2008/07/31

UTIC Leyland da CBS - Setúbal


Esta autocarro UTIC Leyland pertence à Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Ainda circula pelas ruas da cidade, despertando curiosidade em muitas pessoas, o que é de louvar, pois autocarros com esta idade já quase não se vêem em circulação.

Agora resta saber se o autocarro circula porque a C.B.S. - Setúbal gosta de manter este autocarro em circulação (pela sua antiguidade) ou se circula porque a instituição não consegue comprar outro mais recente (esperamos que seja pelo 1.º motivo!).

Para terminar, quero referir que gosto do pormenor (bem à época) dos vidros por cima do pára-brisas.

Continue lendo...

2008/07/30

UMM - Aparentemente, estas peças são iguais


E são mesmo!
Como é referido na publicidade pertencem ao UMM Alter II, de 5 velocidades, "um clássico no campo" e "um desportivo na cidade".
"UMM tão igual a sí mesmo".

Continue lendo...

2008/07/29

Pintura com triciclo Famel em Lagos


Hoje mostramos uma fotografia de uma pintura [reproduzida em serigrafia (?...) Ou será uma simples impressão a cores?...] que apresenta o centro histórico de Lagos, no Algarve, a ser atravessado por um triciclo Famel. A obra de arte é do(a) artista Cruz Pereira.
A nível artístico não é uma obra que fará parte da História da Arte ou da História da Pintura, mas estou certo que fará parte do espólio de um futuro museu da motorizada nacional, isto se quem o conceber tiver a sensibilidade do artista que fez esta pintura com o típico triciclo Famel usado pelos pescadores (ou vendedores de peixe) algarvios, com a típica "pendura" ou passageira na caixa de carga...
Estou certo de que o artista que colocou o triciclo Famel nesta pintura tinha noção clara de que este veículo era típico da cultura rural e urbana portuguesa e de que o mesmo iria ser apreciado pelos estrangeiros que nos visitam. Também estou certo de que os mesmos perante esta obra diriam: "Very typical..."

Continue lendo...

2008/07/28

Macal TR 50


Uma Macal, modelo TR50 em pleno andamento.

Saber mais:
- Restauro Macal TR50 Minarelli - Motonline.pt

Continue lendo...

2008/07/27

Sorefame Tdgs - Vagões para cereais


Mais um tipo de vagões que ainda não constavam neste blogue - os vagões Tdgs construídos por um consórcio (Cometna, CUF, Dargent e Sorefame) destinados ao transporte de cereais.

Foram construídos em 1972 e podem ser vistos junto ao rio Tejo, na zona de Santa Apolónia.

Continue lendo...

2008/07/26

Citroen FAF militar EMGFA - FMC


Continuamos a apresentação de fotografias sobre os automóveis Citroen FAF, versão militar.

Desta vez as fotografias são de um exemplar que pertenceu ao EMGFA (Estado-Maior General das Forças Armadas) - FMC.

Mais um conjunto de fotografias que nos foram enviadas por Artur Codem (muito obrigado!).

Continue lendo...

2008/07/25

Anfesa RX 175 de João Rolo Simões


Mais uma fotografia de uma moto Anfesa, modelo RX, com 175 cc. de João Rolo Simões, número 38, durante uma prova de competição.

Imagem retirada do livro Aventura 88/89, uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre. A fotografia é, segundo o livro, de Sports - J. Cunha/F. Romeiras.

Continue lendo...

2008/07/24

SIS Sachs V5 Lotus


Aqui fica uma motorizada SIS Sachs V5 Lotus, com jantes especiais e travão de disco. O guarda-lamas dianteiro já não é de origem.

Continue lendo...

2008/07/23

Mitsubishi Strakar Baja 4x4 - Edição Limitada


Gostamos tanto de todo o terreno, que a Mitsubishi Strakar Baja 4x4 pretende ser uma edição para quem gosta de andar por maus caminhos, ao volante de um veículo personalizado.

Continue lendo...

2008/07/22

Forvel Concorde em cartaz


É devido à colaboração de João Carlos Aldeia (muito obrigado!) que apresentamos esta curiosidade relativa às motorizadas Forvel.
Trata-se de um desenho que fazia parte de um cartaz, que depois de recortado foi colado numa tampa de madeira. Nele aparece uma motorizada Forvel Concorde guiada por um motociclista que tem escrito "Forvel" no capacete.
Alguém tem mais informações sobre este desenho?

Continue lendo...

