2011/04/30

3º Passeio Ciclomotores Antigos - Moto Clube de Sintra


Mais um evento que se aproxima, é o 3º Passeio de Ciclomotores Antigos, organizado pelo Moto Clube de Sintra e está marcado para dia 29 de Maio de 2011.
O programa é o seguinte:
9h00-Concentração no recinto da Feira de S. Pedro e exposição dos Ciclomotores.
10h30- Saída para o passeio com direcção a Ramalhão, Lagoa Azul, Capuchos, Pé da Serra, Penedo, Colares, Praia das Maças, Azenhas do Mar, Fontanelas, Ribeira, Sintra, S. Pedro Sintra.
13h30-Almoço no Largo da Feira de S. Pedro de Sintra.
17h30-Entrega de Troféus aos participantes.
18h30-Fecho.

Para mais informações:
- Site oficial Moto Clube de Sintra.

Continue lendo...

2011/04/29

Chapa de bicicleta Cicles Piedense - Oficina João Ferreira


Esta chapa de testa de quadro é para uma bicicleta Cicles Piedense, da Cova da Piedade.
Mas a Piedense não vendeu só bicicletas, também vendeu motorizadas, como já aqui mostrámos.
Na chapa aparecem motivos relacionados com a localidade (um brasão de heráldica com motivos de Almada) e com o mundo das duas rodas (um pneu com asas de lado).

Para qualquer assunto relacionado com esta chapa, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/04/28

EFS Motoesa - Calendário de 1989


Outro calendário da colecção. Este é da EFS Motoesa e dos motores Puch.
É relativo ao ano de 1989 e na parte da frente temos um desenho de uma moto que quase nos lembra as do filme Tron.
O slogan era "Força da qualidade".

Na parte de trás há o contacto da fábrica na Borralha (Águeda) e os contactos da distribuidora Central EFS, Lda.

Continue lendo...

2011/04/27

I Passeio de Pasteleiras - Escalos Fundeiros


Mais um passeio de bicicletas pasteleiras que divulgamos, trata-se do 1.º Passeio de Pasteleiras da Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio de Escalos Fundeiros (Pedrogão Grande), no dia 15 de Maio.
A concentração terá lugar pelas 9 horas e o evento tem duração até às 15 horas, com a entrega de prémios e lembranças.
Para mais informações usar o contacto de telefone existente no cartaz.

Continue lendo...

2011/04/26

Miranda - Bomba de ar


Esta é uma bomba de ar antiga da Miranda e Irmãos Lda., como se pode ver pelo emblema da marca que está gravado no metal.

Ainda conserva a "patine" resultante dos anos de vida que tem.

A saída do ar tem uma tampa plástica para tapar o orifício quando não é utilizada.

Para além do emblema gravado, também tem o nome Miranda em relevo, na outra extremidade.

Esta bomba de ar foi gentilmente oferecida numa visita à Arrábida Bikes (ver site oficial) por Tiago Semedo.
Aproveito a ocasião para relembrar que no próximo dia 1 de Maio, decorrerá o 2.º Encontro de Bicicletas Antigas de Setúbal, organizado pela Arrábida Bikes.
Para além de ser uma oportunidade para passear de bicicleta, também pode ser o ponto de partida para a organização de um futuro encontro de veículos de duas rodas com motor nesta cidade, podendo a ocasião ser aproveitada para que amantes de motorizadas e de motos se juntem no local.

Continue lendo...

2011/04/25

Chaimite e 25 de Abril sempre!


