2008/08/31

Motalli City Car e BMW


Aqui fica uma fotografia que nos foi enviada por Rubén Teixeira (muito obrigado pela mesma!) em que um quadriciclo Motalli está ao lado de um BMW.
É curioso que os carros BMW são conhecidos por "dar nas vistas" (ainda que a maioria dos modelos sejam sempre "mais do mesmo, com pequenas variações") mas isso não acontece nesta imagem. Quem dá nas vistas é o pequeno Motalli City Car!

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2008/08/30

Chaimite em coluna militar


Aqui ficam uma série de imagens relativas a uma coluna militar que circulou na A1 (sentido Porto - Lisboa).

Nelas podemos ver um veículo Chaimite da Bravia/VM.

As fotografias foram-nos enviadas pelo amigo de longa data Olhorobot (muito obrigado e um abraço!).

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2008/08/29

UMM militar com torre “Milan” (míssil anti-carro ligeiro)


Aqui fica mais uma colaboração de Miguel Silva Machado (mais uma vez muito obrigado pela fotografia e pelo texto!).
Trata-se de um UMM da Companhia Anti-Carro da Brigada de Pára-quedistas Ligeira do Corpo de Tropas Pára-quedistas da Força Aérea Portuguesa, a desfilar na Base Operacional de Tropas Pára-quedistas n.º 2, em S. Jacinto (Aveiro) por volta de 1990. Estes UMM estavam equipados com torre “Milan” (míssil anti-carro ligeiro, filoguiado, com alcance de 2.000m).

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2008/08/28

Pisa-papéis Sorefame


Mais um artigo de coleccionismo relacionado com os comboios Sorefame.
Trata-se de uma mola de roupa gigante em acrílico que serve de pisa-papéis. A fotografia foi-nos enviada por Mário Rocha (muito obrigado!).

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2008/08/27

Bravia Comando Mk III (protótipo)


Hoje apresentamos mais uma série de fotografias e informações de Miguel Silva Machado (mais uma vez muito obrigado!), desta vez sobre uma viatura pouco conhecida de fabrico nacional, a viatura blindada todo-o-terreno de manutenção de ordem pública “Comando MK III” da BRAVIA (também designada pela empresa como “viatura blindada de policias”). Foi proposta ao Ministério do Interior que tutelava à época a GNR (antes do 25 de Abril de 1974), mas acabou por não ser adquirido.

A GNR optou por comprar, na Irlanda do Norte, 38 viaturas “Shorland Mk III”. A viatura (ao que consta não é o único protótipo construído, havendo quase de certeza pelo menos mais outra) das fotos está actualmente depositada numa unidade do Exército, aguardando destino.
Depois de muitos anos no esquecimento, só recentemente começaram a aparecer na Internet informações e fotografias sobre este veículo.
Uma das fotografias, é da época e mostra o Bravia Comando Mk III numa situação de todo-o-terreno (publicada no blogue: Photography and Reports), a outra é uma fotografia antiga em que o veículo da Bravia está estacionado num quartel (publicada no site da Associação de Modelismo de Almada ).

Interessante seria que algum coleccionador o adquirisse para o por a funcionar. Nunca se sabe…

Saber mais:
- “Comando” Mk. III 4x4 m/1977 - Site da Associação de Modelismo de Almada

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2008/08/26

O seu UMM anda bem calçado?


A empresa Camac fabricou os penumáticos que os UMM utilizavam, estando um nome ligado ao outro.
Quando João Paulo II visitou Portugal e foi construído o papamóvel UMM, a Camac equipou a viatura papal com os pneumáticos "Terra" - facto que prova a qualidade deste produto.
Ter um UMM Alter sem pneumáticos Camac, é como beber vinho do Porto em copos de plástico, é como comer sardinhas com faca e garfo, é como ir a Roma e não ver o papa...

Saber mais:
- Site oficial Camac

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2008/08/25

Artigo sobre Sado 550 no Jornal de Setúbal


No Jornal de Setúbal número 268, de Setembro de 2007, foi publicado um artigo sobre o micro carro Sado 550.
A publicação deste artigo justifica-se pelo facto de em Setúbal passar o rio Sado e pelo facto de este carro ter sido montado perto desta cidade.

O artigo é generalista, e ainda que sendo de louvar a atitude de publicar artigos deste tipo, o mesmo peca por não acrescentar informações relevantes e por não "ouvir" ninguém que tenha estado ligado ao fabrico - estou certo de que em Setúbal haverá alguém que trabalhou na linha de montagem do mesmo.

