2010/06/30

Autocolante bicicletas Esmaltina "Super Luxo"


Este autocolante Esmaltina - Super Luxo - Sangalhos - Portugal, era usado em bicicletas da marca em referida, como na Esmaltina Fúria 2002.
Nele aparece uma águia de asas abertas, em frente a uma roda dentada.

Continue lendo...

2010/06/29

Antigo cilindro para compactação de pavimento


Mais uma máquina preservada (cilindro parta compactação de pavimento), que em tempos também ajudou à construção de muitas das nossas estradas.

Está em exposição na empresa José Ribeiro (?), nos Olivais, em Lisboa.

Nos copos dos eixos das rodas podemos ler: Marshall Sons & Cº Ltd - Engineers - Cainsborough ENg (?).

A máquina funcionava a carvão, sendo possível ver a chaminé por onde saia o fumo e a placa que identificava a fornalha.

Mais uma vez agradeço a Carlos Caria pelo envio das fotografias e das informações.

Continue lendo...

2010/06/28

Tansini Telstar - Salão Motorclássico de 2010


Este ciclomotor identificado como Tansini Telstar estava em exposição no stand do Clube Paço Branco no Salão Motorclássico de 2010.

Datava de 1960, pertence a José dos Matinhos e foi restaurada pela oficina Motoestaca

Continue lendo...

2010/06/27

Trotineta Sá e Portela


Mais uma marca e uma categoria a constarem neste blogue, respectivamente a marca Sá e Portela e a categoria trotineta.


A marca Sá e Portela não é muito conhecida nem muito divulgada, mas será uma questão de tempo até que passe a ter outro tipo de visibilidade.


A afirmação anterior justifica-se pelo visual dos veículos produzidos, que tem formas muito peculiares, com forte inspiração nos anos 70 e na conquista espacial.


Esta trotineta tem a plataforma em fórmica - o material milagroso da época em questão.


As rodas são em borracha maciça e estão em rodas de metal prensado.

Continue lendo...

2010/06/26

Decalques Mabor General Moçambique


A colecção de decalques continua a crescer e a bom ritmo.
Estes decalques são da Mabor General de Maputo - Mabor General de Moçambique.

A folha tem 9 decalcomanias transferíveis que, provavelmente, seriam usadas em cinzeiros....

Continue lendo...

2010/06/25

Vídeo do Vinci GT na estrada


Ao ver este vídeo sobre o Vinci GT a circular nas ruas da Maia, do utilizador Jmfpm2 (do Youtube), tenho dificuldade em me centrar no que tem de bom e fico com vontade de o utilizar para dizer mal...
Começo por dizer que é um importante documento histórico, pois tem imagens de um momento que com facilidade poderia ficar esquecido para sempre... Mas, tal como no vídeo Estoril 80 cc, esteve lá alguém que registou o momento, que teve o trabalho de se informar sobre o assunto em questão e que depois o divulgou - tudo como manda a lei!

Quando digo que me apetece usar este vídeo para dizer mal, é devido às polémicas que são expostas no mesmo... O eterno problema de ser ou não o "1.º automóvel português" ou de ser ou não "100% português"...
Sei que neste blogue esta situação também ocorre pontualmente, mas não como vemos em muitos sítios, em que a situação e levada a extremos.
Nesses casos fica-se a pensar que, por um lado, quem profere tais palavras é perito no assunto (devendo a realidade deverá ficar cristalizada para sempre assim) e, por outro lado, fica-se a pensar que essas pessoas devem ter uma vida muito triste, pois as tais questões de "primeiridade" ou "purinidade" mostram a sua maneira de ser e de pensar, pelo que poderemos aferir que:
- Nunca comem comida que sobrou de uma refeição anterior (não seria a primeira vez que a estavam a comer...);
- Não se relacionam com pessoas que não chegaram até si em estado de virgindade (não se tem relações com alguém que já o fez com outras pessoas...);
- Devem ter uma vida muito hermética, pois não compram produtos dos quais não conheçam a origem... Será que cada vez que querem um móvel vão para um pinhal (de preferência para o de Leiria...) com um calhau na mão (como e óbvio não vão usar uma serra que foi feita na China!) para cortarem um pinheiro do qual irão tentar tirar algumas tábuas para fazerem uma mesa ou uma cadeira? Até os de Paços de Ferreira podem ter sido feitos com máquinas construídas no estrangeiro!...
Torna-se num tipo de discurso castrador e que impede que se atinja o que é defendido.

