2008/11/30

Famel Mirage 74


Uma Famel Mirage-74 já com alguns sinais de desgaste e com um depósito de combustível que não é muito característico neste modelo?

Saber mais:
- Famel Mirage-74 - Blogue Famel. blogspot.com

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2008/11/29

Oficina de Vulcanização de José Lopes Bernardino e C.ª


Recebemos do nosso leitor Carlos Couceiro uma série de indicações sobre curiosas e antigas imagens relacionadas com "rodas nacionais" (muito obrigado pelas mesmas).
Começamos por mostrar um artigo publicado no início do século passado relativo à Oficina de Vulcanização de José Lopes Bernardino e C.ª.
Esta oficina estava situada na Rua do Telhal , 44 - 46. Pelo texto publicado, ficamos a saber que esta empresa fazia "concertos em pneumáticos e camaras d'arte com brevidade, perfeição e solidez", graças às "novas máquinas". Esta empresa também vendia "cola para colar a frio e para vulcanizar", remetendo "tabelas grátis com preços e condições" da casa. Tinha o telefone 4:218.

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2008/11/28

Bomba de combustível Petróleo Mecânica Alfa S.A.R.L.


Hoje apresentamos uma série de fotografias que nos foram enviadas por João Quaresma (mais uma vez muito obrigado!) do blogue Regabophe.

São relativas a uma bomba de combustível da marca Petróleo Mecânica Alfa S.A.R.L., fabricada em Guimarães.

Esta bomba encontra-se junto a um edifício do Porto de Lisboa. Pelo que se vê nas imagens a mangueira para colocação de combustível já não faz parte do conjunto. Se esta situação resulta de um acto de vandalismo, é pena. Esperemos que seja uma decisão consciente de alguém responsável pela mesma com o intuito de uma futura preservação.

Classificamos esta colaboração com a "palavra-chave" ("label") "Coleccionismo" porque objectos como estes deviam constar em colecções de publicas e privadas relacionadas com os automóveis antigos - coisa frequente noutros países.

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2008/11/27

Confersil 504 SS Sport - Catálogo ciclomotores Confersil


Continuando a apresentação do catálogo de ciclomotores Confersil, apresentamos hoje uma motorizada de linhas desportivas, algures entre a Famel XF-17 e a SIS Sachs V5. Trata-se da Confersil 504 SS Sport.
Esta Confersil tinha o quadro tubo de aço, media 1,80 metros de comprimento, pesava 75 kg, o depósito tinha capacidade para 8 litros de combustível, atingia os 90 km/h e podia estar equipada com um motor Casal M 154 ou com o M 151.

Repetindo-me mais uma vez, muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso a este catálogo!

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2008/11/26

Fundador k168 (em preto)


Mais uma motorizada Fundador K 168, desta vez pintada de preto.
Entretanto o site da Fundador já foi actualizado e a parte relativa às motorizadas foi retirada... Porque a preservação do nosso património não é só cromar, pintar e substituir peças numa motorizada, copiei e guardei parte do site (os conhecimentos técnicos não me permitiram "salvar" tudo) para que as gerações vindouras possam saber como era um site de uma das empresas nacionais que fez motorizadas.

Para terminar pergunto, será que aqueles que estão a construir o Museu das Motorizadas Nacionais (e não me estou a referir a ninguém em concreto, nem a nenhum projecto em concreto), já trataram de conseguir uma cópia do site, ou será que só o vão fazer depois de lerem estas linhas? Pois é, na Internet também há arqueologia!

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2008/11/25

Agriauto carroçarias - Carro celular

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2008/11/24

Confersil 504 SS - Catálogo ciclomotores Confersil


Mais uma motorizada Confersil que consta no catálogo de ciclomotores Confersil, é o modelo 504 SS, com quadro em tubo de aço, 75 kg de peso, depósito com capacidade para 8 litros de combustível, 70 km/h de velocidade máxima e motor Zundapp com 49 cc.

Mais uma vez, muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso a este catálogo!

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2008/11/23

UMM Alter ambulância militar

Não é a primeira vez que aqui mostramos jipes UMM adaptados a ambulância (ver: UMM Alter CS - Ambulância, Ambulância militar UMM Alter e Cournil para a sucata, UMM Alter ambulância militar em coluna militar e UMM Alter ambulância na exposição 30 Anos de Engenharia Portuguesa).

