..

2006/11/30

Museu do Carro Eléctrico - Porto


Para quem gosta de carros eléctricos, nada como visitar o Museu do Carro Eléctrico na cidade Porto. O edifício fica situado em Massarelos, junto ao rio Douro.
O museu tem muitos carros recuperados e em exibição, bem como muitos documentos/artigos (desde passes a fardas) relacionados com a evolução do carro eléctico na cidade do Porto.
Na imagem temos dois exemplares construídos nas oficinas do S.T.C.P. (Serviço de Transportes Colectivos do Porto) em 1949 (esquerda) e em 1951 (direita).

Saber mais:
- Site Museu do Carro Eléctrico - Porto

Continue lendo...

2006/11/29

Sorefame Sentinel - Série 1150 (CP)


Esta locomotiva diesel foi produzida pela Sorefame com licença da Sentinel.
Entraram ao serviço em 1966/1967 e ainda hoje as vemos a rebocar mercadorias.

Como curiosidade, é de referir que têm uma espada com o nome Sentinel à frente do radiador (?) e que o motor foi construído pela Rolls-Royce.

Foram construídas 36 unidades e podem atingir 58 km/h.


Saber mais:
- Ficha técnica da locomotiva - Luisfer

Continue lendo...

2006/11/28

Casal K181


Uma Casal K181 com a sua pintura característica a azul e branco.
A produção deste modelo começou em 1969. O quadro era feito em fundição injectada.

Existiram pelo menos duas versões. Numa versão existia um modelo especial (modelo K181 S) disponível com a pintura a preto e com o depósito cromado.

Saber mais:
- Discussão Casal K181 - Fórum Motonline
- Fotos Casal K181 - Motorizadas50.com

Continue lendo...

2006/11/27

Carimbos - Evolução da bicicleta






Saber mais:
- Evolução da bicicleta - Tudo sobre rodas
- A história da bicicleta - Escola de bicicleta

Continue lendo...

2006/11/26

Berliet Tramagal - versão bombeiros


O veículo vermelho na imagem é um camião Berliet Tramagal que foi adaptado para o combate a incêndios florestais por uma corporação de bombeiros.


(Símbolo Berliet Tramagal)

Quando começou a produção destes camiões todo-o-terreno, era fabricado 1 camião de 2 em 2 dias, mais tarde com o evoluir da guerra colonial passaram a ser fabricados 2 camiões por dia.

Saber mais:
- Berliet Tramagal - Historical Fire Engines

Continue lendo...

2006/11/25

Caravana Campina - Entreposto


A empresa Entreposto antes de fabricar o carro Sado 550 e a carrinha Datsun Sado fabricou caravanas para férias.
Na imagem temos uma publicidade ao modelo Campina, fabricado em fibra de plástico.

Continue lendo...

2006/11/24

Etnerap - EE-11-67


O nome da marca Etnerap surgiu da inversão do apelido do proprietário da mesma - António Augusto Parente.
Inicialmente António Augusto Parente produzia bicicletas em Algés, mas o seu gosto pela competição automóvel levou-o a criar os seus próprios carros de corrida.
Na imagem apresentamos o 1º automóvel que produziu em 1953. Tinha como base um chassis de um Fiat 1100, a carroçaria era construída em alumínio (estampada à mão).
Participou em várias competições nacionais tendo terminado a sua carreira competitiva em 1957.
Foram construídos mais dois Etnerap que oportunamente aqui mostraremos.

Símbolo do Etnerap (retirada de fotografia do 2º Etnerap construído). Ao que consta, é desconhecido o paradeiro destes veículos.

Saber mais:
- Outra fotografia do Etnerap

Continue lendo...

2006/11/23

UMM - Vídeos de Ummoca



Este vídeo está em exibição no Youtube, na página do utilizador "Ummoca". São 4 minutos de acção com um jipe UMM.
É importante divulgar imagens em movimento (vídeos, filmes...) com os veículos que por cá foram produzidos, nas actividades para as quais foram pensados.
O UMM participa numa prova de todo-o-terreno, está identificado com o número 13... mas não há azar!

