2008/06/30

Motobil branca


Mais um exemplar das motorizadas Motobil. Desta vez o emblema no depósito é predominantemente azul, com elementos a prateado.

Continue lendo...

2008/06/29

Debulhadora Tramagal - Parte 1/2


Este é o primeiro conjunto de fotografias de uma antiga debulhadora fixa (máquina que retira o grão da espiga sem se deslocar pela ceara ou pelo arrozal) da marca Tramagal, construída pela Metalúrgica Duarte Ferreira S.A.R.L.

Esta debulhadora está cheia de placas explicativas sobre o funcionamento das diferentes partes que constituem esta possante máquina - diria que tem uns 5 metros de comprimento por 2,5 de altura - que funcionam como um livro de instruções, com a vantagem de o mesmo não desaparecer "lá por casa". Para além disso estas placas são hoje um curioso artefacto de design, pela forma simples como explicavam os procedimentos a seguir ou como explicavam as diferentes secções da máquina que funcionavam dentro da debulhadora a pessoas com baixos conhecimentos escolares.

Aqui podemos ver dois pontos de saída de sementes, enquanto que a palha saia pelo outro lado da máquina. Estas máquinas precisavam de outra máquina (ou tractor) que fornecesse a energia motriz para accionar todo o sistema.

Saber mais:
- Debulhadora de marca Tramagal! - Monscicus.blogspot.com

Continue lendo...

2008/06/28

Cisterna Galucho


Mais um dos produtos da Galucho, mais concretamente uma cisterna que está ao serviço da construção civil.
Esta cisterna tem roda simples e pode conter mais de 3000 litros.

Saber mais:
- Cisternas Galucho - Site oficial

Continue lendo...

2008/06/27

Legalizar Perfecta Sachs na Alemanha


Recebemos um e-mail de João Pereira que tem uma motorizada Perfecta com motor Sachs de 1966 que pertenceu ao seu avô. Agora, ao tentar registá-la na Alemanha está com alguns problemas relacionados com os documentos da mesma.
Quem tiver experiência no assunto e puder dar uma ajuda na resolução da situação, envie um e-mail para o endereço indicado na fotografia.

Continue lendo...

2008/06/26

Datsun Sado com piscas laterais?


Quem acompanha o esforço informativo desenvolvido na Internet relacionado com os veículos de quatro rodas nacionais, sabe que falta um quadro resumo com as principais diferenças entre as supostas séries (não estamos a falar de versões - ex.: pick-up, van...) das carrinhas Datsun Sado.
Devido à falta desse mesmo quadro, só a troca de infomações poderá vencer o desconhecimento existente do assunto. No caso desta fotografia, a carrinha Datsun Sado tem piscas laterais, junto da roda dianteira. No entanto, esta parece ser uma alteração caseira de um proprietário e não uma das características de uma "série".

Quem poder ajudar no assunto, por favor deixe comentário (obrigado!).

Continue lendo...

2008/06/25

Carimbos - Locomotivas a vapor


Já há algum tempo que não falávamos em carimbos...
Depois de uma nova investida, consegui descobrir mais estes de locomotivas a vapor - Note-se que os dos extremos são a mesma locomotiva, mas invertida horizontalmente.

Continue lendo...

2008/06/24

The Champion - Bicicleta para criança (2/2)


Aqui fica a 2.ª parte de fotografias relativa à bicicleta de provável fabrico/montagem nacional The Champion.

Esta é uma bicicleta antiga para criança, de um tempo em que só os adultos tinham bicicletas (e os filhos dos ricos...).

Pelos pormenores de construção, como por exemplo no volante, dá para perceber que já terá alguma idade... Já quarentona (?)...

No quadro, na parte de baixo tem marcado um número que provavelmente será o número de quadro, que neste caso não chega às 2 dezenas.

Um pormenor da roda traseira, junto da roda dentada e dos apoio do guarda-lamas.

Esta bicicleta está equipada com pneus Lutador fabricados em Portugal, para roda de 16''.

Continue lendo...

2008/06/23

Salvador Caetano na Mundo Motorizado


A Salvador Caetano também está ligada à marca Berliet, pois em território nacional teve os direitos de representar a marca (para além da "Tramagal").

Estando a Salvador Caetano ligada aos autocarros, é natural que optasse por usar chassis desta marca nos seus autocarros.

Nas imagens temos um desses casos, é o autocarro Salvador Caetano PR 100 K.

Foram propostos à Companhia Carris. Tinham capacidade para 95 passageiros (29 sentados e 66 de pé).
As imagens foram retiradas da Revista Mundo Motorizado e são da autoria de Henrique Mendes.

Continue lendo...

2008/06/22

UMM Alter CD bombeiros


Mais uma relíquia resgatada do baú do sotão, 3 fotografias de um UMM Alter Longo, com cabine dupla equipado para combate a fogos.

Este UMM foi transformado pela empresa INASI e pertence ao Bombeiros Voluntários de Évora.

Continue lendo...

