2008/12/31

R-D-V: Balanço do ano de 2008

Mais uma vez, é altura de fazer o tradicional balanço do ano, no que respeita a este blogue, que vai a caminho do 3 ano de existência (ainda me lembro que foi ontem que esta brincadeira começou...). Então aqui vai:

- O número médio de visitas no blogue Rodas de Viriato voltou a duplicar (situa-se em cerca de 120 por dia) e de mês para mês o número de visitas continua, genericamente, a aumentar (podem confirmar isso aqui);
- O blogue é cada vez mais reconhecido por muitos. Prova disso são os comentários deixados, os e-mails recebidos, os primeiros lugares nas páginas de pesquisas na net, a usurpação do trabalho nele publicado (quando nos roubam o trabalho, é porque somos mesmo bons!). Refiro-me ao amigo Nelson (quando digo amigo, estou a ser sincero, mesmo não o conhecendo - pois temos os mesmos objectivos, mas meios diferentes de os conseguirmos) do Portal dos Clássicos onde o material deste blogue alimentou o tópico "automóveis de fabrico nacional" (ou algo assim...) e à revista Motor Clássico que publicou uma imagem deste blogue sem indicar a fonte, num artigo de Hugo Reis, com imagens do "arquivo". Se no primeiro caso a referência "Rodas de Viriato" era apagada com um simples borrão (provavelmente feito com recuso ao Paint), já no segundo a questão resolveu-se com mais classe, retirando-se o "Rodas de Viriato" recorrendo ao Photoshop. Não querendo estar aqui a lavar roupa suja, afinal estas querelas são para quem não tem mais nada que fazer na vida, quero que se saiba que o papalvo que faz este blogue está em cima dos acontecimentos. Quero também que se saiba que no 1.º caso não fiz qualquer diligência relacionada com o assunto (se fizesse ou fizer, será para convidar o Nelson para colaborador deste blogue, nada mais) e que no 2.º caso, como nunca tinha gasto o meu dinheiro na revista, tentei usar o fórum da mesma para obter um e-mail para reclamações mas, ou não fizesse ela parte de um grande grupo internacional onde os clientes parecem que não são coisa de valor ou a respeitar, tal tarefa tornou-se impossível.
Quem lê este texto deve estar a pensar: "espera lá... mas o objectivo do RDV não é divulgar as rodas nacionais?... Então para que é esta conversa?...". Sim, o objectivo é divulgar as rodas nacionais... Por isso a 1.ª situação está encerrada, agora em relação à 2.ª situação exijo ser tratado com o rigor que apregoam. Quantos dos que lêem estas linhas não levaram já uma penalização no fórum da revista em questão por colocarem um link que mostra algo do que estão a falar? Se é regra do fórum eu digo que tenho, e sempre tive, uma nota (que deverá ser respeitada) na parte lateral do blogue que diz: O material apresentado neste blog pode ser copiado desde que indicada a fonte original com um link. Neste caso penso que quem tratou do artigo terá elasticidade mental suficiente para perceber que em publicações em papel o "link" é substituído por "referência". Termino dizendo que este é um ponto de passagem, o outro (o tal fórum) é um ponto de chegada. São maneiras de estar na vida e de nos colocarmos perante os outros;
- O número e a qualidade das colaborações recebidas têm crescido substancialmente. Muitas delas são autênticos documentos históricos da nossa contemporaneidade. Uns relativos a veículos mais antigos outros a veículos mais modernos, todos eles são e serão importantes para os estudiosos e interessados nestes assuntos;
- Muito tem sido o que aprendi com este blogue onde vou ensinando o que sei. Devagar, muito devagar mesmo, a manta de retalhos vai-se tornando grande e os conhecimentos isolados vão-se cruzando, relacionando e agrupando. Seja com o simples juntar de informações, seja com os comentários deixados por que visita este espaço e sabe muito mais do que eu sei. Todos ficamos a ganhar;
- Várias têm sido os contactos que surgem a partir do blogue e alguns deles têm-se transformado em amizades "virtuais". Fica a faltar uma desculpa para que estas amizades se tornem "reais ou analógicas". Ideias para desculpas precisam-se!
- Ao nível do conteúdo, continuamos a procurar apresentar sempre coisas que acrescentem algo ao que já existe. Por esse motivo é que vamos onde "o diabo perdeu as botas" em busca do (quase) nunca mostrado. E quando apresentamos algo que muitos já conhecem, como no caso das imagens dos catálogos/folhetos publicados pelas empresas, temos uma mais valia: neste blogue pode-se clicar com o cursor do rato nas imagens e elas ficam maiores (factor muito importante para quem está a fazer um restauro e não sabe bem como é que é aquele pormenor, por outro lado, não é preciso prestarem-me vassalagem para que eu ceda a informação - Viva a livre circulação de informação!);
- Este blogue tem-se tornado numa espécie de revista on-line, quer pela quantidade de artigos publicados (1 por dia = 30 num mês +/- = a 30 páginas) quer pela profundidade de alguns dos artigos (sim, sei que aqui também há artigos para "encher chouriço", mas as revistas também os têm...), pelo menos aqui não têm de pagar, é gratuito!
- A falta de tempo tem sido um elemento que tem andado por aqui, facto pelo qual posso demorar um pouco a responder a comentários ou a e-mails. Mas a vida é mesmo assim: devagar se vai ao longe e é preciso saber esperar - muitos de nós tiveram de esperar 9 meses para nascer, por isso, para quê reclamar?
- É muita a vontade de referir aqui os nomes daqueles que têm colaborado com o blogue, enviando colaborações, informações, imagens, e-mails ou deixando comentários... Mas não o faço porque são muitos e corro o risco de, injustamente, me esquecer de alguém. Para além disso, faltam 3 minutos para a passagem de ano e tenho de ir fazer um monte com 12 passas de uva para as doze badaladas (estou a brincar, isto foi escrito 2 dias antes!).