Saber mais:
- Página de Ummoca - Youtube

Continue lendo...

2006/11/22

Sorefame/Alsthom - série 1900 (CP)


Esta locomotiva diesel foi construída em 1979 e continua a circular no Sul do país. Faz parte de um grupo de 30 que foram construídas para transportar carga ou passageiros.

Aparentemente é simétrica, pronta a puxar para um lado ou para o outro.
Aqui fica a "mascote do radiador" que indica que as locomotivas foram feitas na Sorefame com licença da Alsthom - empresa francesa.

Saber mais:
- Sorefame/Alsthom - Série 1900 - Luisfer

Continue lendo...

2006/11/21

Vilar - Modelo ?...


O nome Vilar é para muitos marca de bicicletas, mas também foram produzidas muitas motorizadas e ciclomotores "Vilar". Os primórdios da marca estão associados a bicicletas equipadas com motores Cucciolo.
A empresa situava-se perto da cidade do Porto.

Saber mais:
- Vilar - Motorizadas50.com

Edit de 2006/12/03:
- Casal Vilar Diana (?) Fórum Motonline

Continue lendo...

2006/11/20

Jiptara - o jipe da Tara


O Jiptara foi um modelo da marca Tara, fabricada pela firma Marques Pereira & Teles a partir de uma base mecânica Volkswagen.
Se fizerem uma pesquisa pelo principais motores de busca da net, constatarão que não aparece qualquer referência a este carro, aliás, não aparece qualquer referência ao que quer que seja com este nome! Coisa que nunca tinha visto! Situação que este blog vai mudar, a sua existência é para isso mesmo - manter a memória viva!
A imagem apresentada foi retirada da revista do ACP, número 5/6 do ano de 1975 - meses de Maio/Junho e no artigo é referido que esta marca poderia ser "o caminho para a construção de um automóvel português, totalmente fabricado no país".
Na mesma revista é referido que foram produzidas 100 unidades para o exército português (onde estão elas?)... E é ainda referido que constava que já tinham sido feitos contactos com a fábrica Casal, no sentido de esta construir um motor 100% nacional para equipar futuros modelos.
Este modelo estava equipado com uma capota de lona e existia a versão normal e a versão pick up - podia assim transportar passageiros e carga.

Continue lendo...

2006/11/19

Utic Leyland



A UTIC (União Transportadora para Importação e Comércio) surgiu na década de 40 do século passado e foi uma dos fabricantes de carroçarias para autocarro que entretanto desapareceu.
Na imagem temos um autocarro antigo (convertido em auto-caravana) Utic Leyland, modelo Europa.

Saber mais:
- Utic História - Site Autocarros em Portugal
- Utic História - Wikipédia
- Utic - Edifício Vila Nova de Gaia

Continue lendo...

2006/11/18

Carimbos - Comboios



Estes carimbos de comboios, um eléctrico o outro a diesel (?), são outra das recordações da escola primária...

Outros carimbos:
- Blade Rubber Stamps - train

Continue lendo...

2006/11/17

Sado 550 - 3ª série


Esta é a 3ª versão do Sado 550. Não tem o vidro traseiro grande (característica da 1ª e da 2ª série) e não tem os vidros laterais traseiros (característica da 5ª série).

As imagens mostram este microcarro (como alguns lhe gostam de chamar) de 2 lugares em exposição no Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto.

Saber mais:
- Museu dos Transportes e Comunicações

Continue lendo...

2006/11/16

CD-ROM - Rodas de Viriato


Um dos propósitos deste blog é o de permitir a produção de materiais que divulguem o tema aqui abordado de forma inovadora. Uma das maneiras de conseguir esse propósito, é o de editar CD-ROM's com vídeos de carácter documental.

O CD-ROM (para pc) n.º 0 é o aproveitamento integral do material publicado no Sucedâneo do “Succedâneo” n.º-31. A utilização deste conteúdo prende-se com o facto de a edição do fanzine ter sido reduzida e devido ao trabalho desenvolvido para o CD-ROM ter sido o ponto de partida para este blog. Este número é totalmente dedicado ao "Automóvel português", o próximo será mais abrangente e haverá lugar para outros tipos de rodas...