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2008/08/24

Bébécar - Brinquedo infantil - Parte 1/2


Hoje apresentamos um brinquedo "vintage" da Bébécar ao qual é um pouco difícil atribuir "labels" (ou "palavras chave", aquelas que aparecem por baixo deste texto e imagens), se é fácil dizer que é um "brinquedo" antigo, o mesmo já não se passa com outras possíveis "palavras chave", vejamos:

- "Bicicleta" - sim e não, pois tem rodinhas (as rodas principais têm uma grande superfície plana para que sejam mais seguras, pois permitem maior equilíbrio...) e tem tracção dianteira (característica dos triciclos...);
- "Triciclo" - sim e não, pois a tracção dianteira é característica dos brinquedos para criança com 3 rodas (este tem ou 2 ou 4...);

Independentemente das "gavetas" onde podemos, ou não, classificar este veículo, podemos dizer que o mesmo tem influência directa das bicicletas dos (finais) dos anos 70 e (início) dos anos 80. Se não, comparem este brinquedo com uma Vilar Catita GT ou com uma Esmaltina Fúria...

Na imagem anterior, temos duas informações importantes:
- Que este brinquedo foi produzido nas Caldas de S. Jorge, tal como o brinquedo Fabruima que já aqui mostrámos;
- Que foi fabricado provavelmente em 1983, pois a matrícula tem "... 19-83". Provavelmente era assim que os fabricantes datavam os brinquedos. Se esta teoria se comprovar, então o brinquedo Fabruima do qual já falámos é de 1961!

Para terminar, aqui fica um pormenor do pedal e do pneu dianteiro.
Brevemente haverá mais imagens deste veículo.
Um muito obrigado a Manuel Leitão por permitir que o brinquedo fosse fotografado e aqui mostrado.

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2008/08/23

Famel Z3 azul


Um exemplar bem estimado da Famel, modelo Z3 que ainda circula e que desvia a atenção de muitos que por ele passam. Afinal não é todos os dias que se vê um clássico da indústria nacional de duas rodas como este.

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2008/08/22

Autocarro Eurobus Choupal


É verdade, a Eurobus é mais uma marca de autocarros carroçados em Portugal - e que ainda não constava no blogue.

O autocarro Eurobus que apresentamos é o modelo Choupal, com chassis DAF e equipado com Intercooling Turbo ATI, pertencente à Auto Transportes do Fundão.

A Eurobus tinha as suas instalações em Coimbra, o que justifica a atribuição do nome "Choupal" ao autocarro. Para quem não sabe, o Choupal era uma zona verde muito conhecida, localizada perto de Coimbra (hoje já não é tão conhecida, pois a vegetação luxuriante que tinha sofreu muito com o desvio de águas do rio Mondego para rega).

Tal como o Choupal está diferente do que já foi, também a Eurobus está, pois durante os anos 90 foi vendida à Marcopolo (empresa brasileira).

Uma fotografia do interior do autocarro, relativa à zona do motorista.

Nesta placa é feita uma associação entre o nome da empresa e a imagem do chamado "corredor para BUS" que existe em muitas cidades para que os transportes colectivos de passageiros não fiquem presos no trânsito. É de notar que estas placas estava em todos os extremos dos lados do autocarro.

Saber mais:
- Eurobus (Coimbra) - Autocarros.com.sapo.pt
- Eurobus Choupal I - Busesofportugal - Good-times.webshots.com

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2008/08/21

UMM Cournil BM-00-94 no Raid Portugal 88


O UMM Cournil que aparece nas imagens é, dos jipes produzidos pela União Metalo-Mecânica, um dos mais conhecidos.
E é muito conhecido porque participou muitas vezes no rally Paris-Dakar, porque recentemente foi "reencontrado" (com muitas partes de chapa completamente destruídas pela acção da ferrugem - este exemplar tem a chapa com 1 milímetro de espessura para que ficasse mais leve, enquanto que os outros exemplares ditos normais têm chapa com 2 milímetros de espessura), porque foi e voltou a ser de José Megre, porque está a ser recuperado... Entre outros motivos!
Nesta imagem apresenta uma decoração que muitos não conhecem, pois estão mais habituados ao visual "SG Lights".

Saber mais:
- UMM Cournil Dakar 82/83/84 - Forúm UMM

Fotografia retirada do livro Aventura 88/89 (uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre).

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2008/08/20

SIS Sachs Lotus Special - Folheto


Aqui fica o panfleto de apresentação da motorizada SIS Sachs Lotus Special.
Das informações constantes no verso do mesmo destacamos que esta versão pesava 97 kg, tinha um depósito com capacidade para 12 litros, estava equipada com motor Sachs 50 S, tinha 5 velocidades e travões dianteiros de disco.