Há dias, que não são dias.
Começo o texto com este dito, porque hoje é uma data especial, e porque nos últimos dias este assunto tem andado no ar.
E como é um assunto que anda no ar, e como hoje (dizem que) se comemora a liberdade, nada como pegar no assunto para aqui tecer algumas considerações.
Há dias, que não são dias. Por esse motivo apresento um vídeo em francês sobre o 25 de Abril de 1974, já que mais não seja para que vejam imagens a cores do dia que muitos associam a preto e branco ou a cinzento. É irónico que a maioria das imagens (fixas ou em movimento, isto é, fotografia ou filme) captadas por portugueses são a preto e branco, ou cinzento... E são os portugueses que têm apretobranqueado a data, sendo cada vez mais associada à nuvem cinzenta que paira pelas nossas cabeças, e que se vem formando desde esse dia.
Há dias, que não são dias. Por isso não me limito a apresentar uma imagem de um veículo de fabrico nacional. Neste texto escrevo o que penso, e pensar, a par de produzir, é coisa perigosa nos dias que correm no território que frequento. Podia optar por não o fazer, deste modo teria mais visitantes no blogue a médio/longo prazo (quando não gostamos da maneira de pensar de alguém, deixamos de seguir o que ela faz) e não me arriscava a algum comentário anónimo de conteúdo mais descartável (sim, a liberdade aqui permite isso). Afinal, mais facilmente dizemos mal, do que dizemos bem.
Há dias, que não são dias. Por isso motivo apresento vídeos dois dias seguidos... Podia dizer, como fazem os meios de comunicação onde a carneirada involuntariamente tem um pastor que seguir, seja ele de só grandes músicas, ou de uma televisão feita por si... que foi propositadamente, mas não! Ao agendar o material para estes dias de Páscoa, calhou colocar o vídeo do ciclomotor Rápida, com motor Cucciolo, e agora queria ligar a data a um veículo nacional, e a escolha foi para o vídeo francês. Confesso que gostava de ligar a data ao Fernando Tordo, de quem vi na TV (sim, também tenho o meu pastor) um videoclip onde aparecia um buggy da Tara. Depois era fazer um texto sobre "cantigas de liberdade / liberdade de andar com os cabelos ao ar / ar num descapotável da Tara".
Há dias, que não são dias. Voltando ao princípio, dizem-nos que os dias são dias, que o Sócratas não devia ter dado a tolerância de ponto. Concordo com os que dizem isso, pois sei que a decisão política não tem nada a ver com o que explicarei mais adiante, mas sim com uma mer(d)a jogada política, para que não falte o "pão e o circo" ao povo e, consequentemente, mais uma temporada de ordenhanço a quem faz jogadas destas.
Há dias, que não são dias. Por isso, da mesma forma que dei razão de existência à afirmação, digo que precisamos de dias diferentes. Dias em que não vamos trabalhar. Dias em que vemos coisas a cores. Dias em que não temos medo de não ter isto ou não ter aquilo. Dias em que a liberdade de escolha nos faz optar por mandar a um sítio que nos faz trabalhar mais, "porque a coisa está má", sem que depois parte do lucro resultante do "porque a coisa está boa para explorar" seja para quem o criou. Dias em que damos a vez a outros protagonistas, porque os que estavam no teatro já não acrescentam nada de novo. Dias em que os políticos façam o que o povo ordena, dentro de ti, ò cidade.

Há dias, que são não dias.

Por isso agora devia ir dormir, por minha escolha, numa Chaimite adaptada para quarto, sonhando com a liberdade que este veículo nos deu.

Que não são dias, há dias!

O vídeo está na página do utilizador Kubrik64 (do Youtube).

Continue lendo...

2011/04/24

Video ciclomotor Rápida Cucciolo


Quando se fala em produção de veículos de motorizadas de duas rodas em Portugal, pensamos na zona de Aveiro e na zona de Braga, mas o Sul de Portugal também teve pelo menos um fabricante, a Rápida de Olhão, que devia a sua existência a Manuel José Barros. Esta empresa também fabricou bicicletas.
O quadro do exemplar do vídeo tem algumas características que o tornam diferente dos outros quadros de ciclomotores de fabrico nacional. O motor está dentro do quadro (e não suspenso) e os ferros que suportam a roda de trás passam pelo varão do selim, indo unir-se no final do depósito e continuam juntos até à testa do quadro.
Segundo as informações do utilizador Joaorp (do Youtube), este modelo atinge 40 km/h, tem 2 velocidades e consome 1 litro aos 100 quilómetros.

Saber mais:
- História da Rápida - Site Motorizadas50.

Continue lendo...

2011/04/23

Confersil autocolante branco para bicicleta


Mais outro autocolante para bicicletas Confersil.
Era para colocar no varão do quadro, pelo que o nome Confersil aparece invertido, de modo a ter leitura de um lado e do outro do quadro.

Continue lendo...

2011/04/22

Mabor General Winter Cleat Radan e o Jet Spor (outra versão)


Mais uma versão da publicidade aos pneus Winter Cleat Radan e Jet Sport da Mabor General.
O universo escolhido é mais uma vez o mundo das corridas de automóveis, mas desta vez com uma presença feminina em destaque.
Na publicidade é referido que a Mabor General foi campeã nacional de rallies em 1972 nos grupos 3, 4 e 5.