O n.º 0 do CD-ROM Rodas de Viriato já está disponível e o n.º 1 encontra-se em elaboração, estando previsto o seu lançamento para início do mês de Dezembro de 2006.
Mais informações ou propostas de colaboração para os números seguintes via e-mail:

Entretanto, é esperar!

Continue lendo...

2006/11/15

Um Motalli City Car tr7...


Com um mês e pouco de vida, este blog já começa a receber notícias e colaborações dos seus visitantes.

Apresentamos o Motalli City Car tr7 de Victor Ramalho. O veículo foi herdado com poucos kilometros e encontra-se em condições de circular.

Depois de ter estado debaixo de um telheiro e em cima de uns cepos, foi restaurado. A recuperação incidiu nos piscas e numa pintura nova, pois o resto estava em condições.

Hoje quando passa na rua, chama à atenção de muitas pessoas que acabam por fazer perguntas sobre este modelo desconhecido para muitos.

Continue lendo...

2006/11/14

Macal M70 Turismo


Aqui está um Macal M70 Turismo, modelo que neste caso concreto não é para turismo, mas sim para trabalhos pesados! No suporte traseiro para carga leva uma saca de milho.
Pode-se dizer que é um dos modelos mais famosos da Macal. Distingue-se pelo desenho característico de uma estrada ondulante no depósito e nas tampas laterais.

Saber mais:
- Biografia Macal - www.motorizadas50.com
- Macal M70 Sport 1980 - Fórum Motonline

Continue lendo...

2006/11/13

Mini Vilar - Minibus Toyota



Este minibus Toyota, modelo Mini Vilar, foi carroçado pela empresa Crispim Martins da Silva Castro de Vilar de Andorinho.
Tem capacidade para 19 lugares, sem contar com o motorista. Do lado esquerdo tem duas filas de bancos, enquanto que do lado direito tem só uma.

Saber mais:
- Contacto Páginas Amarelas

Continue lendo...

2006/11/12

Exposição sobre 150 anos de caminhos-de-ferro


Como já aqui foi referido, comemoram-se os 150 anos do caminho-de-ferro em Portugal. Um dos vários eventos para assinalar a data já terminou - a exposição "150 Anos dos Caminho-de-Ferro em Portugal" em Alcântara.

A exposição estava instalada dentro de 5 carruagens de passageiros, convertidos especialmente para a ocasião.

Aqui ficam algumas fotografias do evento que foi visitado pelo blog "Rodas de Viriato".

Como curiosidade aqui fica uma imagem de uma roda de uma carruagem com a marca "MDF - Tramagal" - Metalúrgica Duarte ferreira (as rodas eram mesmo de origem nacional!).

Saber mais:
- 150 Anos do Caminhos-de-Ferro - CP

Continue lendo...

Símbolo para links "R-D-V"

......
Devagar este blog vai ficando pronto, vai ganhando a forma que terá nos próximos tempos.
Hoje acrescentamos o símbolo que poderá ser copiado para fazer uma hiperligação (link) de outros sites/blogs para o "Rodas de Viriato".

É só copiar e colocar no espaço dos links:

Continue lendo...

2006/11/11

Lince - Proto Design


O Lince foi o primeiro automóvel construído por José Oliveira (proprietário da Proto Design) na década de 90 do século passado. As linhas do carro eram inspiradas nos desportivos ingleses dos anos 30.

Foram produzidas várias unidades (entre 30 e 40).
O nome do veículo era uma homenagem ao felino existente (será que ainda existe?...) na serra da Malcata - que fica geograficamente perto do Soito.

Saber mais:
- Lince - página oficial
- Trinta Linces na estrada - Urbi et Orbi

Continue lendo...

2006/11/10

Cinzeiro Mabor General


A Mabor General calçou muitas das rodas que circulavam no nosso país, ficou ainda conhecida pelos azulejos à beira da estrada, que tinham um "G" enorme - como o do cinzeiro.

Saber mais:
- Memória Virtual - Azulejos Mabor General (blog)
- Mapa das estradas de Portugal da Mabor GENERAL

Continue lendo...