2009/11/30

Revista DaMoto Clássica n.º 17


Já está nas bancas o novo número da revista DaMoto Clássica, onde constam uma série de pequenos artigos sobre motorizadas nacionais (SIS Sachs V5, EFS 125 cc e Mayal) ou imagens das mesmas em feiras/encontros ou na rua (SIS Sachs Lebre, Cruzador Sachs, Masac, EFS, Casal, Quiper, Forvel, Perfecta, Diana e Macal).
Na secção de fichas, desta vez é apresentada a SIS Sachs Fuego.

Continue lendo...

2009/11/29

Pasteleira Sprinter - Roda 26 (2/2)


Este grupo de fotografias são a 2.ª parte de apresentação da bicicleta Sprinter, modelo de senhora com roda 26.

Já anteriormente mostrámos que esta bicicleta tem muitas peças com marcas.

Um desses exemplos são as borrachas usadas nos pedais, que têm a marca da bicicleta - Sprinter.

O guiador é da EFS, tal como os calços dos travões (chegam a este pormenor)...

O selim é da Tabor, mas tem uma chapa com a marca Sprinter. O selim é Tabor 50, sendo o 50 relativo ao tipo de qualidade do couro usado no fabrico.

Lateralmente também tem uma gravação em relevo com a mesma marca da bicicleta.

Continue lendo...

2009/11/28

Casal Boss de cor verde


Esta série de fotografias de Casal Boss foram-nos enviadas por Carlos Oliveira, tendo sido a primeira e única motorizada do nosso leitor (mais uma vez obrigado!).

Foi comprada nova em 1987 e custou 90 contos. Para a pagar foi necessário trabalhar durante 3 meses.

Está equipada com um motor Casal M147.

A frente da Casal Boss não é a de origem. Esta tem uma suspensão Tabor, que em 1988 custou 17 contos.

Continue lendo...

2009/11/27

Caixa de lâmpada Miranda e Irmão, Lda.


Esta fotografia de uma caixa antiga de lâmpadas da Miranda e Irmão, Lda. foi publicada na página do Flickr.com de Hugo Cardoso (do blogue Horta das Vespas), a quem agradecemos mais esta dica.
Lateralmente a caixa tem as seguintes indicações: 6v - 15/15w Bax-15 D.
Para além do conteúdo, este tipo de artigos tem interesse pelo design das embalagens, que com o passar dos anos se torna cada vez mais especial.

Continue lendo...

2009/11/26

Olda na Automóveis Portugueses - Museu do Caramulo (2/2)


Depois da primeira parte da apresentação do Olda "SM-10-25" que está integrado na Exposição Automóveis Portugueses, patente no Museu do Caramulo, aqui ficam mais algumas fotografias.

Vista do painel de instrumentos e dos dois lugares que o automóvel tinha.

Um vista da parte superior traseira, onde é possível ver a porta da mala e a tampa do depósito de combustível. Junto da roda traseira, uma das duas saídas de ar que existem lateralmente.

A meio do Olda, há este elemento gráfico que lembra uma ave estilizada. Quer o símbolo, quer a localização são muito semelhantes às do Alba OT-10-54.

A terminar, uma vista inferior da parte traseira, onde podemos ver mais duas saídas de ar, junto de cada roda.

Continue lendo...

2009/11/25

Pneu CNP Reinforced C 81 - P/ motorizada


Depois dos pneus CNP para bicicleta, chegou a altura de apresentar um exemplar destinado a motorizadas nacionais.


É um pneu novo CNP Reinforced C 81 - 2.75 - 17 R.


Como não podia deixar de ser, tem gravado lateralmente "Made in Portugal".

Continue lendo...

2009/11/24

Motosserra Casal


Recebemos este conjunto de fotografias de uma motosserra da Casal que nos foram enviadas pelo nosso leitor Carlos Oliveira de Ílhavo (muito obrigado!).

A motosserra era pertença do avô, que a comprou no final dos anos 70 na Metalúrgica Casal em Aveiro, através de um familiar que lá trabalhava.

Não sendo um tipo de produto pela qual a Casal era conhecida, era natural que deixasse algumas pessoas desconfiadas relativamente à robustez da máquina.

A robustez da motosserra foi logo comprovada pois, assim que foi comprada, começou a ser usada na zona, uma vez que não havia muitas. Motivo que levava a que o avô do nosso leitor fosse muitas vezes solicitado para ir cortar pinheiros, ou para emprestar a máquina.

Ao longo destes anos a única avaria que teve, foi o cabo eléctrico que vem da bobine para a vela que derreteu com os anos e com a temperatura. O motor nunca foi mexido.

