2010/12/31

R-D-V - Balanço do ano 2010


É dia 31 de Dezembro e como já vem sendo norma fazemos o tradicional balanço do ano, deste blogue que entrou no 4.º ano de existência e que já tem publicadas aproximadamente 1850 postagens...

Vamos então por partes:
- O número de visitantes do blogue quase que voltou a duplicar, registando-se uma média de 420 entradas diárias no final do mês de Novembro.
- O blogue continua a cimentar a posição de referência no mundo dos veículos de fabrico nacional. Tanto nos motores de busca na Internet, como quando é necessário esclarecer alguma questão num fórum. E também quando é preciso uma imagem - por exemplo - para vender um Sado 500 e/ou comprar um Portaro ou uma motorizada, vai-se ao "Rodas" e é só colocar no anúncio do OLX, sem que seja referida a fonte...
- Continuamos a receber colaborações regularmente de colaboradores de longa data, mas também de outros que nos descobrem e que querem participar na festa (muito obrigado pela vossa dedicação!).
- São também muitos os pedidos de ajuda, relacionados especialmente com motorizadas ou com peças para jipes. Nem sempre temos a resposta que esperam, mas o blogue está disponível para publicar pedidos de ajuda, o que já é qualquer coisa!
- Este foi também o ano em que visitámos a oficina de João Ferreira, em Carvalhal Benfeito (Caldas da Rainha), o que para além de divulgar modelos desconhecidos de muitos, ajuda a encontrar a resposta que tínhamos sobre este ou aquele modelo.
- A falta de tempo continuou a fazer das suas, o que se tornou mais visível em situações pontuais de resposta a mensagens de correio electrónico.
- Encerrámos o ano com 45 seguidores do blogue (se ainda não é seguidor, pode ir ao final da página do blogue e juntar-se ao grupo - não custa nada! Ou então cliquem aqui!).

Para 2011 esperamos melhorar alguns aspectos, entre eles:
- Colocar on-line de forma regular mais manuais relacionados com veículos nacionais (para consulta gratuita);
- Apostar na produção de material que ajude a perpetuar o legado que nos foi deixado;
- Tornar o blogue num maior local de encontro, para o que não se consegue encontrar sobre veículos nacionais;

"O comboio dos outros já o perdi, mas o meu ainda o posso apanhar."

A terminar gostava de dizer que 2010 não foi um ano de crise com muitos nos querem fazer crer. Foi sim um ano em que muitos de nós tiveram de acordar para uma realidade ilusória, vendida por meios de comunicação social e por políticos/chefias de visão tacanha e sem horizontes, para quem o imediato e efémero são coisas eternas custe o que custar, como se não houvesse uma descida, depois de uma subida; como se não houvesse uma vaca gorda, depois de uma vaca magra ou como se não houvesse dia, depois de haver noite.
A memória é uma das partes que nos ajuda a enfrentar o futuro e o desconhecido sem medo e sem receios, pelo que precisamos de pessoas de boa memória para levar este blogue, este país e este planeta, para onde quiserem ir.
É o momento ideal para encontrar novas oportunidades, que possam trazer qualidade de vida a todos. E quando digo "qualidade de vida" não me refiro à parte económica. Deixem isso com os agiotas legais e com os seus amigos. Partilhem o que sabem e o que têm, todos ficamos a ganhar, com excepção dos que referi anteriormente...
Um banco pode-vos cobrar despesas de manutenção, aumentar a prestação da casa e outras aldrabices a coberto do Banco de Portugal, mas não vós pode tirar o prazer de ir dar uma volta de bicicleta de fabrico nacional, o gosto em mexer num manual antigo de um jipe nacional ou, se gostarem de prazeres mais desmedidos, da sensação de pânico daqueles que se sentem seguros dentro de um fato atrás de um balcão ou de uma secretária de uma das várias empresas que nos tiram a vida aos pedaços, depois de verem um camião Berliet Tramagal entrar desgovernado pelo seu espaço a dentro.