Hoje apresentamos um exemplar detalhadamente, graças à colaboração de Ricardo Gomes Rua (muito obrigado!)do fórum Amigos das Pasteleiras (dedicado aos clássicos de duas rodas sem motor), sem o qual tal não seria possível.

Na imagem anterior é possível ver a caixa onde são transportados os doentes/feridos. Na parte esquerda há espaço para duas macas, uma por cima da outra. Lateralmente, do lado direito há um banco rebatível.

Este exemplar está guardado no quartel do Exército situado no Entroncamento.

Na fotografia anterior é possível ver o conta-quilómetros do UMM, bem como os outros restantes indicadores (que é igual ao dos outros UMM Alter - para quem não sabe, fica a saber).

A caixa de transporte tem vidros lateralmente, no entanto um deles está totalmente tapado por motivos de privacidade e conforto de quem viaja nessa parte.

Na fotografia anterior é possível ver o habitáculo do condutor e ajudante. Nas versões Cournil existia um tubo articulado, entre os bancos, que levava ar quente da climatização até à caixa na parte de trás.

Uma vista lateral da viatura com a divisa "R. Man" (Regimento de manutenção) na porta.

Para que será o interruptor que se vê na parte esquerda da fotografia, atrás do aro do volante?

A terminar, uma vista lateral onde se pode ver um dos vidros que permite entrada de ar e luz na parte traseira.

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2008/11/22

Autocolante Galucho


Um autocolante dos reboques, charruas, grades, fresas, cultivadores, semi-reboques e caixas basculantes Galucho. Mais um a juntar aos outros da colecção.

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2008/11/21

Camo Camus Volvo


Um autocarro Camo Camus. O nome faz lembrar a lógica dos nomes como Henrique/Henriques, Domingos/Domingues, Fernando/Fernandes... - o segundo nome é a continuação e seguimento do primeiro.

Este autocarro tem um chassis Volvo B10L.

Faz parte da frota da SMTUC - Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

Saber mais:
- Camo Camus R - Busesofportugal - Good-times.webshots.com

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2008/11/20

Confersil 604 GT 6V - Catálogo ciclomotores Confersil


Hoje mostramos a motorizada Confersil 604 GT 6V, com quadro em tubo de aço, 1,80 m de comprimento, 76 kg de peso, depósito com capacidade para 12 litros de gasolina, 98 km/h de velocidade máxima, motor Casal M 112 (monocilíndrico a 2 tempos) e 6 velocidades, com arranque feito por alavanca de pé.

Para ver melhor as fotografias, cliquem com o cursor do rato nas imagens que elas ficam maiores.
Mais uma vez, muito obrigado ao Sr. Manuel que permitiu o acesso a este catálogo de ciclomotores Confersil!

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2008/11/19

EMEF 2240 em Coimbra

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2008/11/18

Motor estacionário - Stationary engine Casal M 136


Outra ficha técnica de um motor Casal, desta vez é o modelo M136. Este motor não era para motorizadas!
Tinha 71,8 cc e pesava 10 kg.

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

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2008/11/17

Motorizada Cuper - V2


Mais uma marca de motorizadas? Ou é só mais um modelo de uma marca nacional de motorizadas?
Será que esta é uma motorizada igual à que apresentamos no dia 1 de Abril de 2007?

Segundo o que consta na forqueta, é uma Cuper V2 - É curioso que a denominação V2 também foi utilizada nas motorizadas Dinâmica/Mourisotam (seriam influências dos mísseis usados na 2.ª Guerra Mundial?).

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2008/11/16

Luso Toys Alpine A441


Aqui fica mais uma miniatura feita pela Luso Toys. Trata-se do Alpine A441 na escala 1/50.

Com a referência LJ19/79, que provavelmente será de 1979 e actualmente está em muito mau estado de conservação.

A terminar, um obrigado ao Manuel Leitão por me chamar à atenção desta miniatura na qual ainda não tinha reparado.

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2008/11/15

Onde está o "Wally" UMM?


Unimog no Rodas de Viriato?! Então mas o blogue não é só sobre "rodas nacionais"?!...
Sim, é!...
Reparem no que está atrás dos Unimogs - Dois jipes UMM Cournil, sendo que um deles é um UMM Cournil com canhão. E o outro tem a capota um pouco alta. Será que tapava algum armamento?
Mais uma fotografia que nos foi enviada por Daniel Carvalho - mais uma vez, muito obrigado pela colaboração!

