2007/02/28

Sorefame Siemens Kraus Maffei


Aqui ficam algumas imagens da locomotiva Sorefame Siemens Kraus Maffei n.º 5601, que rebocava um comboio do serviço Intercidades. No entanto, esta série (5600) de locomotivas, trabalha maioritariamente com mercadorias (da 5606 à 5630) e não com passageiros (da 5601 à 5605).

Foram fabricadas 30 locomotivas eléctricas, mas uma já está fora de circulação devido a um acidente.
Entraram ao serviço em 1993 e podem atingir 220 km/h, mas estão limitadas aos 160 km/h porque o material que rebocam não pode atingir velocidades superiores...


Saber mais:
- Série n.º 5600 - Railfaneurope.net
- Sorefame Siemens Kraus Maffei - Transportes-xxi.net

Continue lendo...

2007/02/27

Ciclomotor para venda


Aqui fica um ciclomotor, provavelmente de marca Vilar com motor Cucciolo, que esteve à venda na Autoclássico 2006, na Exponor.
Ainda apresenta a placa de registo camarário da cidade do Porto por cima do guarda lamas dianteiro. A Vilar surguiu no Porto, tendo-se depois transferido para S. Mamede de Infesta.

Saber mais:
- Vilar Cucciolo - Netclassicos.com

Continue lendo...

2007/02/26

Miniaturas de carros de tracção animal


O Sr. Manuel Silva é uma pessoa que ocupa os tempos livres construindo, entre outras coisas, miniaturas de carros antigos de tracção animal.
Para além de ser uma boa maneira de ocupar tempos livres, é ainda uma maneira de preservar antigas memórias rurais e agrícolas.

Muitas vezes este tipo de miniaturas servem de decoração em casas de particulares ou integram espólios de museus locais/regionais ou museus de arte popular.

Nas fotografias estão, respectivamente, miniaturas de:
- Carro de transporte de vinho;
- Carro de passeio;
- Carro de parelha.

Saber mais:
- Fabrico de miniaturas de carros de tracção animal - Radix.cultalg.pt

Continue lendo...

2007/02/25

Reboque MPG - Jeco 4100


A empresa MPG - Manuel Pires Guerreiro dedica-se à fabricação de máquinas em Beja.

Este reboque, tem as seguintes características:
Peso bruto: 6300
Tara: 1404

Como se pode ver pelo número de telefone, este reboque deve ser muito antigo (cerca de 30 anos). Podemos ainda dizer que Manuel Pires Guerreiro construiu pelo menos uma centena de máquinas agrícolas.

Continue lendo...

2007/02/24

Caravanas Mondego - Pub. da época


aqui falámos das caravanas Mondego da empresa Henriques e Castro, Lda., hoje publicamos mais uma publicidade da época.

Continue lendo...

2007/02/23

UMM Alter Longo CD


Já aqui tinhamos falado do UMM Alter Longo ST (capota de lona), desta vez apresentamos o modelo CD, ou seja, o modelo de chassis longo com Cabine Dupla. Esta versão segue a linha de pensamento do modelo UMM Alter Station Wagon, mas com espaço para carga (e só transporta 5 passageiros). A caixa para carga podia ser em madeira (como a da fotografia) ou em metal.

De todos os UMM longos, esta versão é a mais popular porque foi a mais utilizada para combate a incêndios florestais e para uso agrícola.

Saber mais:
- Catálogo UMM Alter Longo CD (frente) - Forum AHO
- Catálogo UMM Alter Longo CD (verso) - Forum AHO

Continue lendo...

2007/02/22

Motalli Invacar 96


Aqui fica um Motalli Invacar 96 produzido pela empresa Alberto Carvalho Araújo, de Nogueira, Braga.
Este veículo faz na actualidade o que triciclos como este faziam no passado: Permitiam que pessoas com deficiências de locomoção pudessem ir onde queriam.

O site da marca Alberto Carvalho Araújo esteve on-line até há cerca de 1 ano, o que faz com que seja difícil conseguir informação sobre estes veículos. Na net ainda se consegue a informação que transcrevemos:
"MEMÓRIA DESCRITIVA - INVACAR 96
Características gerais:
Ciclomotor, marca Motalli, modelo Invacar 96.

Constituição geral do veículo:
Quadro tubular. Dois eixos sendo o da frente direccional e o de trás motor.
Três pneumáticos 3.50x8 (4 telas), um à frente e dois atrás.
Motor colocado à retaguarda.
Dimensões (mm):

Distância entre eixos 1375, comprimento 1700, largura 920, altura 1 050.
Peso bruto: 127 Kg.
Lotação: 1 lugar.

Motor:
Marca Morini Franco Motori, modelo AH50L monocilindrico a dois tempos, com um curso de 37,4 mm e diâmetro 41,0 mm, cilindrada 49,0 cm3, potência 4,11 kW (5,6 Cv) às 8000 r.p.m., combustível gasolina, com arranque eléctrico, arrefecido a ar por turbina, ignição por volante magnete, alimentado por carburador, nível sonoro 75dBA(A).