Continue lendo...

2011/04/21

Famel Zundamatic - Calendário


Mais outro calendário da colecção.
É da Famel e faz publicidade ao modelo Zundamatic. No verso podemos ler: "A razão de uma boa escolha".
A fotografia foi tirada na Ria de Aveiro.

O calendário é relativo ao ano de 1987 e foi impresso na Litoágueda.

Continue lendo...

2011/04/20

Motorizada Marsan - Oficina João Ferreira


Mais uma marca a constrar no blogue, a Marsan, com motor Sachs.

Pelo que consta, as motorizadas Marsan eram vendidas pela empresa Marcelino dos Santos & C.ª, Lda, que mais tarde deu origem à Masac e a MSC.

Este exemplar tem um emblema com uma estrela no início do guarda-lamas, tendo as letras "Mars" por cima.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/04/19

Automobilia Expo Clássicos Viana do Castelo - 10 a 12 de Junho


A par da Expo Clássicos - Salão de Automóveis Clássicos de Viana do Castelo haverá uma Automobilia, estando prevista a venda de auto-rádios, miniaturas, bicicletas, livros, motas e peças.
A automobilia decorrerá entre os dias 10 e 12 de Junho.

Continue lendo...

Sado 550 na exposição Micro Carros - Motor Clássico 2011


Na exposição "Micro Carros" que fazia parte da programação do salão Motor Clássico 2011, estiveram presentes 2 veículos de produção nacional.

Um deles foi o Sado 550 da 2.ª série que pertence a Teófilo Santos.
Junto ao automóvel estava uma pequena apresentação do veículo, dando a conhecer o projecto ao público do evento.

Continue lendo...

2011/04/18

Concentração Motos Antigas Praias do Sado - 25 de Abril


No próximo dia 25 de Abril, pelas 9 horas, haverá uma concentração de motos antigas junto da sede da Junta de Freguesia do Sado (perto de Setúbal).
A organização está a cargo do Clube Motard Xupa Kabras. Para mais informações usar os contactos: 265 793 891 ou 968 924 082 (Fernando Afonso).
Uma vez que sabemos do evento, mas não nos chegou nenhum cartaz, tomámos a liberdade de usar uma imagem relacionada com a história da localidade de Praias do Sado: o caminho-de-ferro e a Movauto (a maternidade dos jipes UMM).

Continue lendo...

Video com motorizada Mourisotam


A Mourisotam é uma marca que está pouco divulgada e consequantemente pouco conhecida, por esse motivo apresentamos um vídeo com um exemplar em funcionamento.
Tal como na que já aqui mostrámos, também esta tem uma placa por cima do guarda-lamas com o emblema Mourisotam, onde a parte final do "M" é prolongada de forma a rematar o nome. Notem que a motorizada tem a marca patente em vários locais.
Tem motor Zundapp e as mudanças são de punho.
Este vídeo está na página do utilizador Mourisotam no Youtube.

Continue lendo...

2011/04/17

2º Festival Automóvel da Senhora da Hora


No próximo dia 25 de Abril decorrerá a 2.ª edição do FASH - Festival Automóvel da Senhora da Hora. Aqui deixamos o e-mail que nos foi enviado e no qual é apresentado o evento:

"Venho por este meio convidar-vos a todos a marcar presença no 2º Festival Automóvel da Senhora da Hora, em Matosinhos, também conhecido por F.A.S.H, organizado em estreita colaboração com a Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora.

O nosso Festival é um evento automobilístico licenciado junto das Autoridades competentes, dedicado a veículos Históricos e desportivos contêmporaneos.

A entrada é livre, para visitantes e para participantes na concentração, e além do espectáculo de ver-se os mais variados carros de diferentes épocas presentes no mesmo espaço, existem stands de Automobilia e Literatura Automóvel e uma Prova de Velocidade, em que os participantes lutam para obter o melhor tempo no nosso Traçado.

O espaço, a Feira da Senhora da Hora, um espaço amplo que oferece excelente condições para a realização deste Evento será reorganizado relativamente ao ano passado. O traçado será ampliado e terá mais barreiras em toda a sua extensão para melhor protecção de todos os envolvidos.

A Junta de Freguesia da Cidade da Senhora da Hora e a Câmara Municipal de Matosinhos estão a participar activamente na preparação do Evento deste ano, através de uma campanha de sensibilização para a limpeza do recinto por parte dos restantes utilizadores, com vista a melhores condições para o Festival, com o próprio Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e o Presidente da Junta, o Sr. Valentim Campos a darem a cara pela iniciativa.