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2008/11/14

Confersil Cross Especial - Catálogo ciclomotores Confersil


É mesmo uma máquina!...
Realmente é!
Mais um exemplar de motorizadas de cross de produção nacional. Trata-se da Confersil Cross Especial, com o quadro em tubo de aço, 75 kg de peso, depósito para 8 litros de combustível, 90 km/h de velocidade máxima, equipada com motor Casal M 154 ou M151 de 49,9 cc de 5 velocidades.

Mais uma vez, muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso a este catálogo de ciclomotores Confersil!

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2008/11/13

Vídeo Eletrocarro Sorefame série 5500 estação do Brás


Um vídeo com um comboio Sorefame em terras de Vera Cruz. É um comboio urbano, igual ao Sorefame TUE 9500 que já aqui mostrámos, mas com pintura diferente.
Segundo o que consta, estes comboios têm a alcunha de "português" (porque será?!) e segundo o autor do vídeo são "dos melhores TUEs que existem!"

Este vídeo está na página do utilizador Desorocabano do Youtube.

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2008/11/12

Macal M 50 modelo Algarve


Aqui fica uma motorizada Macal M50, que provavelmente é o modelo Algarve.

Saber Mais:
- Macal M50 modelo Algarve - Motorizadas50.com.
- Macal M50 - Motorizadas50.com.

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2008/11/11

Vagões Metalsines série Laaekss


Mais uma imagem com vagões fabricados pela Metalsines. São da série Laaekss.

Saber mais:
Vagões Laaekss - Comboios.org.

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2008/11/10

Motalli POP - Folheto publicitário


Continuando com a divulgação de panfletos da Motalli, hoje apresentamos o folheto relativo ao "modelo POP".
Este modelo, a semelhança de outros de "roda pequena", pretendia conquistar novos clientes - especialmente os jovens e as mulheres fartos das tradicionais motorizadas destinadas aos "homens".
Se foi pensada para os jovens e para as mulheres, então o nome poderá ter origem no movimento da arte Pop, onde cores e os padrões dominam. Temos ainda de juntar ao que foi referido anteriormente que os apreciadores de arte Pop gostavam do que era novo, diferente e fora do convencional - Coisa que a Motalli POP é, e coisa os jovens (que são jovens) e as mulheres procuram!

A Motalli POP estava equipada com motor Motalli tipo P 3 - 48 / SKS, pneus da Mabor, carburador Dellorto UA-17-S, 3 velocidades. No final da ficha técnica desta motorizada, temos uma área denominada "serviço" onde é dito que a motorizada fazia 1 km em 54,5 segundos, com arranque parado - atingindo 66 km/h. Mas no km lançado demorava 45 segundo atingindo 80 km/h - a velocidade máxima deste modelo.

Muito obrigado ao Sr. Manuel pela oferta deste panfleto!

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2008/11/09

Dumper Bombave


Mais uma marca de um fabricante de dumpers. trata-se da Bombave.
Espero brevemente conseguir aproximar-me deste exemplar e conseguir mais algumas informações.

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2008/11/08

Confersil 204 - Catálogo ciclomotores Confersil


E a apresentação do catálogo catálogo de ciclomotores Confersil, desta vez e o modelo Confersil 204.
Este modelo tinha quadro em tubo de aço, 67 kg de peso, atingia 40 km/h com um motor Casal M 147.

Mais uma vez, muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso a este catálogo!

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2008/11/07

Casal K 189


Ora aqui está um modelo da Casal que parece não ser muito frequente, trata-se da Casal K189

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2008/11/06

Mais Caetano Mini PTB19


Aqui fica outro mini autocarro da Salvador Caetano, modelo Mini Toyota PTB 19.

Ainda está ao serviço e serve para transportar trabalhadores de uma empresa particular de um lado para o outro.

Na imagem anterior podemos observar o logótipo da Salvador Caetano no lado direito do vidro e do lado esquerdo está gravado o símbolo da Covina - empresa sobre não nos temos debruçado, mas que está intimamente ligada à indústria nacional de automóveis.

Este autocarro foi pensado para circuitos de carácter urbano, mas pelo que se pode ver, também está preparado para todo-o-terreno.

A terminar, o letring "Mini" colocado na parte lateral traseira do autocarro.

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