2009/12/31

R-D-V - Balanço do ano 2009


Mais uma vez fazemos o tradicional balanço do ano, relativo a este blogue que já tem neste momento 1206 artigos publicados. Assim sendo, vamos por partes:
- O número de visitas voltou a duplicar, situando-se actualmente em cerca de 250 visitas diárias (em Dezembro o número médio é inferior devido às festividades da época).
- As imagens do blogue começaram a aparecer nas pesquisas realizadas no google (pesquisas por imagens, entenda-se).
- O blogue é cada vez mais reconhecido por muitos, prova disso foi o destaque dado na revista Damoto Clássica n.º 16 e a referência realizada num artigo do jornal Público, assinado por Paulo varela Gomes. Continua a regista-se a utilização de imagens e textos do blogue, especialmente em fóruns (sem que seja respeitado o meu pedido da inclusão de um link para o blogue).
- As colaborações que temos recebido continuam a ser de qualidade e em bom número. Este ano registou-se ainda o aumento de colaborações vindas de pessoas directamente envolvidas em projectos nacionais.
- Novas funcionalidades no blogue, resultado da mudança/melhoria do "template", que fazem com que esteja quase "em ponto de rebuçado", mas ainda há arestas a limar...
Entre as novas funcionalidades temos o quadro de mensagens, a publicidade, a consulta de manuais e/ou catálogos, os seguidores, os classificados, as novidades da imprensa escrita, o calendário de encontros, concentrações.
- A falta de tempo tem sido um elemento que tem condicionado a publicação de artigos de forma pontual, mas continuamos com a média de 1 post/artigo por dia. Sempre na busca do ainda não divulgado/conhecido.
- Os vídeos têm conquistado espaço neste blogue (já temos 34 vídeos seleccionados de entre o que vai aparecendo na Internet). Mas há muito que queremos apostar na produção própria e este ano termina com a aquisição de uma máquina para realização de entrevistas e de documentários. Este foi ainda o ano em que uma hemeroteca começou a ganhar forma, a partir da aquisição de lotes de revistas antigas, de modo a que sirvam de fonte de pesquisa para o que vai sendo publicado no blogue.

A terminar:
- O meu agradecimento a todos aqueles que têm visitado e colaborado com o blogue. Sem uns e sem outros de nada valeria o trabalho aqui publicado.
- Neste balanço tive vontade de falar em projectos que se têm multiplicado e que estão ligados às "rodas nacionais", como seja a exposição de automóveis portugueses no Museu do Caramulo, os blogues relacionados com veículos nacionais (desde os destinados ao comércio de peças para motorizadas nacionais, como aos que falam de marcas em específico)... Mas achei que estava fora das minhas competências. Pode ser que para o ano faça esse apanhado.
- Desejo a todos um 2010 de descobertas e aprendizagens, tanto a nível das "rodas nacionais", como a nível pessoal.

Continue lendo...

2009/12/30

Pala para guarda-lamas Casal (verde)


Depois da versão com o logótipo em preto, apresentamos as palas para guarda-lamas Casal, com as letras a verde.

Continue lendo...

2009/12/29

Vídeos - ceifeira debulhadora Tramagal 604


Todos escrevemos lugares comuns e hoje não me vou esforçar muito para o evitar...
Ao conhecer a história MDF (bem como a das outras empresas ligadas às rodas nacionais...) fico surpreendido com a marca e com os seus produtos, especialmente os que são desconhecidos da grande maioria - e da fase em que a marca dava o seu melhor para evitar o encerramento.
O camião Tramagal TT 13/160 6x6 foi uma agradável surpresa e a ceifeira debulhadora Tramagal 604 (em acção nos vídeos), parece ser a cereja no cimo do bolo.
Este tipo de máquinas acabam sempre por parecer um insecto gigante - rodas grandes à frente, rodas mais pequenas atrás e uma bossa considerável...
Gosto do arranjo gráfico da marca na parte lateral, com a borboleta (símbolo da MDF) e marca e modelo do veículo.