2008/07/21

UMM coleccionando vitórias - Publicidade


Mais uma publicidade aos jipes UMM, desta vez com o slogan "UMM - Coleccionando vitórias" e datada de 1988.
Segundo a publicidade, a marca UMM ganhou:
- 1.º lugar no Raid Maratona de Portalegre (19 UMMs nos primeiros 22 lugares);
- 1.º lugar no Raid a Portugal;
- 1.º lugar no 1.º Raid Maratona Guadiana (17 UMMs nos primeiros 22 lugares);
- 1.º lugar no Raid Sopete;
- 1.º lugar na classe Turbo Diesel no Baja Montes Blancos.
Nas fotografias aparecem dois jipe UMM, um na água e o outro na terra, com as matrículas PD-20-80 e QH-74-01.

Para terminar, faço aqui uma observação para quem quiser comentar... Na parte inferior da publicidade aparece "Mocar - Importador exclusivo para Portugal"... "Importador" ou "distribuidor"?...

Continue lendo...

2008/07/20

Sado 550 - Pormenor pára-choques (1.ª série)


Duas fotografias de pormenores do Sado 550, da 1.ª série, ou melhor, fazendo fé da placa de chassis do Sado 550 da 1.ª série - Carcaça cor de tijolo, será um Sado Ximba...

Nelas pode-se observar o pára-choques, o farol (marca MIL, M. Luxo, L. Alcance, 135.74), o farolim do pisca (marca SIM, M-77), a grelha e entrada de ar para o radiador, um pneumático [Pirelli - Manresa - Espanã, 6 P.R. (seis telas), 4.00-8] e o tipo de acabamento dado a este protótipo (bem como os efeitos do passar do tempo - cerca de 31 anos, uma vez que muitas das peças usadas datam de 1977...).

Continue lendo...

2008/07/19

Casal trial (em beje)


Mais uma imagem de uma Casal Trial com 50 cc., aparentemente a tampa lateral com as características letras garrafais, pintadas recorrendo a um stencil, ainda são as originais!

Continue lendo...

2008/07/18

Portaro 240 no Raid Portugal 88


Já aqui falámos de alguns dos jipes Portaro que andaram em competição em provas de todo-o-terreno.
Hoje mostramos a imagem do Portaro 240 de João Trabuco e de José Figueiredo aquando da sua participação no Raid Portugal 88 que, a meio da prova, após Guarda-Castelo de Vide, estavam classificados em 51.º lugar. Acabaram a prova em 55.º lugar.

Imagem retirada do livro Aventura 88/89, uma edição Correio da Manhã, produção Organizações Aventura - José Megre. A fotografia é, segundo o livro, de Paulo Tavares.

Continue lendo...

2008/07/17

Vídeo "Motos AJP"


Aqui fica um vídeo que junta várias fotografias das diferentes motos AJP.... Entre outras, há imagens da Ariana (a 1.º moto da marca, com motor Casal), imagens da fábrica e imagens de competição.
Este vídeo é do utilizador Fapsracing, do youtube.com, que pelos vistos é um fã incondicional da marca AJP.

Continue lendo...

2008/07/16

Debulhadora Tramagal - Parte 2/2


Este é o segundo conjunto de fotografias da debulhadora Tramagal, que já aqui mostrámos anteriormente.

Mais uma placa explicativa relativa as correias que transmitiam energia às diferentes partes ou secções da debulhadora.

O centro de uma das rodas, onde é possível ver o símbolo ou logótipo da Metalúrgica Duarte Ferreira, seguido de um número (o que quererá dizer esta numeração?).

Para terminar, uma placa relativa à "primeira limpeza - crivos aplicáveis"

Continue lendo...

2008/07/15

V Encontro Nacional de Bicicletas Antigas - Burinhosa - Leiria


Aqui fica a informação que nos chegou via e-mail sobre o V Encontro Nacional de Bicicletas Antigas, em Burinhosa - Leiria.
Proprietários de bicicletas antigas nacionais, aqui está uma boa oportunidade para as tirar da garagem!

O grupo "men in bike" surge em 2000 na localidade da Burinhosa, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria. Começa com a criação de um espaço para o grupo, com o decorrer dos anos vão-se organizando eventos ligados às duas rodas e também ao mundo motorizado em geral.

Após ligação, nos últimos anos ao "mundo" dos veículos clássicos em Portugal, deparei-me que um dos primeiros e mais importantes meios de transporte do ser humano estava a entrar em esquecimento.

Com a análise desta falta de valorização, a nível nacional deste "primeiro" meio de transporte do ser humano, decidi organizar, juntamente com outros elementos do grupo "men in bike", um encontro de bicicletas antigas.