E para aqueles que dizem que o Alba é que tem o motor 100% português, pergunto: O alumínio usado no mesmo, veio de alguma mina portuguesa?

Continue lendo...

2010/06/24

1.º Encontro de Ciclomotores Antigos do Areeiro


Mais um evento onde podem aproveitar para passear com os ciclomotores e motorizadas nacionais.
Trata-se do 1.º Encontro de Ciclomotores Antigos do Areeiro, em Loulé (Algarve).
Está marcado para dia 11 de Julho, começando pelas 8 horas e 30 minutos.

Continue lendo...

2010/06/23

Autocarro Salvador Caetano da Filarmónica da Guia


Publicamos uma fotografia de um autocarro da Salvador Caetano (modelo Estoril ???) que pertenceu à Filarmónica da Guia.
Segundo informação do nosso leitor Gonçalo Silva (a quem agradecemos o envio da fotografia), este autocarro foi substituído por um mais moderno. A foto foi tirada depois de o autocarro não estar no activo, desconhecendo-se o paradeiro actual do mesmo.

Continue lendo...

2010/06/22

UCAL Turismo Homem Sports - Catálogo UCAL


Mais uma bicicleta do tipo pasteleira, é uma UCAL modelo Turismo para homem, com travões de alavanca, com uniões, rodas 28 x 1, 1/2 e selim em couro.
Esta bicicleta tinha mala de ferramenta presa no selim.

Continue lendo...

2010/06/21

Jipe UMM Alter visto em Lisboa # 2


Aqui fica mais um grupo de fotografias de um jipe UMM Alter II fotografado em Lisboa.

As jantes são diferentes das que são usadas normalmente.

Mais uma vez obrigado a Nuno Granja pela Colaboração.

Continue lendo...

2010/06/20

Motorizada Cruzador Andorinha (p/ venda)


Hoje apresentamos uma série de fotografias de uma motorizada Cruzador Andorinha.

A motorizada esta bem conservada, especialmente ao nível da chapa.

Tem três mudanças de punho.

O selim tem um ar desportivo, fazendo lembrar o da Cruzador Aprilia .

O motor é da marca Sachs.

O farol tem um vidro da Miranda e Irmãos, L.da.

Faltam os emblemas nos 2 lados do depósito.

O cubo traseiro também é da Sachs.

Está equipada com 2 pneus da marca Zandi.

O farolim é da A. Maia, de Sangalhos.

Esta motorizada Cruzador Andorinha está para venda. Os interessados devem contactar o Sr. Francisco, pelo telefone 914221962 (margem Sul do Tejo).

Continue lendo...

2010/06/19

Vilar Cucciolo Special - Salão Motorclássico 2010


Mais um ciclomotor que esteve em exposição no Salão Motorclássico de 2010.

Estava identificado como Vilar Cucciolo, tendo um motor Ducati com 49 cc., datado do ano de 1956.

O depósito era cromado lateralmente e tinha pintado "Special".
Estava em exposição no espaço do Moto Clube de Sintra (?) e é propriedade de José Morais.

Continue lendo...

2010/06/18

Semog de André Milton


Não é todos os dias que podemos ver um kartcross Semog de competição ao vivo.

Mas durante a sessão fotográfica ao triciclo Mamute da Famel, tive essa oportunidade.

Este Semog é pilotado por André Milton, a quem agradeço a gentileza de mostrar este Semog.

O kartcross tem publicidade à João Martins Francisco Racing Products (empresa ligada às bicicletas, motorizadas e motos, em Castelo Branco).

O veículo estava num reboque pois não tem registo para circular na via pública.

Continue lendo...

2010/06/17

Órbita BMX para criança


Aqui fica mais uma fotografia que nos foi enviada por José Correia Lino (muito obrigado!), com uma bicicleta Órbita BMX para criança.
Esta bicicleta foi toda recuperada recentemente, depois de ter sido encontrada em Montargil há 16 anos atrás.

Continue lendo...

2010/06/16

PE - Fábrica de Produtos Estrela


Mais um alfinete de lapela da Fábrica de Produtos Estrela, que para alem de fabricar autocarros com carroçarias metalicas, também deu origem a uma das marcas de automóveis nacionais: a PE.
Este vai fazer companhia ao da Alba, pois são relativos a automóveis da mesma década.

Continue lendo...