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

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2008/08/19

Citroen FAF Militar - na sucata


Outro exemplar Citroen FAF militar numa sucata a constar neste blogue.
Nesta fotografia podemos observar o aspecto do veículo sem a capota - que era removível, facto que tem as suas vantagens e desvantagens em cenário militar.
Mais uma vez agradecemos a Artur Codem pelo envio das imagens!

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2008/08/18

Confersil Enduro 50 - Panfleto


Este era o panfleto de apresentação da motorizada Confersil Enduro 50.
No panfleto é referido que esta motorizada tinha uma linha desportiva, um motor de 6 velocidades, quadro reforçado e (claro está) a garantia Confersil.

A terminar, o slogan "Confersil - É mesmo uma máquina".

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

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2008/08/17

Pasteleira Sibal Yé-Yé


Esta pasteleira é da marca Sibal (modelo Yé-Yé) de Alcobaça.

O quadro será da marca Sangal? Digo isto pois parece que é a marca gravada no quadro, por cima da marca na frente do quadro, como se pode ver pela imagem seguinte.

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2008/08/16

Motorizada Mairl Meirinhas Super


Mais uma marca de motorizadas a constar neste blogue: a Mairl. Esta motorizada foi montada na localidade de Meirinhas, perto de Pombal (será que está ligada à oficina "Vítor Manuel Mendes"?). Está equipada com motor Casal.

Na imagem anterior podemos ver o símbolo usado pelo montador da motorizada. Na parte de cima tem um desenho de um castelo com três torres, ao centro tem uma águia estando por baixo desta está uma faixa amarela com o nome da marca "Mairl". Na parte de baixo tem escrita a terra de origem destas motorizadas: Meirinhas.

Um pormenor do farol com o conta-quilómetros e o local para a ignição.

Para terminar, um pormenor da tampa de ferramentas, com o dizer "super" pintado a dourado.

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2008/08/15

Casal RZ 50 - Folheto publicitário


Este era o folheto trilingue (em três línguas diferentes: Português, francês e inglês) de apresentação da motorizada Casal RZ50, ou Casal K554. E este é o primeiro de muitos panfletos que foram editados pelas diferentes marcas de motorizadas que aqui vamos mostrar. Como defendemos o livre acesso à informação, será publicada a frente e o verso dos mesmos (para ver melhor as imagens e para ler melhor os textos, já sabem, carreguem nas imagens com o cursor do rato).

Do verso destacamos as seguintes características técnicas da Casal RZ 50 ou K 554: Quadro tubular, 1,83 metros de comprimento, 83 kg de peso, velocidade máxima de 98 km por hora, equipada com motor Casal M 105 de 6 velocidades.

Muito obrigado ao Sr. Manuel por permitir o acesso ao panfleto!

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2008/08/14

UMM Alter em Cabo Verde


Mais um UMM Alter em Cabo Verde, mais concretamente na ilha de São Vicente.
Esta imagem prova que os jipes UMM chegaram mesmo longe!... :)

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2008/08/13

Carimbo com autocarro anos 40 (?)


Mais um carimbo, desta vez é de um autocarro, que pelas suas linhas deverá ser dos anos 40/50 do século passado.
A imagem é a mesma, estando o desenho invertido.

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2008/08/12

Moto Nacional "encontrada" - Topos e Clássicos


aqui falámos desta revista, hoje é dia de mostrar a capa da "Topos e Clássicos" n.º 59, datada de Março de 2006 que tem o artigo "Moto Nacional encontrada" - este exemplar da revista é importante para se perceber melhor a história da marca SMC Nacional.
No artigo é abordada é explicada a história da moto Nacional do Sr. Augusto Maia, que passados muitos anos reapareceu, antes de o seu construtor falecer.

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2008/08/11

Joper em obra pública


Mais uma cisterna Joper, desta vez numa obra pública.
Este exemplar tem um dispositivo (o ferro que se vêm na parte superior da imagem seguinte) que permite que o condutor do tractor que reboca a cisterna accione os dispositivos existentes na parte de trás da cisterna, sem ter de sair do tractor.

Digamos que é como aquelas pessoas que usam uma cana como telecomando, para mudar os canais da televisão sem sair do sofá!

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2008/08/10

(+) Triciclo Forvel


Mais um triciclo da Forvel, com uma caixa para ferramenta na parte exterior da caixa de carga, do lado direito do condutor - uma mais valia destes triciclos (sempre guardava alguma coisa em condições e em segurança), como se pode ver na imagem seguinte.

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2008/08/09

Sorefames em repouso


Duas locomotivas Sorefame Alsthom em repouso junto à estação de Praias do Sado...
No estuário do rio Sado, com o seu porto e indústrias circundantes, é necessário deslocar muitas mercadorias e matérias-primas. Grande parte dessas tarefas ainda são realizadas por comboio, o que justifica o "repouso" destas máquinas no local.

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