A todos um muito obrigado e um 2009 cheio de projectos realizados com sucesso!

Continue lendo...

2008/12/30

Confersil 604 GT - 6V Sport - Catálogo ciclomotores Confersil


Já que o ano de 2008 está a acabar, é também altura de acabar de publicar o que falta publicar do catálogo dos ciclomotores da Confersil.
Acabamos mostrando a Confersil 604 GT - 6V Sport, com carnagem, quadro em tubo de aço, 75 kg de peso, depósito com capacidade para 8 litros de combustível.
Atingia 98 km/h graças à carnagem e ao motor M 112 da Casal de 6 velocidades com 7,5 cv de potência.

Mais uma vez, obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

Continue lendo...

Calendário pneus Mabor 1989


Mais um calendário na secção de coleccionismo deste blogue. Este faz publicidade aos pneus Mabor, da Mabor General, com o lema "segurança em velocidade".

Nele aparece um automóvel a fazer uma curva numa paisagem de montanha, onde as montanhas são pneus.
Data de 1989.

Continue lendo...

2008/12/28

EST Formula Student


Este veículo foi fotografado durante o Palmela Motorshow e faz lembrar o trabalho desenvolvido por José Oliveira com alunos de escolas da Beira Interior.

Estava em exposição no stand da EST - Escola Superior de Tecnologia do IPS - Instituto Politécnico de Setúbal.

É um protótipo que os alunos da EST do curso de Engenharia Mecânica realizaram para aplicar os seus conhecimentos e depois testar os mesmos na Formula Student - uma competição automóvel.

Como se pode ler na última fotografia, "esta competição pretende estimular os estudantes do Ensino Superior para o desenvolvimento de um protótipo monolugar que atinja a melhor relação segurança / fiabilidade / inovação / marketing / desempenho / gestão financeira".

"O monolugar que demonstre maior eficiência nos parâmetros mencionados obterá a melhor qualificação".

