..

2009/09/30

Publicidade Stamir sempre na vanguarda


Mais uma publicidade aos karts Stamir, desta vez com a tripla de vencedores:
- José Rego - Stamir K85/Casal M233A - Vencedor da Taça de Portugal - Categoria Branca
- Paulo Bezerra - Stamir K85/Casal M233A - Circuíto do Sport - 1.º classificado da Categoria Branca
- Celestino Araújo - Stamir K85/KZH - Circuíto do Sport - 1.º classificado da Categoria Livre 125

Continue lendo...

Revista DaMoto Clássica n.º 15


Na edição n.º 15 da Revista DaMoto Clássica, podemos encontrar mais alguns artigos sobre motorizadas nacionais. Os destaques vão para duas fotografias históricas de testes à SIS Sachs V5 (do arquivo de Carlos Martins/Old Moped), para a ficha técnica da Casal K181 e para o artigo sobre a SIS Sachs Lebre - onde se pode ficar a saber um pouco mais sobre a história desta motorizada, bem como sobre as várias versões produzidas.

Continue lendo...

2009/09/29

UCAL BMX cromada com pneus de cor - Catálogo UCAL


Esta bicicleta UCAL, modelo BMX não tinha amortecedor, mas tinha pneus 20 x 2.125 coloridos (azuis) e era cromada.
Tem ainda a curiosidade de o sistema de travão estar colocado na parte posterior do forqueta e não na parte anterior, como é frequente. Se calhar era para que o sistema pudesse durar mais tempo, pois se cedesse, iria bater no metal da forqueta. Ou era só uma questão de estilo?

Continue lendo...

2009/09/28

Manual Micromotor Pachancho (Braga - 1952)


Este manual do micromotor Pachancho (da Fábrica Nacional de Pistões Pachancho) para bicicletas foi colocado on-line por Daniel Ruas, originalmente no Portal dos Clássicos (muito obrigado pela cedência das imagens para publicação neste blogue).

Não é todos os dias que se vêem atitudes deste tipo, pois o normal é assistirmos à venda de manuais como este. Para além de poder ser muito útil aos interessados pelas rodas nacionais, também é um bom exemplo de como todos podemos viver melhor e saber mais tendo atitudes simples.

Este manual da Pachancho é datado de 1952 e foi impresso na tipografia PAX em Braga.

Segundo o que é escrito na introdução, este motor começou a ser pensado em 1949.

Pesava 9,5 kg e tinha 49 cc.

Ao longo do manual aparecem referências ao conjunto da mudança de velocidades.

Ao carter e acessórios...


Ao conjunto de engate...


Ao bloco do motor, culatra e acessórios...


À cambota e acessórios...


Aos acessórios para as mudanças de velocidades...


Ao sistema articulado das mudanças de velocidade...


Ao eixo pedaleiro e acessórios...

Ao carburador...


Ao magneto, roda intermédia e acessórios...

E uma descrição geral das peças do motor e acessórios.




Para passar este manual ao papel, o melhor é clicarem com (o cursor do) rato nas imagens e depois gravá-las no computador.
Depois de terminada esta tarefa, é só imprimir.

Continue lendo...

2009/09/27

"Kilometrodário" da Mabor General


Esta curiosa peça publicitária dos pneus Mabor General, data de 1960.
Certamente este tipo de utilidade tem um nome, que desconheço, por esse motivo decidi chamar-lhe "kilometrodário", resultado da junção de Km + calendário.

Resume-se a uma espécie de envelope aberto lateralmente e que está perfurado em locais estratégicos, dentro do qual está uma folha que tem estratégicamente as distâncias entre as várias localidades em Portugal, bem como o nome das localidades às quais as distâncias se referem.

Na fotografia anterior podem ver as duas partes, bem como perceber a estratégia usada para que o mesmo funcione.

Continue lendo...

2009/09/26

Reboque Joper nas vindimas


Nesta altura das vindimas é fácil desesperar a caminho do trabalho. Basta apanhar um tractor dos que levam um reboque com contentores cheios de uvas, para uma qualquer adega (cooperativa).
O melhor nestas situações, e sempre que o reboque é de fabrico nacional, é pedir a quem nos acompanha para tirar uma fotografia para publicar no blogue.
Assim dito, assim feito.

Continue lendo...