2008/06/21

Vagões Facs - Cometna, Sorefame... - Parte 2/2


Depois do primeiro conjunto de fotografias, chega agora a segunda remessa, relativa aos vagões Facs, fabricados por um consórcio de várias empresas, entre elas a Cometna e a Sorefame.

Na fotografia anterior é possível ver em relevo a marca Cometna numa das rodas.

Um vagão que apresenta a pintura com sinais de muito uso.

E finalmente duas fotografias do local de descarga dos 23 metros cúbicos de minério/areia que este vagão pode transportar a uma velocidade máxima de 90-100 km/h.

Continue lendo...

2008/06/20

Citroen FAF militar - RIT/RMC


Mais duas fotografias de Citroen FAF, desta vez é de um exemplar que pertenceu ao RIT - RMC (Regimento Militar Centro) . Este exemplar tem a entrada do depósito de combustível situada na parte lateral, junto da roda traseira, ao contrário do outro Citroen FAF que já aqui mostrámos.

Mais uma vez agradecemos a Artur Codem pelo envio das fotografias!

Continue lendo...

2008/06/19

Triciclo Ernesto A. Silva com


Mais uma fotografia de um triciclo Ernesto A. Silva, Lda. que nos foi enviada por Jaime Luís (muito obrigado pela colaboração!).
Este triciclo tem a curiosidade de ter uns equipamentos extras que há uns anos eram muito frequentes. Neste caso trata-se de dois espelhos retrovisores e de umas protecções para as pernas da empresa Miranda (veja-se o logótipo igual ao dos aros de farol para bicicleta que já aqui mostrámos).

Continue lendo...

2008/06/18

Depósito Pachancho - Feira de peças


Mais uma fotografia de uma venda de peças para ciclomotores e para motorizadas numa automobilia, tirada provavelmente no Moto Show de 1995 - em Aveiro.
Em primeiro plano, do lado esquerdo, um depósito de combustível para um ciclomotor (?) Pachancho.

Continue lendo...

2008/06/17

(+) Semi-reboque Herculano


Mais um semi-reboque Herculano, Grupo Ferpinta, com dois eixos e em plena acção agrícola - agora que a mesma parece ser lucrativa para alguns (não para quem tira da terra os produtos, claro está!).
Com dois taipais suplementares, em dois dos lados - os restantes não estão colocados para facilitar as lides agrícolas.

Continue lendo...

2008/06/16

Monteba - Emblema do depósito


Mais uma marca de um armazenista de motorizadas, desta vez é a Monteba, cujo emblema colocado num depósito aqui mostramos.
Fotografia gentilmente enviada por Jorge Monteiro ( muito obrigado!).

Continue lendo...

2008/06/15

Marlei - Feito em Portugal em 1955 (parte 2/2)


Com este artigo, concluímos o trabalho já aqui apresentado relativamente às imagens do Marlei que estão em exposição numa loja da cidade do Porto - a Peçafiltros, e que ainda não constavam na Internet.

Uma das fotografias, mais concretamente a que hoje apresentamos em primeiro lugar, tem escrito "Marlei - Feito em Portugal em 1955". Há ainda uma pequena dedicatória que está assinada pelo construtor do Marlei (na imagem não é visível devido ao desgaste do tempo). Facto que torna este conjunto de fotografias muito especial!

Para terminar, uma fotografia das duas molduras com imagens do Marlei, lado-a-lado, tal como estão na loja.

Continue lendo...

2008/06/14

Macal Super 2100


Aqui fica um exemplar da motorizada Macal, modelo Super 2100. Curiosamente já aqui tínhamos mostrado um exemplar modelo 2100 , cujo estado de conservação tornava muito difícil a sua identificação.

Já esta motorizada está bem conservada, veja-se o caso do autocolante situado na parte de cima do depósito de combustível: está muito completo e não sofreu danos provocados por derrames de combustível.

Continue lendo...

2008/06/13

UMM Cournil com metralhadora


Aqui fica mais uma contribuição (de peso) de Miguel Silva Machado (muito obrigado pela colaboração!). Estas duas fotografias são um documento histórico, pois são relativas a um jipe UMM Cournil equipado com uma metralhadora pesada 12,7mm.

Passo a citar a informação que acompanhava as fotografias: "Trata-se de uma viatura atribuída ao Pelotão de Reconhecimento do Batalhão de Pára-quedistas n.º 21 da Brigada de Pára-quedistas Ligeira - BRIPARAS - (do Corpo de Tropas Pára-quedistas da Força Aérea Portuguesa), que estava aquartelado na antiga Base Operacional de Tropas Pára-quedistas n.º 2 em S. Jacinto (Aveiro), por volta de 1990. "

Continue lendo...

2008/06/12

The Champion - Bicicleta para criança (1/2)


Mais uma marca de bicicletas que provavelmente foi fabricada e/ou montada em Portugal - a The Champion

Selim com 3 molas para amortecer os passeios.

Pormenor do ponto de apoio da bomba de ar (inexistente).

Punhos da marca SUL.

E uma campainha com um trevo de quatro folhas gravado.

Continue lendo...