O primeiro encontro surge a 25 de Julho de 2004, partindo de uma iniciativa própria, onde se apostou na publicidade exclusivamente na zona. Mesmo com pouca publicidade contou-se com um desfile de 27 bicicletas, pelas ruas da aldeia da Burinhosa. O almoço foi à beira rio, na zona da praia de São Pedro de Moel, percorrendo à tarde a ciclovia junto à costa marítima, onde as pessoas paravam para ver e aplaudir a caravana.

Ficou desde logo confirmado o segundo encontro. Surge a 24 de Julho de 2005, onde com uma maior publicidade, contando com o apoio da "maior" revista nacional de veículos motorizados e não motorizados. A concentração reúne maior interesse por parte do público e os participantes por sua vez surgem em maior número, 64 bicicletas.

O segundo encontro foi um sucesso, partindo-se logo para uma nova realização, dia 23 de Julho de 2006, que aparentava ser mais um grande evento! E assim foi, com um total de 94 participantes, oriundos de todos os pontos do país, surgiram exemplares de 1910, restauros muito bem conseguidos, exemplares únicos e os mais variados modelos.

Desta forma, o quarto encontro, que decorreu a 22 de Julho de 2007, ultrapassa os 100 participantes, tendo 214 rodas a rolar pelas estradas. Os exemplares aumentam de qualidade e os participantes surgem de todo o país. A caravana continua a percorrer as mesmas estradas e os participantes a desfrutarem de uma magnífica paisagem, o que tornou este encontro ainda mais atractivo.

O encontro que decorre todos os anos nesta mesma altura, tem tido um grande impacto a nível nacional, devido sobretudo pela sua divulgação por parte da comunicação social (televisão (http://www.youtube.com/watch?v=Mg7smzpFISQ) e imprensa). No nosso site/blog (www.meninbike.blogspot.com) pode-se ver todo esse envolvimento e como decorre todo o encontro.

Este quinto encontro, realiza-se a 27 de Julho de 2008 e está convidado a participar numa grande festa das duas rodas.

Contacto: Rui Rodrigues - 964 444 965 – 918 948 064

Muito obrigado

Cumprimentos

O grupo men in bike

Rui Rodrigues

Continue lendo...

2008/07/14

Carimbo com moto antiga (Vilar 125 cc.)


Sim, admito que isto hoje é um pouco forçado... Mas sonhar não custa...
Também temos de compreender que o carimbo não está muito claro... Por isso, quase que podiamos dizer que era de uma moto Vilar de 125 cc.!
Até porque é um modelo que bem justificava a criação de um molde para carimbos... :)

Continue lendo...

2008/07/13

UMM em missões militares (Bósnia)

Aqui ficam mais algumas fotografias relativas a jipes UMM que já são um documento histórico, desta vez em missões militares na Bósnia. Para além de serem um documento histórico, mostram uma faceta pouco conhecida - a utilização de jipes UMM em cenários reais de guerra. Normalmente associa-se os UMM à prática de todo-o-terreno, ou a utilização 4x4, esquecendo-se as versões de trabalho e as militares, que muito contribuíram para a afirmação desta marca a nível nacional e internacional.

Passo a citar os textos que acompanhavam as fotografias:
"Um Alter na Bósnia em 1997, pertencente ao 2º Batalhão de Infantaria Mecanizada. Está juntamente com a Chaimite a participar um posto de controlo em dia de eleições".

"Um Alter do Pelotão de Reconhecimento do 2º Batalhão de Infantaria Aerotransportado, equipado com o Lança Granadas Automático 40mm, junto a carros de combate sérvios durante uma acção de inspecção, em 1996".

"Nas antigas posições fortificadas sérvias por cima de Sarajevo, um Alter do"Destacamento de Ligação" das forças portuguesas na Bósnia em 1996. Junto à viatura o seu condutor, o Primeiro-Cabo Pára-quedista Matos, armado de espingarda Galil".

"Em 1996, junto ao Posto de Comando do 2º Batalhão de Infantaria Aerotransportado, está estacionada uma Condor da Força Aérea Portuguesa e em fundo vários Alteres deste batalhão".

Mais uma vez, agradeço a Miguel Silva Machado pela preciosa colaboração!

Continue lendo...

2008/07/12

Renault Trafic Intercamp


Mais uma marca a juntar às muitas inventariadas neste blogue: a Intercamp - Veículos Especiais.
Neste caso é uma carrinha Renaul Trafic que foi transformada para transporte de passageiros, tendo uma porta leteral de correr e lotação de 9 pessoas.

Pelo que consta, esta empresa já não se encontra no activo.

A Intercamp (ou Inter Camp?...) fazia transformações em furgões, mas também em veículos todo-o-terreno, nomeadamente para auto vivenda, para ambulâncias, para bibliotecas itinerantes, entre outros.

