2007/09/30

Salvador Caetano Optimo 2 K


Mais um mini-autocarro da Caetano, com as cores de uma força militar nacional.

Saber mais:
- Macinhata do Vouga: Autocarro da junta para servir a freguesia - soberaniadopovo.pt
E para quem conseguir ler o que está escrito!:
- Caetano OPTIMO 2K - Bustravel.cz

Continue lendo...

2007/09/29

Vimara - fixe este nome!


Este artigo da revista do ACP (anos 80) é relativo às caravanas Vimara, mais concretamente sobre os modelos Vimara 390 e Vimara 450.
No artigo é referido que a fábrica da Vimara em matosinhos produzia 1 unidade diáriamente e que passaria a produzir uma unidade e meia para vender no mercado nacional e no mercado internacional.
Para além das imagens "oficiais" da caravana, tem ainda as plantas das mesmas e a suas características técnicas.

Continue lendo...

2007/09/28

UMM Troféu


No ano em que a UMM comemora 30 anos da sua constituição legal, várias tem sido as iniciativas ligadas à divulgação destas máquinas. Da nossa parte aqui fica mais uma contribuição, graças ao leitor Nuno Mendinhas (muito obrigado pela colaboração!).

São imagens de um UMM Troféu, de Outubro de 1992, com as características originais da série. O que já vai sendo raro devido à utilização que estes veículos tinham - competição (nos piores trilhos!).

Para além da decoração, da Mocar na capota de lona, tem muitos elementos característicos de uma jipe de competição (setas para o gancho do reboque, as luzes de STOP na parte superior da traseira, o ponto de corte de energia...).

Nesta última fotografia é possível ver o peso bruto: 2720 kg, a tara: 1610 kg e a lotação: 2 pessoas.

Continue lendo...

2007/09/27

Fabruima - Lambreta de brincar


Hoje apresentamos uma lambreta ou scooter de brincar fabricada pela Fabruima.
Normalmente encontram-se brinquedos antigos em chapa ou lata que são réplicas de automóveis ou então de triciclos. Uma motorizada, uma scooter ou uma lambreta é mais raro.

A juntar ao que foi dito, há a referir que o brinquedo ainda se encontra em razoável estado de conservação e era fabricado em Caldas de São Jorge (Norte de Portugal).

Incluia um sistema eléctrico que activava uma lanterna ( e provavelmente uma buzina).
Mas estes são só alguns dos muitos pormenores que tinha: o brinquedo é a pedais, tem travão de pé, a pintura inclui uma matrícula "nacional" para veículos com mais de 50 cc e tem uma roda suplente!

Bons tempos em que os brinquedos não eram massificados...

Saber mais:
- Instalações da Fabruima - Caldas-sao-jorge.blogspot.com

Continue lendo...

2007/09/26

Carruagem Sorefame


Aqui fica uma carruagem Sorefame, de 2.ª classe, da série 51 94 21-69. Foi construida em 1968, tinha capacidade para 88 passageiros sentados e podia atingir os 120 km por hora.

Foram fabricadas 50 carruagens como esta, com o característico "canelado Sorefame" em aço inoxidável (o canelado permite maior resistência do material).

Saber mais:
- Sorefames - Comboios.org

Continue lendo...

2007/09/25

O Portaro no Salão de Geneve - 1980


Um recorte de imprensa, retirado da revista do ACP, sobre o jipe Portaro.
É relativo à terceira participação do todo-o-terreno Portaro no 50º Salão Automóvel de Geneve, tendo sido o representante da indústria automóvel portuguesa.
A versão apresentada na imagem tem capota de lona.

Continue lendo...

2007/09/24

Vilar Cucciolo a precisar de restauro


Este ciclomotor Vilar Cucciolo esteve à venda na IV Automobilia Ibérica da Moita em 2007.
É dos que tem malas traseiras para transporte de pequenos objectos.

Continue lendo...

2007/09/23

Alfredo Caetano Fénix Class


Mais um autocarro Alfredo Caetano, desta vez o modelo Fénix Class.

Pertence à Auto Transportes do Fundão (ATF).

É o autocarro número 145 da frota da ATF.

Tem como base um chassis Scania.

Continue lendo...

2007/09/22

Bicicleta Sangal Champion - Roda 28


É uma bicicleta Sangal com quadro Champion, modelo Super (quadro francês com montagem nacional).