No momento em que fazemos a publicação destes vídeos neste blogue, um deles ainda não tem 100 visualizações e o outro não chegou às 200... Mas quantidade não quer dizer qualidade!
Depois de uma pesquisa na Internet, ficámos a saber que a ceifeira debulhadora Tramagal 604 tem uma frente com 3,60 m (fonte: anúncio publicado no jornal Ocasião - isto sim, são fontes de informação...) ;)
Os vídeos são do utilizador Ceifas2009 do Youtube.

Continue lendo...

2009/12/28

Mais um porta-chaves UMM (Marpal)


Já aqui mostrámos um porta-chaves da Marpal muito parecido com este.
Neste o símbolo da Peugeot parece sozinho, enquanto que no outro aparecia com o da Talbot ao lado.

Continue lendo...

2009/12/27

Macal Minarelli - Motores V1 e G1 - Manual de instruções


Mais um manual de instruções que colocamos on-line gratuitamente para quem o quiser consultar. É relativo aos motores Macal Minarelli V1 e G1.

Para ler as várias páginas do manual, deverá carregar com o cursor do rato em cima das imagens (depois pode gravá-las para um ficheiro o seu computador - as imagens estão ordenadas alfabeticamente - e/ou fazer a sua impressão). Deste modo não é necessário pagar pelo manual, se só queremos a informação que nele consta (e evitem pagar o que é grátis... como acontece no OLX...)


O manual está dividido em várias partes: Características técnicas dos motores; normas de uso; manutenção geral e detecção e eliminação de avarias.


Para além dos textos tem esquemas e imagens sobre bujões, carburadores, velas, magnetos, platinados...








Continue lendo...

2009/12/26

Miniatura camião Volvo feito à mão (parte 2/2)


Aqui fica a segunda parte da miniatura do camião Volvo (fotografias gentilmente enviadas por Olhorobot).

na imagem anterior pode-se ver o eixo traseiro, bem como a suspensão.

O pormenor típico da época, em que os camiões de aluguer tinham uma placa à frente.

Os taipais laterais que dão para abrir e fechar, com recurso a uma dobradiças muito simples.

A inscrição a esferográfica "Feita em Março de 1957", na parte inferior do camião.

E a terminar, a matrícula do camião.

Continue lendo...

2009/12/25

Stand do Portaro na 18.ª FIL (1977)


No dia de Natal deixamos aqui o nosso presente para todos os leitores deste blogue - uma imagem do stand que o Portaro teve na 18.ª F.I.L., em 1977, e que é desconhecida da grande maioria dos adeptos do jipe Portaro.
Nela podemos ver que a Portaro caprichou na apresentação dos seus jipes. Um deles, com capota de lona, está elevado a vários metros de altura numa estrutura metálica, que para além de dar nas vistas, tem um letreiro com o símbolo do Portaro.
Há ainda um outro jipe Portaro especial que tem uma capota diferente das que conhecemos, sendo mais alta. Essa capota tem na parte traseira uma escada lateral, para acesso ao tejadilho e um foco para iluminação. Será que se tratou de um exemplar uníco ou houve mais? Porque tem publicidade aos lubrificantes Sacor? Note-se que não é vulgar ver versões especiais do Portaro, criadas a pensar numa determinada função, ao contrário do que acontecia com os jipes UMM.
Em segundo plano é possível ver um Portaro sem caixa de carga aplicada.
A imagem é da autoria de José Calheiros e foi publicada num artigo de Sérgio Ribeiro Telles que nada diz do Portaro (o texto é marcadamente político e económico).

Continue lendo...

2009/12/24

Galucho EE (Espalhador de Estrume)


Este reboque da Galucho serve para espalhar estrume pelos campos agrícolas.
O espalhamento é feito pela parte traseira, por sem-fins verticais, sendo a transmissão feita por cardan.

