2008/05/31

Caravana Pluma modelo 450


Um peso pesado ou um peso Pluma... Uma caravana Pluma modelo 450!
Também este exemplar foi construído em Vila Nova de Gaia, tal como muitas outras caravanas e autocarros.

Tem 750 kg de peso bruto.

Na imagem seguinte podemos ver a porta e várias das entradas de luz.

De seguida, um dos elementos gráficos existente na caravana. Note-se também no elemento decorativo lateral, em forma de "M" (na imagem anterior).

Na imagem seguinte é possível observar duas camas e parte da cozinha.

A parte da frente, com o braço que encaixa na bola do reboque.

Termino referindo que esta caravana tem registo de 1998.

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2008/05/30

Olda na Autoclássico n.º 14 (parte 2)


Depois de apresentar a capa da revista Auto Clássico número 14, sobre o Olda, apresentamos hoje o artigo respectivo da autoria de José Barros Rodrigues.






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2008/05/29

Casal Boss da pizzaria...


Mais uma fotografia para o registo que vamos fazendo neste blogue de marcas e de utilizações que as motorizadas portuguesas tiveram.
Neste caso é mais uma Casal Boss, mas pintada de preto. Note-se que o banco é longo e não curto, como no exemplar vermelho de que já aqui falámos.

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2008/05/28

Marku Alen driving Vinci GT 2007 - Vídeo


Quando o primeiro automóvel Vinci GT foi apresentado no cartódromo de Baltar, muitos foram os que ridicularizaram o veículo dizendo que num cartódromo não se podia ver as reais capacidades do carro, comparando-o a um kart.
Entretanto no evento Motorclassico 2007, o piloto Marku Allen conduziu o Vinci GT e mostrou que o motor, afinal, até tem potência para queimar pneus!
Um vídeo de Joaomaio1982 retirado do Youtube.com.

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2008/05/27

Datsun Sado para recuperar


Mais uma contribuição para o blogue, desta vez relacionada com as carrinhas Datsun Sado.

Foi-nos enviada por um fiel leitor deste espaço dedicado às "rodas nacionais" (muito obrigado!).

As imagens são relativas à carrinha no momento da aquisição, ainda no local onde era guardada pelo antigo proprietário.

Na imagem anterior, um dos pormenores da cabine do condutor em que se tem acesso à parte mecânica do veículo.

Agora é só esperar pelos desenvolvimentos do restauro e desejar força nos trabalhos!

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2008/05/26

Tricicleta Órbita Transporter


É a nova moda que parece que veio para ficar, as "tricicletas".
São ideais para quem não sabe (ou tem medo de) andar de bicicleta, pois não passam de um triciclo para adultos.
Para além das vantagens já referidas, têm ainda dois cestos para carga. Se o do volante dificulta a condução quando carregado, o mesmo não acontece com o cesto da parte traseira.
Este modelo Transporter é comercializado pela Órbita e segundo o que consta, o quadro é importado, sendo os restantes elementos montados na fábrica.

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2008/05/25

Vagões Facs - Cometna, Sorefame... - Parte 1/2


Os vagões da série Facs foram fabricados no iníco da década de 70, mais concretamente em 1972, por um consórcio de material ferroviário (a união faz a força!).

O consórcio ferroviário era composto pelas seguintes empresas: Cometna, CUF, Dargent e Sorefame.

Inicialmente os vagões tremonha foram construídos para transportar minério, mas devido ao encerramento das minas, têm prestado serviço carregando areia. Por esse motivo é que têm a forma de um funil quadrado.

Foram construídos 80 vagões, dos quais só metade continua ao serviço.

Na fotografia anterior, é possível observar os diferentes dispositivos e comandos que permitem a descarga da areia, aproveitando a gravidade, como é possível ver na imagem seguinte.

Saber mais:
- Ficha vagões tremonhas para transporte de minério - Luisfer.fotopic.net

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2008/05/24

UMM aparentemente... - Publicidade


Mais uma publicidade sobre UMM, com o slogan "Aparentemente este todo-o-terreno nasceu para vencer... e venceu mesmo."
Esta publicidade baseava-se nas vitórias obtidas na Maratona Portalegre 1989 onde "tudo a UMM ganhou".
O slogan da UMM na altura era "UMM tão igual a si mesmo".

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2008/05/23

Photography and Reports - Blogue


Hoje divulgamos o blogue Photography and reports de Pedro Manuel Monteiro, que apresenta diversos artigos sobre os diferentes ramos das forças armadas nacionais. Muitos desses artigos têm divulgação em revistas das especialidade (nacionais e internacionais).
Os textos (em inglês) são acompanhados de fotografias cuidadas, que dão um toque de qualidade aos assuntos apresentados.
Este é um blogue que todos os amantes de "rodas nacionais" devem seguir, pois nele constam informações sobre os blindados Pandur e Chaimite.
Também é apresentada a viatura Comando Mk III produzida pela Bravia. Os interessados em saber um pouco mais sobre este veículo ligeiro de ataque, deverão consultar o próximo número da revista "Revista 4x4".