Em relação a trabalho, ainda há 1 ano esteve a cortar 3 pinheiros.

Continue lendo...

2009/11/23

Fitas auto-adesivas Sotnas - motorizadas / bicicletas


As motorizadas SIS Sachs V5 e os capacetes antigos para motorizadas tinham fitas decorativas com padrão em xadrez.

Acontece que os tempos mudam e os gostos também. Por esse motivo não é frequente encontrar este tipo de fitas adesivas, que dão um ar mais desportivo às motorizadas e às bicicletas.

Os exemplares das imagens estão na caixa original, que já não se encontra nas melhores condições. Eram da empresa Sotnas (que lido ao contrário é Santos, provavelmente o nome do dona da empresa que as vendia.

Na caixa é referido que estas fitas auto-adesivas Sotnas eram usadas para motorizadas, bicicletas, computadores, rádio-gravadores e para mais uma série de objectos (a imaginação era o limite).

A Caixa tinha 35 rolos, tendo cada um 15 mm de altura e 5 metros de fita.

Os rolos das duas imagens anteriores estão disponíveis para troca ou para venda (para contacto usar o e-mail). São 2 em azul+preto, 2 em amarelo+preto, 1 em verde+preto e 2 brancos.

Continue lendo...

2009/11/22

Famel Foguete utilitária - Evolução recuperação


Não faz muito tempo que aqui mostrámos uma Famel Foguete utilitária à qual fazia falta um depósito novo. Pois os trabalhos de recuperação vão a bom ritmo e aqui fica uma fotografia dos mesmos.
Em relação ao depósito de combustível, o que existia está ser recuperado.
Mais uma vez agradeço a Carlos M. C. Martins o envio do e-mail e da fotografia!

Continue lendo...

2009/11/21

Jobrinca - Carro de madeira para brincar


Este automóvel em madeira pintada foi fabricado pela Jobrinca. Certamente é datado dos finais dos anos 70, início dos anos 80. Este tipo de brinquedos não foi fabricado só por esta marca, mas é a primeira vez que incluímos um brinquedo deste tipo no blogue.

A Jobrinca era uma empresa que se dedicava à construção de brinquedos para crianças, situada na Figueira da Foz.

Na parte de frente tinha um fio preso a um parafuso, de modo a que pudesse ser puxado por uma criança.
Agradeço a José Feitor pela cedência do brinquedo para fotografar.

Continue lendo...

2009/11/20

200 autocarros Volvo - Salvador Caetano Utic Camo


Mais uma publicidade relativa a 200 autocarros novos, só que desta vez não foram para a Carris, mas sim para a STCP - Serviço de Transportes Colectivos do Porto.
Foram 200 autocarros do modelo B 58 carroçados pelas empresas Salvador Caetano - Indústrias Metalúrgicas e Veículos de Transportes, S.A.R.L., UTIC - União de Transportadores para Indústria e Comércio e Camo - Carroçarias Modernas, Lda.
O que aparece na imagem da publicidade ia para a Boavista.

Continue lendo...

2009/11/19

UCAL BMX Super Turbo 20 - Catálogo UCAL


Mais uma bicicleta BMX da UCAL, este é o supra-sumo dos modelos BMX da marca. Tem dois amortecedores, se bem que na legenda diz que só tem um... Normalmente estas bicicletas tinham o amortecedor no meio do quadro e nesta estão na parte de trás.
Tinha pneus amarelos para roda 20.

Continue lendo...

2009/11/18

Farolim SIM para motorizada


Há quem coleccione símbolos ou emblemas de motorizadas, porque são peças curiosas ou porque merecem ser apreciadas fora do local para o qual foram pensadas.

Estes farolins da SIM para motorizada estão nesse nível. Só pela forma já dá vontade de os ter. Parecem um exercício de stiling para motorizadas.

A SIM - Sociedade Irmãos Miranda nasceu a 26 de Setembro de 1946 e durante 20 anos fabricou material para bicicletas, passando depois a fabricar faróis e farolins para motorizadas. No ano de 1985 passou a fabricar material para automóveis.

Saber mais:
- SIM - Sociedade Irmãos Miranda - Site oficial

Continue lendo...

2009/11/17

UMM Alter com capota de lona


Este jipe UMM com capota de lona foi fotografado na cidade do Porto. Está mantido de uma maneira que dá nas vistas. Ainda não tem idade para ser um clássico, mas tem todo o perfil necessário.
Mais um conjunto de fotografias gentilmente enviadas por Olhorobot (mais uma vez obrigado pela colaboração!).

E como o que é bonito é para se ver (onde é que eu já ouvi isto...) está com a capota recolhida, de modo a deixar ver o seu interior.

Continue lendo...