Quem estiver interessado na participação na prova pode fazer a sua pré-inscrição através do email festivalauto.sh@hotmail.com e no dia do Evento terá a sua Inscrição já preenchida à sua espera.

Para mais informação, contactem-nos, ou visitem o nosso site:

festivalauto-sh.co.nr
Página Facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/pages/FASH-2011/122177341190352

Continue lendo...

Calendário da Metalúrgica Duarte Ferreira, S.A.R.L. 1973


Este calendário da Metalúrgica Duarte Ferreira, S.A.R.L., é relativo ao ano 1973 e na parte da frente é possível ver as várias divisões da empresa, a saber:
- Divisão Tramagal - Fundição e Metalomecânica
- Divisão Agrícola - Fabricação de Máquinas Agrícolas
- Divisão Lisboa - Representação de Máquinas Agrícolas e para Construção Civil
- Divisão Porto - Produtos Esmaltados
- Divisão Berliet - Camiões Berliet-Tramagal (linha de montagem e serviços comerciais e de assistência)
- Deri - Estudos e Realizações Industriais

No verso consta que foram impressos na Tipografia Ibérica, tendo sido produzidos 15.000 exemplares em Dezembro de 1972.

Continue lendo...

2011/04/16

Publicidade à Mireli - Carroçaria para Renaul 4


Mais uma marca que já há muito devia constar neste blogue: a Mireli, Lda. da Bemposta - Coimbra que se dedicava à construção de carroçarias em fibra para automóveis Renaul 4.
Nesta publicidade de 1990 é possível ver um automóvel Mireli já concluído e a carroçaria para outro.
Um Mireli novo custava, em dinheiro dos dias de hoje, 7500 euros, tendo a mecânica Renaul 4, com motor 1108 cc. Havia a possibilidade de o mesmo estar equipado com motor 4 TL / Savane, de 965 cc., ficando por 7000 euros.
Quem tivesse um Renaul 4 e quisesse montar uma carroçaria destas, podia comprar uma por 2300 euros + o IVA (que na altura não era de 23%, pois o pessoal que andava a desbastar o herário público ainda tinha tinheiro fresco a entrar).

Continue lendo...

Pneus da recauchetagem A Resistente no Flickr.com


A página do página da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian no Flickr.com continua a divulgar imagens relacionadas com a nossa indústria de duas rodas.
Desta vez são fotografias da recauchetagem A Resistente, de Lisboa, que terão sido produzidas durante a actividade do Estúdio Mário Novais, ente 1933 e 1983.
Agradeço a Hugo Cardoso (do blogue Horta das Vespas), pelo envio de mais esta dica.

Continue lendo...

2011/04/15

2.º Encontro de Motociclos e Ciclomotores Antigos - S. B. de Messines


Já está agendado o 2.º Encontro de Motociclos e Ciclomotores Antigos de São Bartolomeu de Messines, em Silves (Algarve).
Terá lugar no dia 15 de Maio de 2011, estando previsto que o passeio comece pelas 11 horas da manhã.
Para mais informações, usar os contactos de telefone ou de e-mail constantes no cartaz.

Continue lendo...

2011/04/14

Mini Ima no salão Motor Clássico 2011


Também foi possível ver uma carrinha Mini Ima em exposição no espaço do Clube Mini de Portugal, no salão Motor Clássico 2011.

Estava decorada com uma publicidade aos automóveis Mini e tinha o emblema do clube referido, onde consta a bandeira de Portugal e a do Reino Unido, afinal estas carrinhas eram montadas em Setúbal no IMA Park e tinham muita incorporação nacional (por exemplo esta carrinha tinha vidros da Covina).

Na traseira era possível ver o emblema que estas carrinhas montadas em território nacional ostentam.

Continue lendo...

Salão Topos e Clássicos 2011


É já este fim-de-semana o Salão Topos e Clássicos - III Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Antigos.
Será no Parque de Exposições de Braga, nos dias 15, 16 e 17 de Abril.

Continue lendo...

2011/04/13

Motorizada Motobil Cross no Motor Clássico 2011


Ao contrário do que aconteceu com os automóveis, não havia muitas motorizadas e motos no Salão Motor Clássico e, em relação a modelos nacionais, a coisa esteve pior do que no ano passado.
Ainda assim foi possível ver esta Motobil, modelo Cross em exposição no espaço do Moto Clube de Sintra.