Consta que a empresa estava situada no Olival Santíssimo.

Saber mais:
- UMM Ambulância Intercamp - 1140tv.blogspot.com

Continue lendo...

2008/07/11

Circuito da Boavista - Velocidade na Boavista

O livro "Circuito da Boavista - Velocidade na Boavista" de José Barros Rodrigues é uma obra essencial para qualquer amante das 4 rodas de fabrico nacional. Foi editado em 2005 pela Talento - Edições, Publicidade e Promoções, Lda e distribuído pelo Jornal de Notícias (?).

Ao logo de aproximadamente 160 páginas, com textos acompanhados de fotografias (de arquivos bem como de publicações da época), é possível conhecer melhor a história deste circuito que está intimamente ligado a marcas como a Edfor, a FAP, a DM, a Dima, a PE, a Olda e a Etnerap.

Na imagem anterior podemos ver os automóveis DM, respectivamente o modelo de 52 e os modelos de 1951.
Este livro tem ainda um índice remissivo, quadros resumo das classificações (década de 30, 50 e 60) e a bibliografia que serviu de base à elaboração deste livro - elementos preciosos para quem faz investigação sobre esta temática.

Uma boa ideia que deveria ser alargada a outros eventos e a outro tipo de veículos!

Continue lendo...

2008/07/10

Vídeos - ALBA e o motor ALBA


Sem dúvida que a nova geração de telemóveis e as novas tecnologias facilitam e contribuem para a democratização do acesso à informação, bem como o registo e difusão da mesma. Estes vídeos são exemplo disso - os defeitos técnicos que têm (como "cortar" a cabeça ao entrevistado) são suplantados pela relevância da informação que neles existe.

Trata-se de uma entrevista a António Augusto Lemos Martins Pereira, efectuada em Junho de 2008, onde se fala dos vários carros ALBA construídos e se esclarecem algumas situações confusas, como por exemplo a questão do motor do carro ALBA que está no Museu do Caramulo.

Estes vídeos são do utilizador Portaldosclassicos, do youtube.com.

Continue lendo...

2008/07/09

Berliet Tramagal regressa de combate a incêndio


Mais umas fotografias do baú do sotão, desta vez de um camião Berliet Tramagal de combate a fogos florestais.

Depois de servir no exército, esta viatura foi transformada pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e goza a "reforma" mostrando que ainda está para as curvas (melhor, para as serras...) e que não deixa de fazer aquilo para que está concebida.

Continue lendo...

2008/07/08

Publicidade Sacor (1972)


Mais uma colaboração de João Quaresma (muito obrigado!) do blogue Regabophe. Desta vez é uma publicidade aos Campeonatos Nacionais de Automobilismo patrocianados pelos combustíveis e lubrificantes Sacor - fabricados na refinaria do Porto.

Continue lendo...

2008/07/07

EFS Fórmula 1 (?)


À primeira vista diria que se trata de um motorizada EFS Fórmula 1, equipada com um motor Sachs, pois a tampa lateral da caixa da ferramenta é característica deste modelo...
Mas a terminação da motorizada junto de selim, o depósito de combustível, o quadro... Parecem não jogar no baralho. O que acham?

Continue lendo...

2008/07/06

Gandra - Tipo: Mercadorias


Há veículos que são mais queridos do que outros, La Palice não diria melhor... É o que se aplica a este veículo Gandra, da Fábrica Metalúrgica da Gandra, Lda.
De momento, poucos serão os que se atrevem a investir num exemplar igual a este, mas daqui a uns anos não será bem assim...

Para alterar essa forma de pensar, cá estamos nós. Afinal trata-se de mais uma forma de tentar fabricar veículos de 4 rodas em Portugal, neste caso tirando partido da necessidade que muitos pequenos agricultores tinham de se deslocar num veículo fechado.
Este Gandra faz parte da chamada linha agrícola - motoagrícola (penso eu...).

Trata-se do modelo 200(?), fabricado em 1991, do tipo "Mercadorias", com 1200 kg de peso bruto, com 400 kg de tara e com o número de chassis inferior a 4 centenas...

A empresa Fábrica Metalúrgica da Gandra, Lda. surgiu em 1949 e tem como principal actividade o fabrico e o comércio de máquinas para a agricultura e jardinagem.

A fábrica situa-se na Rua da Gandra, número 145, em Mouquim, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Quem quiser passar pelo stand de exposição e vendas da empresa, pode fazê-lo na Praça D. Maria II em V. N. de Famalicão

Saber mais:
- Fábrica Metalúrgica da Gandra, Lda. - Site oficial

Continue lendo...