2009/09/25

ALBA TN-10-82 na Automóveis Portugueses - Museu do Caramulo


Este foi o segundo automóvel produzido pela ALBA, depois do primeiro, com matrícula OT-10-54. Também ele está na exposição Automóveis Portugueses, patente no Museu do Caramulo.

Este ALBA (TN-10-82) tem formas menos arredondadas do que o seu irmão, mas não deixar de ter um ar desportivo, especialmente na parte traseira, onde as rodas estão consideravelmente fora do corpo do automóvel.

Tem motor FIAT 1100 e consta que foi fabricado em 1953.

Saber mais:
- O Alba TN-10-82 (1953) - Albaportugal.ning.com

Continue lendo...

2009/09/24

II Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo - Até sempre Megre - UMM


Uma das novidades da II Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo, foi o espaço de homenagem a José Megre "Até sempre Megre" (ou "Até sempre José Megre"...), onde eram apresentadas algumas fotografias e documentos históricos relacionados com José Megre, o UMM e África.
Uma dessas fotografias, a que antecede estas linhas de texto, mostrava o UMM Cournil BM-00-92, que participou no Paris/Dakar com o número 216, a passar por uma pequena povoação africana, tendo em primeiro plano um habitante local que tocava tambor, como que a marcar o ritmo, certamente frenético, da caminhada do jipe.

Mas África também é deserto, e o UMM, ainda que nascido longe deste tipo de paisagem, sentia-se lá como peixe na água.

Prova disso é a fotografia anterior com dois UMM Cournil da equipa portuguesa em prova, passando perto de dunas.

E a terminar estavam expostos dois livros, "Paris Dakar - da aventura à competição" e "30 anos de aventura - do Paris Dakar à Antárctida", escritos por José Megre.

Continue lendo...

2009/09/23

Vídeo sobre exposição Automóveis Portugueses no Museu do Caramulo - RTP 1

Temos aqui apresentado detalhadamente alguns dos automóveis que estão na exposição Automóveis Portugueses, no Museu do Caramulo.

Enquanto não mostramos os outros exemplares em exposição, deixamos aqui um vídeo de uma reportagem realizada pela RTP1.
Isto sim, é serviço público!

Continue lendo...

2009/09/22

Publicidade Mabor General com fotografia da fábrica


Nesta publicidade da Mabor, ficamos a saber que no início da década de 80 era o maior produtor e exportador português de pneus, tinha uma posição maioritária na indústria de montagem de veículos automóveis em Portugal, foram campeões de ralies em 1970 e em 1980, fabricavam pneus para todos os serviços...
A empresa tinha sede na Avenida dos Aliados, 211, 3.º - Porto

Continue lendo...

2009/09/21

Scooter Famel Faxion


Já escrevi que há vida para além da Casal Carina, no que respeita a scooters nacionais.
Já aqui mostrámos a Macal CY 50 e hoje juntamos mais uma à lista, trata-se da Famel Faxion.

Continue lendo...

2009/09/20

II Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo - Fotos


Aqui ficam algumas fotografias da II Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo.
O desaparecimento de José Megre reflectiu-se muito nesta segunda edição, pois ainda que fosse muito parecida à do ano passado, faltava o toque pessoal do seu mentor.
Para além disso, vários foram os espaços que serviam de homenagem ao "mestre", acentuando a falta referida. Entre eles estava o terródromo José Megre e o espaço onde estava o Sado 550 da imagem anterior, onde se exibiam muitas fotografias de/com José Megre, bem como objectos mais pessoais (máquinas de fotografar e de filmar).
Cabe à organização e a todos nós continuar uma obra que, ainda que muito extensa e muito completa, deverá estar no início e não no fim.

Passando agora ao espaço de feira de coleccionismo, podíamos encontrar miniaturas da Luso Toys, bicicletas pasteleiras de fabrico nacional, os UMM de José Megre e também a carrinha Datsun Sado.

Como já mostrámos em detalhe os UMM Cournil curto e o do "Paris-Dakar" no ano passado, deixamos aqui algumas fotografias da parte inferior dos veículos, pensadas especialmente para os mais curiosos.

As duas fotografias que intercalam este texto, são do UMM Cournil curto - Randonneur 4X4 Diesel.

Sendo uma da parte dianteira e outra da parte traseira.

Os dois UMM lado a lado (deste modo facilita a comparação entre as versões).

A terminar, uma fotografia da parte inferior do UMM Cournil "SG Gigante" que foi pilotado em várias edições do rali Paris/Dakar por José Megre e por Manuel Romão.

Continue lendo...