Continue lendo...

2011/04/12

Movimento alternativo IV - Edição 2011


Já está agendada mais uma edição do Movimento Alternativo, será no dia 25 de Abril, no Porto, no Parque da Cidade, junto do Lago Oeste, pelas 14 horas.
Quem quiser dar uma volta de bicicleta, seja vintage, oldschool BMX, chopper, cruiser, custom ou fixed Gear, é usar o telefone ou o e-mail constante no cartaz para saber mais informações.

Continue lendo...

Reflectores SUC para bicicletas a pedal e a motor


Os reflectores SUC são daquelas peças que estão em quase todos as bicicletas de fabrico nacional, sem que contudo muitos reparem nesse pormenor.
Provavelmente porque cumprem a sua função de forma eficaz...
Nas imagens temos uma folha com 10 reflectores SUC, modelo 40.

Quem quiser comprar um destes reflectores (ou mesmo uma folha), contacte a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2011/04/11

EFS M 125 - Folheto com imagem e caraterísticas


Devagar vai-se fazendo luz sobre a moto EFS M 125, com motor Puch.
Desta vez apresentamos o folheto oficial de apresentação da moto com 125 cc, bem como o verso da mesma, onde são apresentadas as características técnicas do motor, da montagem e da instalação eléctrica.

Com estas novas informações é possível conhecer melhor este modelo que tem vindo a ser progressivamente divulgado.
O motor Puch M 125 tinha um consumo de 3,8 litros aos 100 kms e o carburador era Bing (2/26/5/65), com 4 velocidades.
Já o quadro era em tubo de aço, com pára-choques na frente. A suspensão traseira era feita com recurso a amortecedores a gás de efeito múltiplo sistema hidráulico, câmara exterior, mola à vista e reguláveis em 4 posições de carga.
O depósito tinha capacidade para 14 litros e a moto tinha 2 metros de comprimento e 105 kg de peso.
Em relação à parte eléctrica da EFS M 125, os piscas eram de acabamento cromado, rectangulares, comandados por comutador incorporado nos punhos. O claxon estava equipado com 2 buzinas, tipo automóvel, de som permanente.
Mais uma vez agradeço a Mário Domingues pelo envio das imagens!

Continue lendo...

2011/04/10

UMM Cournil Curto no Motor Clássico 2011 (1/2)


Este fim-de-semana decorreu mais uma edição do Salão Motor Clássico na FIL.
Mais uma vez foi possível ver vários automóveis de fabrico nacional em exposição.
Um deles foi este UMM 4x4 Cournil, modelo Randonneur (matrícula 08-80-FL ?), da mesma série dos outros UMM Cournil curtos que já aqui mostrámos.

Os farolins eram da SUC e da PBOL, do Porto (iguais aos usados nos autocarros da UTIC).

A capota de lona é diferente das outras que temos visto em exemplares deste tipo. Esta tem uma transparência lateral, em forma triangular, de modo a acompanhar os varões metálicos que a suportam.

Os bancos do condutor e do passageiro não têm encosto para a cabeça.

Este UMM foi recuperado recentemente, tendo sido pintado de novo e apresentado ao público no stand do Clube UMM, que teve o cuidado de criar um ambiente campestre à volta do jipe.

Brevemente apresentaremos mais fotografias deste exemplar.

Continue lendo...

2011/04/09

Confersil Special Series - Autocolante


Estes autocolantes eram para bicicletas Confersil "Special Series", para colar num varão do quadro.

Continue lendo...

2011/04/08

Motorizada Vanguard H 4


Esta motorizada Vanguard H 4 equipada com motor Honda com 50 cc. de 4 tempos foi vista perto da Figueira da Foz e as imagens foram enviadas pelo Joaquim Vaz (muito obrigado pela colaboração!).

Continue lendo...

2011/04/07

Miniaturas UMM da ModENa na Automobilia Ibérica da Moita 2011


A ModENa esteve presente na VIII Automobilia Ibérica da Moita, tendo apresentado alguns dos seus produtos.

Entre eles contava-se um diorama com um jipe UMM Alter abandonado e duas caixas com o UMM Alter (um Longo, versão CS ainda por terminar e um normal, descapotável).

As miniaturas estavam montadas e dentro de caixas próprias para exposição.

Continue lendo...