Usem a imaginação neste 2011. Vão ver que não custa nada e ainda ganham alguma coisa!

Bom 2011!

Continue lendo...

2010/12/30

Moto Sevla de 1952 c/ motor Sachs 98 cc


Estamos prestes a terminar mais um ano e no Rodas de Viriato queremos que o ano seja encerrado da melhor maneira.
Nada melhor do que apresentar mais uma marca de motos nacional desconhecida da maioria dos entusiastas de motos nacionais, num vídeo que mostra um exemplar antigo e a funcionar.
A marca é a Sevla (inversão do nome Alves), que comercializou motos com motor alemão Sachs, com 98 cc.
O exemplar do vídeo é datado de 1952 e matrícula ZZ-14-92.
O vídeo foi publicado no Youtube pelo utilizador adoroMOTOSNacionais.

Continue lendo...

2010/12/29

UCAL dobrável selim curto c/ roda 16 - Catálogo UCAL


É verdade, a apresentação dos modelos do catálogo das bicicletas UCAL ainda não terminou...
Esta é uma UCAL dobrável, com selim curto e roda 16, muito parecida com a outra que já aqui mostrámos.

Continue lendo...

2010/12/28

Asterio Roadster - O novo automóvel nacional


No dia 21 de Outubro de 2010 foi apresentada oficialmente uma nova marca de automóveis de produção nacional, trata-se da ASTERIO ROADSTER e a apresentação teve lugar no Autódromo do Estoril.
O primeiro vídeo é relativo ao test-drive do chassis do protótipo do Asterio Tork.
Mas qual é a origem da marca Asterio, que tem como símbolo um astrolábio?
Consultando o site oficial da Asterio, ficamos a saber que:

“ASTERIOS”, com a letra "S" no final, como se fosse plural, significa em greco-romano “Senhor das Estrelas”.
Entendemos ser melhor deixar cair o s final, ficando “ASTERIO”.
Temos portanto, Senhor das Estrelas. O facto de ser greco-romano não deve ser menos bem visto, devemos lembrar-nos que muito poucas palavras portuguesas têm boa sonoridade ou são fáceis de manusear pelos restantes povos da Europa. Não temos de ser 100% nacionalistas, a marca é portuguesa, mas virada para o mundo, para os mercados internacionais, como Portugal nos seus tempos gloriosos.

É exactamente este traço que pretendemos para a marca: globalidade, universalidade, fazer com que as distâncias não nos impeçam de operar, e fazer chegar o nome de Portugal mais longe novamente. Este significado de Senhor das Estrelas tem tudo a ver com Portugal e com o astrolábio.
Os portugueses não foram provavelmente os inventores do astrolábio, mas foram dos povos que mais e melhor o utilizaram para as suas longas navegações pelos oceanos do planeta. Aprendemos provavelmente com os Árabes a navegar à noite, e criámos um domínio assinalável na arte da construção naval e navegação. Isso é notável e para além de não dever ser esquecido, deve ser difundido e objecto de culto do nosso orgulho de sermos portugueses, um dos poucos povos bem recebidos e acolhidos no extremo oriente.

O carro desportivo português ASTERIO é o senhor das estrelas, e exibe um astrolábio como a sua imagem de marca, o seu instrumento para ser o senhor das estrelas, e para navegar nas estradas modernas. O ASTERIO viaja de dia e noite, bem orientado, tal como os portugueses dos Descobrimentos. É essa imagem de Portugal que queremos difundir com este carro. O bom gosto português, a mestria, a arte de se deslocar em segurança, enfim, achamos que tem tudo a ver com Portugal.

Cristóvão Colombo, para muitos um português de Cuba do Alentejo, conseguiu levar a cabo o seu empreendimento além mares, porque acreditou no seu projecto desde o início, e mobilizou.
Foi o que procurámos fazer neste projecto, construir algo novo para Portugal, um símbolo da portugalidade, um produto de grande notoriedade que possa ser comercializado além fronteiras. Poucos ou nenhum produto consegue tal desiderato como um automóvel desportivo consegue, desperta emoções, é um veículo de personalidade e de identidade.