Está cheia de pormenores requintados e com vários extras.

Os travões são de alavanca da marca Sangal (aqui fica também o dínamo Miller e um resto da pintura).

Tem campainha.

Tem um suporte para mercadorias (adaptado) e farolim traseiro (Miller).

O selim está em mau estado, parece ser Tabor.

Pormenor de acessório Sangal no volante.

O guarda-lamas traseiro com local próprio para colocação da chapa de matrícula.

O volante, o farol (Miranda) e a chapa da marca do quadro (por cima deste ainda se lê "Sangal").

A ferrugem já deu conta dos cromados e da pintura, a corrente está partida e a roda traseira precisa de intervenção. Nada que alguma dedicação não resolva!

Continue lendo...

Vilar Catita GT (verde)

Mais uma bicicleta Vilar Catita GT, desta vez em verde.

Pormenor do autocolante situado por baixo do volante.

Os autocolantes na parte central do quadro.

Tem roda 16 à frente e roda 20 na traseira.

O reflector no selim característico.

Neste autocolante é possível ler "fabricado em Portugal", por baixo das letras "GT".

Está equipada com farol (dianteiro e traseiro) e dínamo.
Há alguns pontos com ferrugem e a manete das mudanças está incompleta.

Continue lendo...

2007/09/21

Vinci GT no GP Histórico do Porto 2007 (parte 1)


Graças a Ruben Teixeira, apresentamos várias fotografias do Vinci GT durante os 3 dias do GP Histórico do Porto (muito obrigado!).

Nas imagens é possível vários elementos relacionados com o projecto.





Continue lendo...

2007/09/20

Triciclo/tricarro Forvel


Estava difícil conseguir uma fotografia de um triciclo Forvel.
Este exemplar é usado no transporte de mercadorias - neste caso concreto, aparenta ser "ferro-velho".

Saber mais:
- Forvel - 1140tv.blogspot.com

Continue lendo...

2007/09/19

Exposição "UMM - 30 Anos de Engenharia Portuguesa"

Texto e fotografias (salvo quando indicado) de:
Teófilo Santos (muito obrigado pela colaboração!)

Organizado pelo Museu do Caramulo, o Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição motorizada com um conjunto de acções lúdicas.

Através de uma imensa variedade de actividades, o Caramulo Motorfestival assume-se como um evento orientado não só para os verdadeiros aficionados dos automóveis e motociclos, mas também para todo o público em geral, em especial para as famílias que, assim, podem desfrutar de um fim-de-semana inesquecível na Serra do Caramulo.

Coincidindo com a celebração dos 30 anos do mítico UMM (1977-2007), a exposição temporária e ao ar livre "UMM - 30 Anos de Engenharia Portuguesa" mostrou uma vasta gama de modelos e variações, assim como de diferentes utilizações deste multifacetado veículo de fabrico nacional - desde o UMM Cournil Entrepreneur ao Alter Turbo.

Com esta ideia em mente, foram requisitados veículos a instituições e colecções privadas de todo o país, para incorporarem a exposição, mostrando diferentes utilizações deste multifacetado veículo de fabrico nacional. Assim, foram expostos veículos de serviço público e de utilização particular, fabricados entre 1980 e 1992, quase todos eles com utilizações quotidianas.

A exposição decorreu no jardim contíguo ao Museu do Caramulo, num cenário natural, íngreme e com árvores, onde o UMM se enquadrava perfeitamente.

(fotografia de: André Pites, retirada de: Forumm)
De salientar que todos os UMM expostos estão ainda a prestar serviço diário
às entidades ou dos particulares que os cederam para exposição.

Continue lendo...

2007/09/18

Pinhal Novo: 7º Encontro de Motas e Motorizadas Antigas


Aqui fica a nossa reportagem fotográfica às máquinas nacionais que estiveram no encontro.
Um SIS-Sachs V5 Top Racing ainda com a pintura original.

Um SIS-Sachs V5, versão Sport, toda restaurada.

Outra SIS-Sachs, desta vez uma Minor, também com a pintura original.

E outra SIS-Sachs, uma Lebre.

E ainda mais outra SIS-Sachs, também Lebre.

Uma Macal TR 50

Uma Famel Foguete.

E uma Casal.

Parabéns aos participantes e à organização.

Continue lendo...