Palmela (e toda a zona de Setúbal) é um concelho ligado à indústria automóvel.
Exemplos destes são de louvar, uma vez que a aprendizagem realizada na escola serve para alguma coisa. Para além disso, serve também para que mais tarde os quadros técnicos das empresas locais ligadas ao sector automóvel sejam reforçadas com indivíduos experientes.

Continue lendo...

2008/12/27

EFS GT Super com motor Zundapp


... E com um capacete à antiga portuguesa no suporte para transporte de mercadorias!

Continue lendo...

2008/12/26

Rulote Sorefame!


As três fotografias que aqui apresentamos desta rulote construída pela Sorefame (sim, a Sorefame não fez só comboios e material para barragens!), fazem parte de um conjunto retirado da Galeria de Biblioteca de Arte - Fundação Calouste Gulbenkian, existente no Flickr.
Visitem o conjunto e o restante material, que vai sendo publicado com o passar do tempo. Esta é uma boa ideia para dar a conhecer o nosso património ao mundo, ainda por cima de um modo pouco peneirento - se o Flickr tem uma boa comunidade de utilizadores, então é lá que se divulga a nossa cultura.

As fotografias são do Estúdio Mário Novais e foram-nos sugeridas por Hugo Cardoso do blogue Horta das Vespas (muito obrigado pela dica!).

Para terminar pergunto:
- Quem tem mais informações sobre esta rulote?

Continue lendo...

2008/12/25

Confersil 404 - Catálogo ciclomotores Confersil


É vermelha mas não é a motorizada do Pai Natal, é sim a Confersil 404...
Mais uma motorizada do catálogo dos ciclomotores da Confersil.

E volto a repetir: muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

Continue lendo...

2008/12/24

UMM na neve - Bósnia


Inverno, neve, frio, pinheiros... Viajar com condições adversas...
Esta fotografia que mais parece um postal de Boas Festas de amantes da marca de jipes UMM, foi-nos enviada por Miguel Silva Machado (mais uma vez muito obrigado pela fotografia e pela paciência na espera).
Nela aparece um UMM Alter do "Destacamento de Ligação" das forças portuguesas na Bósnia na estrada Sarajevo-Gorazde em pleno inverno de 1996.

Boas Festas a todos!

Continue lendo...

2008/12/23

Buddy - Microcarro eléctrico


Nem sempre é possível divulgar neste blogue o que se vai fazendo hoje em dia em Portugal, seja porque isso exige deslocações, tempo, ou qualquer outro motivo...
Mas graças à Internet e às sinergias que ela propicia (neste caso a colaboração de João Quaresma do blogue Regabophe - mais uma vez: Obrigado!), divulgamos aqui o projecto "Buddy".

Este exemplar esteve em exposição na FIL, no stand da Ceiia. E é a evolução dos veículos com o mesmo nome produzidos na Noruega.

A produção deste veículo deverá envolver cerca de 50 empresas nacionais, não se conhecendo ainda a percentagem de incorporação de material nacional (+/- 60%).
A disposição do carro, as suas dimensões, o volante, o tablier, os pedais e o facto de ter um banco de três lugares, são típicos de um carro de golfe com uma carroçaria de automóvel (em fibra de vidro) e rodas também de automóvel.

O Ceiia vai fazer o projecto CAD do carro, uma engenharia industrial e um design mais a sério.

Saber mais:
Buddy - O norueguês made in Portugal - Fórum Novaenergia

Continue lendo...

2008/12/22

Revista com artigo sobre Chaimite


É com satisfação que vemos a publicação e divulgação de artigos sobre as "rodas nacionais". Na revista Motor clássico deste mês foi publicado um artigo sobre a história do blindado Chaimite, produzido pela Bravia.
O artigo (que é constituído por duas partes - a próxima sairá na edição de Janeiro) escrito por Pedro Monteiro, do blogue Photography & Reports, conta a história da viatura, dando especial atenção à parte da sua concepção.

O artigo tem várias fotografias da viatura, bem como desenhos técnicos da mesma. Há ainda referência aos outros veículos concebidos e fabricados pela empresa de Donas-Botto.
Agora é esperar pelo próximo artigo!