Transmissão:
Motor/árvore de saída - por variador automático com a relação máxima 1,22:1 e relação interna 1:11,08. Árvore de saída/rodas - por corrente com tracção a uma das rodas. Ou, nos modelos equipados com diferencial, por cardan de borracha ao diferencial com inversor de marcha incorporado com a relação 1:1,357.

Suspensão:
À frente mecânica por forqueta telescópica; à retaguarda braço oscilante com molas e amortecedores hidráulicos incorporados.

Travões:
Mecânicos de expansão em tambor de 137,5mm de diâmetro e duas cintas de 140x28, superfície total de travagem 235,20 cm2. Travão de serviço - comando mecânico às três rodas com dois circuitos. Travão de estacionamento - comando mecânico às rodas traseiras."


Tendo em conta que pretendemos fazer história e visto que o site não está on-line, aqui fica um facto relacionado com o assunto:
- O domínio "acarvalhoaraujo.pt" foi criado no dia 17/10/2001.

Continue lendo...

2007/02/21

Automotora (Allan) EMEF - Série 0350


Esta automotora foi reabilitada pela EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) a partir das automotoras Allan série 0300. A empresa surgiu em 1993 com o objectivo de fabricar e reparar material circulante para caminho de ferro e pertence à CP - Caminhos de Ferro Portugueses E.P..

Segundo o site da EMEF foram reabilitadas 21 automotoras para o Ramal da Lousã. No entanto as automotoras são usadas noutros ramais - a automotora que aqui apresentamos foi fotografada na linha Beja-Funcheira.

A reabilitação iniciou-se em 1999 e consistiu em modificar o aspecto exterior (nova frente, janelas e portas automáticas...), o espaço interior (bancos, wc modular, bagageiras...) e o reforço/substituição de componentes com vista a garantir o funcionamento do material por mais 15 anos.

As automotoras entraram ao serviço em 2000, depois de modernizadas, visto que as automotoras holandesas Allan que serviram de base à nova estrutura têm mais de 50 anos de vida.

As 19 automotoras diesel reabilitadas operacionais podem atingir os 100 km/h e têm transmissão eléctrica. Este projecto foi co-financiado pela Comunidade Europeia.
A lotação é de 94 lugares sentados e a tripulação é constituída por 2 elementos: revisor e maquinista.


Saber mais:
- EMEF - Site oficial
- EMEF Reabilitação Allan 0300 - Site oficial
- EMEF 0300 (0351-0371) - Site CP
- EMEF 0350 - Fotocarril.fotopic.net

Continue lendo...

2007/02/20

Famel Z3


A Famel Z3 era a concorrente da popular Casal Boss/Super Boss.
Era um modelo muito popular, versátil, resistente e polivalente.
Adaptava-se bem a realidades opostas:
- Tanto a ambientes rurais com a ambiente urbanos;
- Tanto podia ser conduzida por um jovem como por um idoso;
- Tanto podia pertencer a um homem, como a uma mulher...

Saber mais:
- Famel Zundapp Z3 - Motonline.pt

Continue lendo...

2007/02/19

Edfor por Rosa Baptista

Depois de termos apresentado a almofada GM Amigo concebida pela artista Rosa Baptista, apresentamos hoje a almofada "Edfor" realizada pela mesma artista para o "carrozine" Succedâneo n.º -31, apresentado em 2006 na Bedeteca de Lisboa.

O Edfor V8 (MN-70-21) já foi apresentado neste blog, e na almofada que serve de suporte à obra, aparecem relatos do realizador Manoel de Oliveira que correu com este carro quando era jovem.
A memória deste Edfor está preservada graças ao realizador referido, num documentário que produziu em 1938 sobre esta marca intitulado "Já se Fabricam Automóveis em Portugal" ou "Portugal Já Faz Automóveis".

Saber mais:
- Succedâneo na Bedeteca - Amadoradb.com
- Manoel de Oliveira - 29ª Mostra BR de Cinema Uol.com.br

Continue lendo...

2007/02/18

Reboque agrícola Galucho


No site da Galucho podemos ler que: "A Galucho é o maior fabricante português de material de preparação e trabalho do solo, de transporte e de movimentação de produtos agrícolas e um dos mais importantes da Europa, no seu género".

Em 1920 José Francisco Justino fundou a Galucho para produzir máquinas agrícolas.
Na década de 50 do século passado a empresa aproveitou o facto de as alfaias agrícolas importadas, para preparação dos solos e para transporte dos produtos produzidos, não estarem preparadas para o tratamento/uso que lhes era dado no nosso país e começou a fabricar alfaias que suportavam as difíceis condições a que os nossos agricultores as submetiam e a preços competitivos.

Desta forma a marca ficou ligada à modernização agrícola do país incentivada pelo Estado Novo. Repare-se que ao fundo da fotografia anterior temos uma escola alentejana construída na altura a que nos referimos.

Na década de 60 começou a exportação de maquinaria pesada para as antigas colónias nacionais, onde a proporção dos terrenos era diferente da realidade da metrópole.