É um senhor das estrelas, guiado por um astrolábio pelas estradas do mundo do século XXI.

Mais um contributo para as novas descobertas portuguesas.
A História da empresa engloba os projectos, automóveis e marcas desenvolvidas pelos promotores ao longo das suas carreiras.

No segundo vídeo, podemos ver desenhos da futura gama automóveis com motorização diesel e eléctrica:
- Asterio V8 F1 Revival;
- Asterio Tork 700;
- Asterio Tork 500;
- Asterio Electron.
Está previsto que as instalações da Asterio sejam em Cascais.

Agradecemos a disponibilidade dos responsáveis pelo projecto, pelo facto de permitirem a divulgação de material retirado do site oficial e aproveitamos para desejar que 2011 seja o ano em que estes automóveis comecem a circular nas nossas estradas.

Saber mais:
- Asterio - Site oficial

Continue lendo...

2010/12/27

Bicicleta pasteleira Mayal - Quadro Confersil


Aqui ficam duas fotos de pormenores de uma bicicleta pasteleira com travões de alavanca da Mayal.
A chapa de testa do quadro diz "Mayal fabricação garantida", mas por cima da mesma está gravada a marca Confersil, pelo que a fabricação do quadro será desta última.

Agradeço a Mário Domingues pelo envio das fotos (obrigado!).

Continue lendo...

2010/12/26

Novas miniaturas UMM já à venda


As novas miniaturas de jipes UMM Alter já estão à venda.
O trabalho é da ModENa (ver blogue da ModEna), pelo que os interessados poderão usar os contactos indicados no blogue para comprar uma das miniaturas.

Continue lendo...

2010/12/25

Livro sobre "O carro de bois amarantino"


Nesta época tão propícia a tradições e ao regresso às origens, aproveitamos a oportunidade para divulgar uma pequena publicação intitulada "O carro de bois amarantino", publicada pela Junta de Província do Douro-Litoral, da autoria de Armando de Mattos, datada de 1940.

A publicação tem poucas páginas, mas nela podemos encontrar os desenhos que aqui apresentamos, bem como várias informações sobre este tipo de veículo.

Uma das curiosidades apresentada é que os animais usados neste tipo de carro eram agasalhados com umas mantas, o que não acontece noutras zonas do país, mesmo quando está frio.

Na imagem anterior podemos ver uma criança ao lado do carro de bois, criança esta que tomava conta do carro enquanto o seu proprietário se deslocava a lojas ou a alguma taberna.

Continue lendo...

2010/12/24

R-D-V deseja um Bom Natal!

O blogue Rodas de Viriato deseja um Bom Natal a todos os amigos, colaboradores, leitores e visitantes.
Mas Natal sem presentes não é Natal, e dia que é dia, tem de ter uma novidade no Rodas de Viriato.
Pelo que aproveitamos a oportunidade para oferecer um postal da SMC Nacional de 550 cc. (ano de 1935), mais os gastos de envio aos 10 primeiros leitores que deixarem comentário a este post com indicação do seu e-mail.
Afinal não é so o Pai Natal ou o menino Jesus que trazem prendas!

Depois de deixarem o comentário com o endereço de e-mail - de modo a que possam reclamar a oferta sem qualquer dúvida - deverão usar o mesmo e-mail para contactar com o blogue R-D-V (o nosso e-mail está na parte direita do ecrã) e indicar a morada para onde o postal deverá ser enviado.
A oferta é válida para 1 postal por e-mail/morada.

Aproveitem a oferta antes que acabem os 10 postais (c/ os respectivos gastos de envio) que temos para oferecer!
Bom Natal!

Continue lendo...