Saber mais:
- Galucho Reboques EE - Site oficial

Continue lendo...

2009/12/23

Velo Portugal - Mais decalcomanias transferíveis


Estas decalcomanias transferíveis também são da marca Velo Portugal de Santarém, mas aparentemente são mais antigas, pois o nome do proprietário aparece escrito com "o" e não com "u" - "Manoel Nunes da Silva".

No verso estão carimbadas as instruções para aplicação das decalcomanias: meter em água morna, colocar em cima de um feltro durante 50 segundos, tirar a imagem, aplicar (?), deixar secar e aplicar um verniz para maior duração.
Tal como as outras decalcomanias, também estas estão disponíveis para troca ou para venda (enviem e-mail por favor).

Continue lendo...

2009/12/22

Vídeos sobre o carro eléctrico FUTI


Parace que nos próximos tempos a aposta ao nível do mercado automóvel será nos veículos eléctricos.
São muitos os que já se colocaram na linha de partida e, como não podia deixar de ser, por cá também há concorrentes. Nos vídeos apresentados podem ficar a saber um pouco mais sobre este micro automóvel.

Continue lendo...

2009/12/21

R-D-V deseja: Umas Boas Festas !


De preferência com rodas nacionais!

Continue lendo...

2009/12/20

Motorizada Perfecta com motor Casal


É frequente associar a marca Perfecta a motorizadas antigas, como a que aparecia no verso do envelope da Ciclo Areeiro, mas a marca também comercializou outros modelos mais recentes, como o que aparece na imagem.
Tem motor Casal, pala Casal no guarda-lamas e caixa plástica para transporte de mercadorias (provavelmente da Domplex...).

Continue lendo...

2009/12/19

Chaimite em vinil de Manuel Dias


É curioso ver a influência que certos veículos têm no nosso dia-a-dia ou na nossa vida. Já aqui mostrámos um vinil com uma Sorefame Sentinel 1171 e outro com um autocarro Camo B59. Hoje mostramos um disco de Manuel Dias que tem um blindado Chaimite na capa, intitulado "Soldado Luís".

O disco foi editado pela Inter Disco e gravado nos estúdios Musicorde.

Continue lendo...

2009/12/18

Carro de bois em exposição "Guerra Peninsular"


O carro de bois com eixo de pau da imagem anterior está integrado na exposição “Guerra Peninsular 1810-1814″ patente no Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras. Este tipo de veículo teve um papel importante durante as Invasões Francesas, para transporte de munições, mantimentos, equipamentos e feridos.

Esta é só uma das muitas coisas que podem ficar a saber visitando a referida exposição, ou lendo o artigo "Guerra Peninsular - 200 anos depois", publicado no site Operacional, da autoria de Miguel Silva Machado (a quem agradecemos por mais esta colaboração).

Continue lendo...

2009/12/17

Autocarro Mini-bus Atomic da Turilis


Há já algum tempo que não apresentávamos um autocarro da Irmãos Mota & C.ª, Lda, que em Janeiro próximo comemora 31 anos de existência.

Este mini-bus Atomic, tem como base uma carrinha Mercedes 416 DCI e tem matrícula de 2002.

Continue lendo...

2009/12/16

Velo Portugal - Decalcomanias transferíveis


Estas decalcomanias transferíveis Velo Portugal eram utilizadas nas bicicletas comercializadas pela firma M. N. da Silva (Manuel Nunes da Silva), situada na Praça Sá da Bandeira, n.º 6, em Santarém.
A Manuel Nunes da Silva era uma oficina de reparações em bicicletas, máquinas de costura, gramofones, armas de fogo e provavelmente era agente das bicicletas Motobecane e das motos Motobecane, SUN e B.S.A.
Segundo o que apregoavam, faziam preços reduzidos em vendas a dinheiro.