Na década de 70 afirmou-se como o principal fabricante europeu de grades pesadas.
A empresa continua a laborar, está equipada com maquinaria moderna e pronta para continuar a defender a qualidade dos seus produtos.

Saber mais:
- Galucho - Site oficial

Continue lendo...

2007/02/17

Yé-Yé quadro senhora


Aqui fica mais uma bicicleta Yé-Yé com quadro de senhora, pintada de tons verde.
Nesta bicicleta é possível observar três campainhas (uma das quais é tipo corneta), um suporte traseiro para transporte de mercadorias e os travões tipo alavanca.

Continue lendo...

2007/02/16

Datsun Sado - Van


A versão da Datsun Sado de caixa fechada, pronta a ajudar nos negócios ou a permitir que a família ande de um lado para o outro.

Continue lendo...

2007/02/15

Motalli TR2


Aqui fica um triciclo Motalli TR2 um pouco mal conservado, especialmente na parte da caixa (fechada) de carga.


Saber mais:
- Motalli - Blog 1140tv

Continue lendo...

2007/02/14

Sorefame Groupement - Série 2550

Destas 3 locomotivas eléctricas, 2 (a vermelho) são Sorefame Groupement, série 2550 da CP, foram fotografadas no Entrocamanto (?) em 2001 (?) com uma máquina de filme 110, que lhe dá (infelizmente) o grão e a falta de qualidade que se vê...

Entraram ao serviço em 1963 e em 1964. Foram adquiridas 20 unidades que chegavam aos 120 km/h. As carruagens tinham o mesmo aspecto das locomotivas, mas não estavam pintadas nos extremos.

Saber mais:
- Ficha técnica - Luisfer.fotopic.net
- GROUPEMENT 50Hz SOREFAME - Luisfer.fotopic.net

Continue lendo...

2007/02/13

SO4


As motorizadas SO4 (pensamos que o nome destas motorizadas significa "só 4" exemplares construídos... Será?), foi construída artesanalmente (motor e quadro) por António Mendes, trabalhador da C.U.F no Barreiro.

É uma motorizada bonita e cheia de pormenores que foram previamente estudados e pensados. É um dos ex-libris das motorizadas de fabrico português.

O símbolo da marca está presente no motor e no depósito.
Ao que consta, o Sr. Mendes era um metalomecânico muito bom, tendo mesmo chegado a ser formador nesta área.

(pormenor do motor construído artesanalmente com o simbolo SO4)
Consta ainda que a construção das motorizadas partiu de um desafio de amigos.

No entanto, numa conversa com um familiar (e se a memória não falha) , este disse que só tinha conhecimento de uma motorizada e que a mesma era usada para as deslocações casa-fábrica.

Consta ainda que:
- O motor tem 95cc, mas só foram declarados 48cc.
- Das 4 motorizadas só existe uma em bom estado (a das imagens) e restos de outra.

Saber mais:
- SO4 - Motorizadas50.com

Continue lendo...

2007/02/12

Calendários Órbita "é o máximo"

Uma série de 3 calendários da empresa Órbita - Ciclórbita - Bicicletas Portuguesas, Lda. para os anos de 1989 e 1990.

Neste calendário temos 3 jovens com 3 modelos distintos de bicicletas Órbita. Uma bicicleta de cross (tipo BMX com travão de disco), uma bicicleta de passeio (com cesto de mercadorias) para senhora e uma bicicleta de corrida de ciclismo. Note-se que os modelos estão todos com t-shirts amarelas = 1º lugar nas corridas de ciclismo!

Todos os calendários tem reproduções de sinais de trânsito, com a respectiva legendagem, ganhando desta forma um papel pedagógico.
Um dos calendários apresenta os modelos de criança, em que duas das bicicletas são dobráveis a meio, com as características rodinhas laterais .

Aqui ficam 4 modelos de adulto, alguns dos quais com lanternas de iluminação/sinalização e suporte para transporte de mercadorias. Um dos modelos tem uma protecção da corrente, a qual evita sujar as calças.

Na parte de trás podemos confirmar que os calendários são úteis por dois anos e ainda têm régua (em centímetros e polegadas). Foram feitos pela Joartes - artes gráficas, com uma tiragem de 5000 exemplares.

Continue lendo...

2007/02/11

Autocarro Enigma


O autocarro Enigma é fabricado pela Salvador Caetano.
É uma carroçaria desenhada pela Alma Design que assenta em chassis Iveco, MAN, Mercedes, Scania e Volvo. Espanha, Alemanha, Holanda, Marrocos e Reino Unido são alguns dos mercados a que este autocarro se destinou.

Calculo que tenham sido produzidos mais de 1000 autocarros Enigma.
Na imagem temos o MAN Enigma n.º 0568 da empresa Ribatejana.

Saber mais:
- Alma design - Site oficial
- Enigma no Reino Unido - oxford-chiltern-bus-page.co.uk
- Artigo: Ergonomia dos Produtos de Grande Consumo - Cev.pt

Continue lendo...