2010/12/23

O blogue sobre a Vilar


Uma das coisas boas que 2010 nos trouxe foi a criação de novos espaços na Internet relacionados com marcas nacionais. Um desses espaços é o blogue sobre a Vilar, da autoria de Ramiro Silva.

No blogue é possível ver a Vilar com motor Villiers com 200 cc. restaurada pelo editor do blogue, bem como muita informação detalhada e devidamente ilustrada sobre a história das motos Vilar. Algo de inédito na Internet, pelo que aqui divulgamos o trabalho que está disponível a qualquer visitante.

Mas a paixão pelas Vilar não ficou pelo restauro da Vilar 200 cc, pois já há mais umas tantas na colecção, desde ciclomotores, motorizadas e também motos. Agora só temos de aguardar por novos desenvolvimentos no blogue.

Para saber mais sobre o blogue, visitem:
- História das motos Vilar

Continue lendo...

2010/12/22

Automobilia e Expo Clássico - Cartaxo


Mais um evento que circula na Internet, trata-se da Automobilia e Expo Clássico a realizar nos dias 12 e 13 de Fevereiro no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo.
No sábado o horário é das 10 horas às 22 horas e no domingo é das 10 horas às 20 horas.

Continue lendo...

2010/12/21

EFS Fórmula 1 especial c/ Zundapp - Catálogo EFS ciclomotores (vertical)


Mais uma página do catálogo (vertical) de motorizadas EFS.
Desta vez mostramos mais uma EFS Fórmula 1 Especial, mas com motor Zundapp ou Casal.

Nas duas motorizações disponíveis esta motorizada tinha 5 velocidades.

Continue lendo...

2010/12/20

Autocarro Alfredo Caetano Fénix e Caetano Optimo IV


Aqui ficam fotos de dois autocarros pertencente à Câmara Municipal de Vila do Bispo (Algarve).

São um Alfredo Caetano Fénix, com o número 43 e um Caetano Optimo IV, com o número 12.

O autocarro da Alfredo Caetano tem matrícula de Setembro de 2005.

O mini-bus Caetano tem matrícula de Abril de 1998.

Continue lendo...

2010/12/19

Selim de corrida da Tabor


Aqui fica mais um selim de fabrico nacional para bicicleta de corrida.
É da marca Tabor e é de couro preto.

Agradeço a Gonçalo Silva pelo envio destas fotografias.

Continue lendo...

2010/12/18

UMM 4x4 - Publicidade Rallye do Atlas - Revista Boina Verde


Mais uma publicidade aos jipes UMM Cournil.
Esta é relativa ao êxito que a marca obteve no Rallye do Atlas - 3.º lugar da classificação geral.
Na publicidade constam as vitórias obtidas pela marca até à data:
- Rallye "24 horas de Mauleon" - 1983 - 3.º lugar da classificação geral;
- Rallye "Baja de Aragon" - 1983 (1000 km non-stop)- 3.º lugar da classificação geral;
- Rallye "Paris-Dakar" - 1982, 1983, 1984 - Uma afirmação de resistência, segurança e robustez à partida e à chegada.
A publicidade foi retirada da revista Boina Verde de Dezembro de 1985 e gentilmente enviada por Gustavo Pinto (muito obrigado!).

Continue lendo...

2010/12/17

Veneza - Chapa de testa de quadro


Depois do alfinete de lapela com o emblema da marca Veneza de Afonso M. de Figueiredo, mostramos o emblema usado no quadro das bicicletas da mesma marca.

Continue lendo...

2010/12/16

I Exposição de motorizadas - Fórum Machico


Aqui está uma boa ideia para os meses em que o clima não é muito propício a passeios de motorizadas...
De 17 Dezembro (inaugura às 18h) até 2 de Janeiro, estará patente a I Exposição de Motorizadas no Fórum Machico. Será possível observar alguns exemplares da história da indústria do veículo de duas rodas, a partir da colecção particular de Paulo Spínola.

Continue lendo...

