nacionais se liam de trás para a frente, e muitas vezes com nomes um pouco arrojados. A melhor que conheço é a Ad-Rem, mas mais uma vez posso ser eu que vejo coisas onde elas não existem...
Quem confirma a minha teoria e deixa mais algumas informações sobre esta marca?
Por baixo de Aprol temos uma série de símbolos que nos levam para o tempos dos reis.

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, ou para a adquirir, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

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2011/06/17

Folheto motorizada Forvel Sintra


Mais um folheto das motorizadas Forvel que mostramos no blogue.
Este é relativo à Forvel Sintra, que tem ares de ser a motorizada de trabalho da marca de Cantanhede. Estava equipada com motor Casal M 151, capaz de fazer rolar a motorizada a 90 km/h.

Agradeço a André Martins pela oferta deste folheto e a seu pai, João Martins Francisco, com oficina no Largo Senhora da Piedade, n.º 45, 6000-120 Castelo Branco (Telefone e Fax: 272341660 ou 968983822 / 926824484).

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2011/06/16

Vídeo com Manuel Alves Barbosa sobre a ALBA


Neste vídeo onde se fala dos automóveis da metalúrgica ALBA, podemos ver Manuel Alves Barbosa que esteve ligado à origem destes automóveis.
Segundo o próprio, esteve presente no processo de construção, idealização e desenho dos automóveis, juntamente com António Augusto Martins Pereira e com Francisco Pereira, nas instalações da fábrica em Albergaria-a-Velha.
Os automóveis ALBA eram criados a partir de automóveis Simca, que sofriam muitas transformações, desde o motor até à carroçaria. O empenho na melhoria originou o fabrico do motor ALBA, com 1500 cc construído na fábrica, recorrendo à técnica dos moldes de areia.
Manuel Alves Barbosa teve um ALBA com o qual correu em Monsanto, onde ganhou dinheiro suficiente com patrocínios (que pagavam por volta dada), tendo deste modo conseguido dinheiro para embarcar para a Alemanha, onde tirou um curso na Mercedes Benz.
O vídeo está na página do utilizador Greenmoke's do Youtube.

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2011/06/15

1.º Acampamento das Clássicas - Fragoso


Mais um acampamento, desta vez é o 1.º Acampamento das Clássicas, em Fragoso, no Neiva Parque e destina-se a motos e a motorizadas.
Está agendado para os dias 9 e 10 de Julho e o programa para os participantes é variado, como se pode ver pelo cartaz (onde também têm os contactos para mais informações).

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Pneus Dogma para roda 28


Continuando a divulgar marcas de pneus nacionais, falamos hoje dos pneus Dogma que eram fabricados pela CNP.

Este pneu foi fotografado na oficina de João Ferreira e estava aplicado numa roda 28 (28 x 1 1/2) e com o piso ainda em bom estado.

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2011/06/14

Macal Rally MR6 - 75 - Calendário de 1990


Mais outro calendário da Macal, este faz publicidade ao modelo Rally Trail MR6 - 75.
Este exemplar tinha 74,6 cc e caixa com 6 velocidades. O arranque do motor era feito por pedal. Tinha travão de disco na roda da frente.

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Bicicleta Argus - 2.º Passeio das Pasteleiras Pinhal Novo


Mais uma das bicicletas que participaram no 2.º Passeio das Pasteleiras, em Pinhal Novo.
É uma bicicleta Argus, que segundo informação no fórum Amigos das Pasteleiras era uma marca do Centro Velocipédico de Sangalhos.

Uma das pistas de que poderia ser de fabrico nacional estava num dos elementos do sistema de travagem, onde se podia ler New Ucal.

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2011/06/13

3.º Passeio Bicicletas Antigas (Monte - Murtosa)


Mais um evento que se aproxima, é o 3.º Passeio de Bicicletas Antigas de Monte - Murtosa, que decorrerá dia 9 de Julho.
No programa do passeio está previsto:
- das 9 h às 17 h - Feira e exposição de bicicletas Antigas;
- das 9 h até às 10h30 - Confirmação e acreditação de inscrições;
- às 10h30 - Início do passeio;
- às 13h30 - Almoço ambulante e convívio;
- às 16 h - Sorteio e entrega de prémios (traje etnográfico, bicicleta mais antiga e melhor restauro).
Para mais informações usar os contactos existentes no cartaz.

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Jipe Cournil (françês) vendido pela TAG Vehicles Group


No lote de material relativo à TAG Vehicles (que vendia no mercado inglês os jipes Cournil e UMM, como já aqui mostrámos) vinha este panfleto dos jipes Cournil (de fabrico francês).
Como a TAG Vehicles vendia as duas marcas, e para que se possam estabelecer algumas comparações entre os dois veículos, de marcas diferentes, mas com o mesmo ponto de partida, aproveitamos para aqui mostrar este panfleto.

O jipe Cournil foi criado em França para usos agrícolas, pelo que a imagem anterior não podia ser melhor... Na parte de trás, do lado direito, podemos ver um autocolante com a forma da França e com as cores da bandeira francesa, por seu lado o jipe Cournil puxa um escarificador (?...). No centro do panfleto, um jipe é usado para lavrar a terra. Em Portugal, este tipo de utilizações terá sido muito residual, ainda que algumas delas constassem nas opções de equipamento.

Mas se os homens não se mede aos palmos, os jipes também não...
Na imagem anterior o mesmo jipe puxa um reboque que poderia transportar o jipe na parte de dentro.

Mas as adaptações não se limitavam a usos agrícolas, na imagem anterior podemos ver uma versão para os bombeiros. Note-se que a UMM também tinha versões transformadas para este fim.

Já o Cournil da imagem anterior tinha uma pá escavadora na parte de trás. O jipe que era usado para este fim, era mais longo do que os outros que constam nas fotos. Por seu lado a UMM fabricou um número muito limitado de jipes mais curtos do que o normal (na UMM esta seria a versão normal).

A terminar, uma foto de um Cournil a puxar um espalhador de estrume em funcionamento.
Não deixa de ser curioso e ao mesmo tempo estranho, que a TAG Vehicles vendesse simultâneamente duas marcas que tinham (quase) o mesmo produto para oferecer...

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2011/06/12

Motorizada EFS com duplo escape - VIII Automobilia Ibérica da Moita


Esta motorizada EFS esteve na VIII Automobilia Ibérica da Moita e com facilidade passava despercebida.

Este modelo aparenta ser a versão de luxo da EFS 120m, pois tem dois escapes.

O estado de conservação não era o melhor, pois tinha alguma ferrugem, mas com um restauro não passará despercebida em eventos deste tipo.

Tanto mais que ainda está muito próximo do original, pelo que parte do trabalho está facilitado.

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