Troco ou vendo estas decalcomanias transferíveis - os interessados façam favor de enviar e-mail a pedir mais informações.

Continue lendo...

2009/12/15

Calendário da Moto Graça com Motalli


Mais um calendário com publicidade à Moto Graça, desta vez com a imagem de um tricarro City Car da Motalli.

Note-se que o exemplar da imagem tem a escova do limpa vidros por cima do pára-brisas e só tem um farol - será que até certa data tinham esta característica?...

Continue lendo...

2009/12/14

Calendário Moto Graça - Vendedor Ernesto A. Silva


Este calendário faz publicidade à Moto Graça, situada no Cacém. Esta empresa vendia tricarros novos e usados da marca Ernesto A. Silva, fazia ainda reparações gerais em veículos de deficientes.
Na imagem aparece um tricarro que podia levar 2 pessoas (condutor e passageiro, um atrás do outro, como num avião dos primórdios) e ainda carga. Nota-se que quem concebeu o veículo pretendeu proporcionar (as possíveis) condições a quem tinha alguma incapacidade. Só lhe faltava ter uma capota para poder ser usado à chuva.

Pelo calendário podemos aferir indirectamente que até 1993 havia tricarros Ernesto A. Silva novos à venda. Será que nessa data a empresa ainda existia?
Tenho mais calendários iguais a este para troca ou venda. Os interessados queiram contactar-me via e-mail.

Continue lendo...

2009/12/13

Automóveis Etnerap - Emblema


Como disse há uns dias, tive a oportunidade de saber mais sobre a Etnerap a partir de quem viveu de muito perto a evolução da marca.
Agora partilho aqui parte dessa informação, neste caso o emblema (ou símbolo) dos automóveis Etnerap, já aqui apresentado no 1.º artigo sobre o Etnerap (a partir do artigo publicado na AutoClássico), mas a qualidade da imagem não era a melhor.
Agora podemos ver "ao vivo e a cores" o emblema original (algo de inédito até à data) e cuja forma era inspirado nos brasões da heráldica. Era dividido por uma faixa com as letras Etnerap e tinha um ganso em vôo na parte de baixo e uma estrela na parte de cima. No emblema houve ainda espaço para escrever a palavra "Portugal".
É curioso que o ALBA - mas também o OLDA - escolheram uma ave a voar como símbolo para decoração dos seus carros de competição.

A terminar quero informar que a imagem foi manipulada digitalmente, pois partes da tinta original não estão nas melhores condições de conservação. Esta manipulação foi uma opção pessoal, que não pretende tirar propriedades ou antiguidade à peça, mas sim divulgar o emblema como ele seria. O original está, e estará, com a tinta que vem do tempo em que os automóveis foram construídos.
Quero ainda agradecer publicamente a António Parente (filho de António Augusto Parente) pela oferta do emblema, que de outro modo dificilmente aqui poderia constar, bem como na minha colecção de emblemas, pins e alfinetes de lapela de marcas ligadas às "rodas nacionais".

Continue lendo...

2009/12/12

Tampas SIS Sachs para depósito de combustível


Duas tampas novas para depósito de combustível de motorizada da marca SIS Sachs, feitas em plástico, metal e borracha.

Continue lendo...

2009/12/11

Livro "O 14 de Infantaria" com UMM e Pandur


Soubemos da publicação do livro "O 14 de Infantaria", editado pelo Regimento com o mesmo nome e coordenado pelo Coronel Rui Moura, através do artigo publicado no site Operacional (de onde retirámos as fotografias que acompanham este texto - muito obrigado pela cedência das mesmas), da autoria de Miguel Silva Machado.

O livro em questão é acompanhado de um CD que tem várias imagens relativas ao Regimento de Infantaria N.º 14 e nele constam imagens de um UMM Cournil e de viaturas Pandur.

Saber mais:
- site Artigo sobre o livro O 14 de Infantaria, no site Operacional.

Continue lendo...