2010/12/15

SIS Sachs TC 80 - Folheto publicitário


No folheto que aqui mostramos é apresentada a SIS Sachs TC 80, um modelo de enduro vendido pela marca de Anadia.
O motor tinha 80 cc. de cilindrada, 5 velocidades e o arranque era por kickstarter.

O depósito tinha capacidade para 7 litros e a moto pesava 90 kg.
Agradeço novamente a Márcio Martins pelo envio deste panfleto.

Continue lendo...

2010/12/14

Motorizada Joaninha (Oficina de João Ferreira)


Mais uma marca de motorizadas nacionais a constar no blogue.
É uma motorizada Joaninha, de Sangalhos.
Estas motorizadas eram vendidas pela Fausto de Carvalho.

O exemplar das imagens tem um esquema cromático curioso em branco e azul claro.

Para qualquer assunto relacionado com esta motorizada, contactar a oficina de João Ferreira:
Telem.: 965205686 - João Ferreira
Telem.: 916817999 - Nelson Ferreira
Ou usar o e-mail: n_a_ferreira@hotmail.com

Continue lendo...

2010/12/13

Triciclo Bébécar vermelho (1/2)


Mais um brinquedo da Bébécar.
É um triciclo de cor vermelha que terá sido fabricado em finais da década de 80.

As rodas têm pneus de borracha maciça e os pedais são em plástico.

A estrutura do triciclo é simples, sendo o quadro constituído por um ferro que vai de uma roda traseira, até à outra roda. Depois tem um ferro horizontal de roda a roda, na parte de trás. À frente tem um cilindro que permite virar o guiador.

O selim é da Plasin, sediada em Cesar (S. João da Madeira). Esta empresa foi fundada em 1968, com o nome Almeida & Costa Bernardes, Lda, passando em 1986 e denominar-se Plasin (ver site oficial Plasin).

Continue lendo...

2010/12/12

Autosil 40 anos dedicados ao automóvel - Publicidade


Com esta publicidade das baterias Autosil podemos saber mais sobre a história da marca.
Remonta a 1939 o fabrico das primeiras baterias Autosil. Em 1945 a marca obtém a representação de marcas de grande prestígio, como a Cibié, a Wabco, a Paris-Rhone, a Jaeger e a Bougicord.
Em 1951 a empresa desenvolve um esquema vertical que recupera e trata as ligas de chumbo, a produção de óxidos e a moldagem das caixas.
Na altura da publicação desta publicidade (1984) 500 pessoas estavam ligadas à marca, sempre norteadas pela qualidade.

Continue lendo...

2010/12/11

Macal Trail II em calendário


Outro calendário com publicidade à Macal.
Neste podemos ver ao modelo de cross Macal Trail II.

Continue lendo...

2010/12/10

Mabor roda em rodo o mundo - Publicidade


Na década de 80...
Aproveitando o rallye de Portugal, uma publicidade trilíngue à Mabor:
- Mabor roda em rodo o mundo
- Mabor running all over the world
- mabor roule au tour du monde.

Continue lendo...

2010/12/09

Citroen DS descapotável da Sobrinca


Pontualmente recebemos contactos de visitantes estrangeiros no nosso e-mail.
Uma prova de que os nossos veículos despertam interesse pelo mundo fora.

O último pretendia obter informações relativas a este veículo a pedais da Sobrinca, um Citroen DS descapotável que faz parte da colecção Marten Boersma, em exposição no DS Museum, na Holanda.

Seguindo a teoria de que os números existentes na matrícula, são do ano de produção, este exemplar será de 1970.

Acontece que não temos mais informações sobre este carro a pedais, pelo que agradecemos a quem puder ajudar, que contacte Marco Lagarde, usando o e-mail m.n.lagarde@planet.nl.

Entretanto podem visitar a colecção de carros a pedais de Marco Lagarde e de M. Thelin no seguinte site:
- DS à pédales web museum.

Continue lendo...