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Dúnia de cor bordeaux


Mais uma motorizada Dúnia, desta vez em bordeaux com a característica faixa branca na parte inferior do depósito.
Para além da protecções para as pernas existente junto do motor, também tem protecções junto da roda traseira que, em caso de despiste, sempre evitam que as pernas sejam um pouco poupadas.

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2008/05/21

Passeio e concentração de automóveis - Alcochete


Divulgamos uma informação que nos chegou via e-mail, sobre um passeio e concentração de automóveis antigos e clássicos em Alcochete.
Para além das actividades comuns neste tipo de eventos, este tem a particularidade de ser um acto de solidariedade a favor da Extensão de Alcochete da Cruz Vermelha.
Uma boa (e útil!) oportunidade para mostrar os automóveis antigos e clássicos de fabrico nacional!

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2008/05/20

J. D. Martins carroçarias


A J. D. Martins é uma empresa que se dedica ao carroçamento de autocarros desde o iníco da década de 70 (?).

A empresa está situada em Vila Nova de Gaia.

O modelo que aqui apresentamos é um mini-autocarro (ou mini-bus) pertencente a um estabelecimento de ensino.

Um pormenor da placa dos construtores situada na parte traseira do veículo.

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2008/05/19

SIS Sachs Motozax V5


Um modelo da SIS Sachs que ainda não constava neste blogue, a Motozax V5.
Este modelo está pintado de cor creme, com riscas azuis claras.

As riscas estão pintadas na horizontal e na diaginal de forma a criar a sensação de movimento. No depósito chegam mesmo a simular o registo gráfico de um impulso cardíaco, pretendendo transmitir a ideia de que é uma motorizada emotiva (ou de emoções fortes).

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2008/05/18

Citroen FAF militar (pormenores)


Continuando a mostar imagens de automóveis Citroen FAF que pertenceram ao exército, aqui ficam uma série de pormenores.
O guarda-lamas da roda traseira, o farolim traseiro e a pála da roda de trás.

Uma placa da marca Citroen colocada antes da porta dianteira, por baixo do espelho retrovisor.

A luz de iluminação da matrícula e a manete de abertura da porta traseira.

A manete de abertura das portas laterais.

E o pormenor de uma inscrição no guarda-lamas da roda traseira, relativo à pressão dos pneus Lbs 26.
Tudo graças à colaboração de Artur Codem (muito obrigado!).

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2008/05/17

Precisa de um Amigo - Publicidade


Graças a João Quaresma (muito obrigado pela colaboração!) do blogue Regabophe, apresentamos uma publicidade à carrinha GM Amigo retirada de uma revista do ACP de 1973.
Nela podemos ver, para além de uma curiosa fotografia da base da carrinha, que esta era uma carrinha simples, forte, robusta e económica. Ideal para quem tinha um negócio e precisava de um amigo com quem podia contar sempre...
Para terminar, não podemos deixar de referir que o preço, a boa moda dos hipermercados de hoje, era de 49.999$00!

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2008/05/16

Berliet Tramagal GBH - Interior (pormenores)


Aqui fica o último conjunto de fotografias que faltavam publicar relacionadas com o camião Berliet Tramagal GBH, desta vez relacionadas com o interior da cabine do condutor.

Duas entradas de ar no tejadilho da cabine...

Na imagem anterior pode-se observar a disposição dos vários instrumentos e comandos do tablier. É grande e variado o conjunto de interruptores, conta-quilómetros e luzes no painel. Estas estão legendadas com os seguintes dizeres:
Pisca-pisca reboque, pisca-pisca camião, faróis, direcção, água do motor, óleo do motor, travão traseiro, travão da frente e reboque, travão de soc. (socorro ?...) do camião e travão de soc. do reboque

Ao centro, no tablier existem duas placas, uma diz "Cabine «relaxe»" e a outra diz "Metalúrgica Duarte Ferreira, S. A. R. L. - Divisão Berliet - Tramagal
Arranque do motor
Em tempo frio: Antes de primir o botão do motor de arranque ligar a resistência de aquecimento da admissão durante 30 segundos. Manter a resistência ligada e primir o botão do motor de arranque no máximo de 15 segundos. No caso do motor não pegar, deixar repousar as baterias durante alguns instantes antes de fazer nova tentaiva.
Travão de ar comprimido
Atenção: Nunca iniciar a marcha com as lâmpadas piloto dos travões acesas, o manometro deve indicar 5 kgs. de pressão mínima. A pressão máxima em serviço é de 8 kgs."

Placa das mudanças, situada à esquerda das placas referidas anteriormente.

O banco do condutor do veículo...

E para terminar, uma placa do chassis do camião, situada na parte direita da cabine (junto da zona onde ficam as pernas do passageiro). Nela é referido que o camião é do tipo GBH 12 6x4 e o respectivo número. E que o peso bruto autorizado "do veículo: 22 000 kg", "do conjunto: 38 000 kg".

Mais informação neste blogue sobre este camião:
Berliet Tramagal GBH - Exterior (depósito)
Berliet Tramagal GBH - Exterior (pormenores)
Berliet Tramagal GBH - Exterior (geral)
Berliet Tramagal GBH - Interiores

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