Continue lendo...

Eléctrico n.º 131 STCP

Continue lendo...

2008/12/21

Triciclo para assar castanhas


Mais um triciclo para venda de castanhas assadas, que parece ter como base uma motorizada Famel.

Ainda se encontra no activo até que a bem da higiene, da modernidade, do limpo, do politicamente moderno, alguém se lembre de o forçar a passar mais dias na garagem e a não permitir que o seu proprietário ganhe o pão nosso de cada dia.

Continue lendo...

2008/12/20

UMM em Cabo Verde


Mais uma colaboração de Fernando Martins, sobre jipes UMM em Cabo Verde.

O primeiro exemplar que aparece neste grupo de fotografias já aqui foi mostrado.

Todos os outros são uma novidade, especialmente o UMM Alter branco da Polícia.

Nas outras imagens é possível ver carcaças de UMM. Esta situação é resultado da falta de material para substituições, pelo que os jipes mais "fracos" são dadores para os UMM que se mantêm no activo.

Continue lendo...

2008/12/19

Confersil Enduro 50 - Catálogo ciclomotores Confersil


Estamos quase a concluir a apresentação do catálogo dos ciclomotores da Confersil.
Antes disso ainda temos esta Confersil Enduro 50 para apresentar...
Tinha quadro em tubo de aço, pesava 70 kg, o depósito tinha capacidade para 5 litros de combustível, atingia 90 km/h, estava equipada com motor Casal M 112 e tinha 6 velocidades.

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

Continue lendo...

2008/12/18

10 anos da Fábrica de Montagem Automóvel Salvador Caetano


Estes autocolantes são relativos à comemoração dos 10 anos de existência da fábrica de montagem de automóveis da Salvador Caetano em Ovar.
O número "10" segue o design que a empresa tinha na altura, tendo o algarismo zero servido para a colocação do logotipo da empresa.

Continue lendo...

2008/12/17

Pneus Zandi


Mais uma marca nacional de pneumáticos, desta vez é a Zandi.

O pneu que apresentamos é para bicicleta.

O piso em com estrias diagonais, que se alternam.

Foi fabricado em Portugal.

E tem a referência 400 - A.

Aparentemente é para rodas 16 x 1 3/8 ou 37-340

Continue lendo...

2008/12/16

Casal conquista novos mundos - Panfleto


O estado de conservação não é dos melhores, mas dá para ver algumas curiosidades.
Por um lado, os países para onde a Casal exportou as suas motorizadas: Venezuela, Holanda, Dinamarca, Alemanha, França, Irão, Noruega, Grécia, E.U.A., Marrocos, Angola, Guiné, Moçambique, Suécia e Austrália.

Por outro, uma Casal K 270 com travão de disco na roda da frente (será por esse motivo que as outras se chamam Casal K 270 N - "N" de "Normal", isto é, sem travão de disco?).
No panfleto aparecem ainda as motorizadas Casal K 185 Trial, a Casal Motocross, a Casal K 164 Mini Lady e a Casal K 166.

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

Continue lendo...

2008/12/15

Catálogo "Novos Modelos da Fabruima" - Capa


Aqui fica a capa de um catálogo de "Novos Modelos da Fabruima", que nos foi enviada por Fernando Martins (muito obrigado pelo envio da colaboração).
Na capa aparece a referência à empresa proprietária da Fabruima - a Bernardo de Almeida, Lda, em Caldas de S. Jorge - Lourosa.
O quadriciclo "Karting" da capa era confeccionado em tubo, pintado e cromado, com assento e encosto estofados, com corrente e encosto regulável.

Continue lendo...

2008/12/14

Semog CM no Palmela Motorshow


Aqui fica um dos exemplares que a Semog apresentou no Palmela Motorshow.

Trata-se do Semog CM, uma barqueta destinadas ao Campeonato de Montanha (grupo CM).

O exemplar apresentado era a versão aberta, mas também há a versão fechada.

Quem quiser alugar este "brinquedo", pode obter mais informações - Aqui!

Continue lendo...